Também conhecido por numberless, um cartão sem número e impresso já é realidade em alguns países do mundo, como na China, Estados Unidos e aqui no Brasil. O cartão sem número garante mais segurança nas transações, evitando que os clientes caiam, por exemplo, em golpes e tenham seus cartões clonados.
Anúncios
A maioria dos cartões no Brasil apresentam números na parte da frente ou traseira, e também um chip, com o objetivo de oferecer mais segurança para os clientes.
Alguns bancos, entretanto, já estão começando a adotar o cartão sem números. O número, claro, existe.
Anúncios
Normalmente é possível consultar os 4 últimos dígitos e a data de validade do cartão físico pelo aplicativo do banco ou a instituição financeira que oferece essa opção de cartão.
Tem interesse no cartão sem número? Então continue a leitura desse texto para saber mais informações.
Como funciona o cartão sem número?
O cartão físico sem numeração apresenta, normalmente, apenas os quatro últimos dígitos impressos.
Anúncios
A ideia do cartão é ser usado para compras e transações nas quais você insere ou aproxima o cartão de uma maquininha. Por isso, não há necessidade de ter o número impresso.
No entanto, se a sua intenção for fazer uma compra online e você precisar dos números do cartão, então você deverá usar o cartão virtual, também disponível nos aplicativos dos bancos e instituições financeiras.
+ O que significa número BIN no cartão de crédito?
Como usar um cartão sem números?
Quem tem um cartão sem números pode usá-lo normalmente na hora de realizar pagamentos: inserindo ou aproximando da maquininha, ou ainda por meio das carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay.
Como mencionamos acima, caso haja necessidade de realizar uma compra online, basta realizá-la com o cartão virtual diretamente no aplicativo do seu banco e consultar as informações do cartão, como o número, data de validade e o CVV.
Nubank, Neon e XP lançam cartão sem número
O Nubank Ultravioleta – lançado em julho de 2021 – tem apenas uma única informação do cliente: o nome. Isso significa que dados como a data de validade e os quatro últimos dígitos do cartão ficam protegidos dentro do aplicativo, e só podem ser acessados por você.
Além disso, o Ultravioleta tem 1% de cashback em todas as compras no crédito – ele é instantâneo e o dinheiro que não for movimentado cresce a 200% do CDI.
+ Conheça as 17 melhores opções de cartões de crédito com cashback de 2021!
Para fazer compras online com o cartão Ultraviolet, porém, basta gerar através do app um cartão virtual com a numeração completa.
Assim como o cartão físico Nubank Ultravioleta, o cartão virtual também é da bandeira Mastercard Black, e o cashback funciona da mesma forma: 1% de dinheiro de volta em todas as suas compras. Esse valor nunca expira e cresce automaticamente a 200% do CDI.
Além do Nubank, a XP também lançou o seu cartão de crédito sem número. Com isso, para realizar as compras e outras operações, os usuários terão acesso a números dinâmicos, que são obtidos diretamente no aplicativo do cartão e que só podem ser usados uma única vez.
Outro diferencial do cartão promovido pela XP Inc. é a rapidez para solicitá-lo e ativá-lo. Segundo Ciro Moreira, head de Cartão de Crédito da empresa, o cliente demora, em média, dois minutos para tornar o cartão funcional para operações diretamente no aplicativo.
A instituição financeira Neon, inclusive, também lançou seu cartão sem número. Chamado de panless, o cartão Neon tem apenas os quatro último dígitos impressos. Para as compras presenciais, basta inserir o cartão na maquininha ou fazer o pagamento por aproximação.
No entanto, para as compras online, o Neon explica que os números são necessários, e é por isso que eles têm o cartão virtual Neon diretamente no aplicativo.
Gostou desse texto? Achou ele bom? Então continue navegando em nosso site para aprender mais sobre cartões. Leia agora mesmo: “Caí em golpe com cartão de crédito. O que fazer?“.