InícioCartão de CréditoCartão sem número é mais seguro?

Cartão sem número é mais seguro?

Se preferir, escute o áudio completo da matéria aqui:
0
(0)

Também conhecido por numberless, um cartão sem número e impresso já é realidade em alguns países do mundo, como na China, Estados Unidos e aqui no Brasil. O cartão sem número garante mais segurança nas transações, evitando que os clientes caiam, por exemplo, em golpes e tenham seus cartões clonados.

A maioria dos cartões no Brasil apresentam números na parte da frente ou traseira, e também um chip, com o objetivo de oferecer mais segurança para os clientes.

Alguns bancos, entretanto, já estão começando a adotar o cartão sem números. O número, claro, existe. 

Normalmente é possível consultar os 4 últimos dígitos e a data de validade do cartão físico pelo aplicativo do banco ou a instituição financeira que oferece essa opção de cartão.

Tem interesse no cartão sem número? Então continue a leitura desse texto para saber mais informações.

Como funciona o cartão sem número?

O cartão físico sem numeração apresenta, normalmente, apenas os quatro últimos dígitos impressos.

A ideia do cartão é ser usado para compras e transações nas quais você insere ou aproxima o cartão de uma maquininha. Por isso, não há necessidade de ter o número impresso.

No entanto, se a sua intenção for fazer uma compra online e você precisar dos números do cartão, então você deverá usar o cartão virtual, também disponível nos aplicativos dos bancos e instituições financeiras.

Como usar um cartão sem números?

Quem tem um cartão sem números pode usá-lo normalmente na hora de realizar pagamentos: inserindo ou aproximando da maquininha, ou ainda por meio das carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay.

Como mencionamos acima, caso haja necessidade de realizar uma compra online, basta realizá-la com o cartão virtual diretamente no aplicativo do seu banco e consultar as informações do cartão, como o número, data de validade e o CVV.

pessoa sentada de pernas cruzadas mexendo no app do nubank para consultar cartão sem número
Saiba agora mesmo como funciona o cartão sem número. Nubank, Neon e XP já oferecem esse tipo de cartão para clientes

Nubank, Neon e XP lançam cartão sem número

Nubank Ultravioleta – lançado em julho de 2021 – tem apenas uma única informação do cliente: o nome. Isso significa que dados como a data de validade e os quatro últimos dígitos do cartão ficam protegidos dentro do aplicativo, e só podem ser acessados por você.

Além disso, o Ultravioleta tem 1% de cashback em todas as compras no crédito – ele é instantâneo e o dinheiro que não for movimentado cresce a 200% do CDI.

+ Conheça as 17 melhores opções de cartões de crédito com cashback de 2021!

Para fazer compras online com o cartão Ultraviolet, porém, basta gerar através do app um cartão virtual com a numeração completa.

Assim como o cartão físico Nubank Ultravioleta, o cartão virtual também é da bandeira Mastercard Black, e o cashback funciona da mesma forma: 1% de dinheiro de volta em todas as suas compras. Esse valor  nunca expira e cresce automaticamente a 200% do CDI.

Além do Nubank, a XP também lançou o seu cartão de crédito sem número. Com isso, para realizar as compras e outras operações, os usuários terão acesso a números dinâmicos, que são obtidos diretamente no aplicativo do cartão e que só podem ser usados uma única vez.

Outro diferencial do cartão promovido pela XP Inc. é a rapidez para solicitá-lo e ativá-lo. Segundo Ciro Moreira, head de Cartão de Crédito da empresa, o cliente demora, em média, dois minutos para tornar o cartão funcional para operações diretamente no aplicativo.

A instituição financeira Neon, inclusive, também lançou seu cartão sem número. Chamado de panless, o cartão Neon tem apenas os quatro último dígitos impressos. Para as compras presenciais, basta inserir o cartão na maquininha ou fazer o pagamento por aproximação.

No entanto, para as compras online, o Neon explica que os números são necessários, e é por isso que eles têm o cartão virtual Neon diretamente no aplicativo.

Gostou desse texto? Achou ele bom? Então continue navegando em nosso site para aprender mais sobre cartões. Leia agora mesmo: “Caí em golpe com cartão de crédito. O que fazer?.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui