5 dicas para trocar de carro em 2022

0
3967
imagem de um voltante de carro
4.7
(3)

Uma pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revela que 75% dos brasileiros pretendem trocar de carro em 2022.

Anúncios

Esse desejo aumentou durante a pandemia, mesmo com a grave crise econômica. Contudo, antes de colocar o sonho em prática é preciso, primeiramente, pesquisar e ir em busca da melhor opção que se enquadre no seu perfil de motorista.

O primeiro passo para fazer um bom negócio na troca do carro é providenciar um bom planejamento e organização financeira. Afinal de contas, não se trata de um bem barato e, por isso, é preciso estar com todos os cálculos muito bem-feitos.

Anúncios

Comece colocando no papel todos os seus gastos mensais. Depois, inclua a receita familiar, considerando todas as rendas. E, por último, acrescente os custos referentes ao carro.

Dicas para trocar de carro em 2022 sem prejudicar o orçamento doméstico

Preparamos 5 dicas para que você saiba como trocar de carro em 202 sem precisar abrir mão de outros gastos rotineiros. Acompanhe!

#1 Vá atrás de opiniões

Procure, pesquise e consulte. Principalmente, escute! Se essa for a sua primeira compra ou troca, então, não deixe de cumprir essa dica.

Anúncios

Veja na internet ou com algum conhecido mais próximo como funciona o esquema de trocar de carro.

Veja se o tipo de movimentação que você está pensando em fazer é confiável e se o custo-benefício para o tipo de automóvel que possui é real.

Colete feedbacks de pessoas que já passaram pela mesma experiência para saber como deve se sair, não vá para a sua primeira experiência totalmente sem informação.

+ Entenda como funciona o consórcio de carros

#2 Escolha o tipo de carro

Essa é mais uma etapa muito importante, do ponto inicial, que também exigirá bastante trabalho de pesquisa.

É preciso ter bastante cuidado ao escolher o tipo de carro, pois nem sempre o mais barato é o mais vantajoso e lhe trará ótimos resultados – ou boas lembranças.

Embora saibamos que a manutenção é algo que faz parte da rotina de um automóvel, ninguém compra um carro já pensando em consertá-lo.

Logo, quanto mais minuciosa for a sua pesquisa, melhor será a sua escolha.

Além disso, é preciso adequar o estilo e tipo de carro que pretende pegar ao seu perfil de motorista. Leia-se sua rotina e vida como um todo.

Por exemplo, se o seu objetivo é utilizá-lo bastante em viagens e passeios em família, é preciso um carro com bastante espaço para bagagens.

Mas se você só quer o carro para viagens curtas, individuais, ou trabalho, não necessariamente precisa de um carro enorme, que tem um custo tecnicamente maior.

O primeiro passo para uma escolha eficaz é saber definir quais são as suas necessidades, e exatamente as suas (quem utilizará o carro).

#3 Antes de ir até a loja, pesquise preços

Nesse ramo de automóveis, a pressa é mais uma vez inimiga de quem almeja a perfeição. Por isso, além de coletar feedbacks e pesquisar os melhores modelos de acordo com o perfil, fique de olho nos preços.

Tenha uma lista de comparações. Se preferir monte uma planilha, com as recentes variações anuais de valores de acordo com a tabela para os modelos que tenha escolhido como os mais adequados para o seu perfil.

Não deixe para conhecer os valores somente no ato da negociação. Saiba o quanto outras lojas estão cobrando e qual a média de preço dele no mercado.

O vendedor saberá que você não é um comprador inexperiente. E certamente vai pensar duas vezes antes de tentar lhe enrolar com descontos e promoções abusivas.

Se possível, pergunte sobre valores ou vá no dia da troca/compra com alguém experiente, mesmo que você já tenha anos de direção. Ter uma segunda pessoa é bom para dar segurança.

Nos casos de troca, principalmente, saber sobre preços é essencial. Você precisa saber quanto está custando o seu carro, se ele está totalmente desvalorizado ou se ainda está valendo ser negociado a um preço considerável.

Isso claramente vai refletir no valor das suas parcelas do novo automóvel.

Pessoa entregando chave do carro para outra
Seja qual for o veículo escolhido, também é fundamental que você faça revisões periódicas

#4 Se for preciso, pechinche

Pedir ou “chorar um desconto” não é nenhum pecado. Pelo contrário, vai aliviar ainda mais a sua situação e evitará que você fique enrolado ou entre em uma dívida sem fim. Tente sempre negociar um desconto.

Veja, também, se é possível adequar a sua troca de carro em 2022 com algum programa de vantagem. Mas mesmo assim é possível ainda ir atrás de outros descontos.

Algumas taxas impostas são flexíveis e os próprios vendedores, em sua maioria, optam por retirá-las quando percebem que o cliente está disposto a negociar.

+ Saiba quais fatores avaliar antes de comprar um carro usado

#5 Seja realista

Cuidado com o encerramento. Você pode estar feliz e com o carro dos sonhos, mas esteja certo de que a parcela final estará dentro da sua realidade e você terá como arcar com esse valor.

Se perceber que é um valor fora do seu orçamento, consulte pessoas de confiança antes de fechar. E tenha a garantia de que poderá finalizar a transação.

Não vá pela empolgação. Por isso, é muito recomendado começar todo esse planejamento com antecedência para configurar essa tentativa de troca com o orçamento mensal/anual.

Geralmente, quanto maior as parcelas, menores serão os prazos. É possível, até mesmo, fazer simulações virtuais.

E o custo da manutenção?

Gostou das dicas? Se você quer trocar de carro em 2022, não deixe de seguir a maioria delas (se possível, todas) para que possa obter sucesso.

Procure sempre um carro com o perfil econômico e verá a diferença, ainda mais em tempos de crise.

Ah, e tem mais. Além dessas cinco dicas muito importantes, não se esqueça da manutenção. Informe-se sobre o custo da manutenção do novo carro e compare com o que você gastava com o antigo.

Vai trocar de carro em 2022? Então confira 6 dicas sobre a manutenção de carro que vão te ajudar nesta escolha!

O que achou disso?

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui