Quem já passou pelo transtorno de ter o seu cartão de crédito roubado, sabe o transtorno que é. Além de cancelar tudo a tempo, ainda é necessário ficar de olho em vários processos para acabar não arcando com despesas que não são suas.
Anúncios
Por isso, é muito importante estar atento e entender como se dão esses processos. Confira agora o que fazer caso isso aconteça com você!
Primeiro passo: entre em contato com o banco
Antes de mais nada, assim que perceber que o seu cartão foi roubado, é necessário entrar em contato com a instituição financeira que lhe concedeu. Independentemente se for um banco tradicional ou uma fintech.
Anúncios
Nesse sentido, é necessário entender também como isso aconteceu. Por exemplo: existem situações em que o roubo do seu cartão de crédito acontece através de um roubo físico, mas também pode acontecer através de um roubo virtual, com o vazamento de dados.
Por isso, ao entrar em contato com a instituição, é necessário solicitar o bloqueio imediato do seu cartão. No caso do seu cartão ter um aplicativo que possibilite essa função, também é possível bloqueá-lo e entrar em contato pelos canais disponibilizados.
A partir do bloqueio, você pode solicitar também o cancelamento do seu cartão de crédito e o envio de outro. Além disso, também pode solicitar o cancelamento das compras realizadas no cartão e o estorno dos valores.
Anúncios
No caso do uso do seu cartão de crédito através de um vazamento de dados, acontecerá uma análise das compras para comprovar a veracidade dos dados. O mesmo acontece quando alguém usa o seu cartão de crédito para compras sem senha.
Agora, caso o seu cartão de crédito tenha sido roubado na rua, através de um assalto ou furto, é necessário prestar um boletim de ocorrência e enviá-lo para a administradora do cartão para comprovar que aquilo de fato não foi feito por você.
A recomendação é de que o usuário envie também uma cópia do boletim de ocorrência para órgãos de restrição de crédito, como o Serasa e o SPC. Assim, você corre menos chances de ficar com o nome sujo por uma dívida que não é sua.
Cartão de crédito roubado com senha, e agora?
Essa já é uma situação mais complicada para quem é o titular do cartão. Isso porque, quando utilizam os dados do seu cartão de crédito para compras na internet, por exemplo, a culpa fica com a administradora do cartão.
Como a instituição financeira é a responsável por manter seus dados à salvo, em caso de uso indevido eles possuem a obrigação de cancelar o seu cartão, estornar o valor e gerar um novo cartão que possa devolver a segurança para você.
Já no caso de um cartão roubado junto com a senha, acontece uma situação diferente.
A senha do cartão de crédito é um dado pessoal e intransferível. Por isso que, quando o seu cartão vence ou quando enviam um novo cartão para sua residência, o dado referente a senha chega em separado, nunca junto com o cartão.
Além disso, todas as instituições financeiras recomendam que os usuários não mantenham a senha junto com o cartão de crédito. Existem outros locais de segurança para o usuário manter dados.
Por isso, caso comprovem que a pessoa que realizou compras em seu cartão de crédito fez isso portando uma senha pessoal e intransferível do usuário, é possível que o dono tenha que arcar com as despesas feitas no cartão.
Nesse sentido, vale lembrar que manter a senha junto com o cartão pode te trazer graves consequências. Aqui, também vale a dica de não emprestar o seu cartão para terceiros, pois seu nome pode ficar sujo.
Agora que você já sabe o que fazer caso seu cartão de crédito seja roubado, que tal conferir também como escolher o melhor cartão de crédito para você!