Está com problemas com o cartão TOP? Veja como resolver

77
13383
Bilhete com QR code, aplicativo e Cartão Top
2.3
(87)

Desde abril do ano passado o cartão TOP passou a ser o único bilhete de transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo. Mas até existem problemas recorrentes relacionados ao novo cartão. 

Anúncios

Existem pessoas que solicitaram apenas o cartão de transporte e receberam também a função crédito (com cobrança de anuidade), alguns estão tendo dificuldade para recarregar, passar nas catracas, entre outras, como:

  • instabilidade no aplicativo
  • não conseguir acessar o sistema, mesmo após o cadastro 
  • falhas na hora de realizar o cadastro
  • máquinas fora de serviço ou quebradas

Diante de tantos problemas, o que os passageiros devem fazer? Como fica a situação dos usuários?

Anúncios

A verdade é que a empresa responsável pelos cartões ainda não apresentou soluções concretas sobre todos os problemas. Mas FinanceOne vai te ajudar a entender o que pode ser feito!

Como resolver os problemas com o cartão TOP?

De acordo com a Autopass, empresa responsável pelo cartão TOP e pelas máquinas de recarga, a Central de Atendimento é o canal para solucionar a maioria dos problemas. O usuário deve ligar para o número: (11) 3888-2200. 

Mas é preciso dizer que o atendimento da empresa não tem solucionado todas as questões, segundo relatos de alguns usuários. Portanto, saiba que não necessariamente a sua situação será corrigida imediatamente. 

+ Cartão TOP: quais são os telefones e canais de atendimento

Anúncios

Agora, existem problemas no uso do cartão TOP que podem infringir os direitos do consumidor. É o caso, por exemplo, de quem recebeu a função crédito sem solicitá-la e está recebendo cobrança de anuidade indevidamente. 

Neste caso, o primeiro passo é entrar em contato com a Central de Atendimento. Mas se isso não resolver, o usuário pode procurar o Procon. Afinal, ninguém é obrigado a pagar por um serviço que não pediu. 

Em relação a instabilidades no aplicativo, uma solução pode ser atualizar a ferramenta. Acesse a página do app na loja de aplicativos do seu smartphone ou as configurações no seu aparelho, e atualize o aplicativo do cartão TOP.

Se mesmo assim continuar tendo problemas, terá que recorrer à Central de Atendimento.

Um celular aberto no acesso do aplicativo do Cartão Top
Problemas com cartão TOP devem ser solucionados por telefone, diz empresa administradora

Como solicitar e onde usar o cartão?

O cartão TOP foi lançado em 2021 e foi substituindo o BOM gradualmente. Ele pode ser usado em trens e metrô, além dos ônibus intermunicipais da Grande São Paulo.

O desconto de R$1,50 na integração entre ônibus e trilhos foi mantido.

A princípio, é possível solicitar o cartão pelo aplicativo (disponível para Android) ou agendando atendimento em uma loja Pernambucanas. 

Ademais, vale destacar que alguns usuários têm comparecido nas lojas sem agendamento prévio e conseguem atendimento. Porém, isso está fazendo as filas ficarem grandes. 

O conteúdo foi útil? Então leia também: Cartão TOP: veja como recarregar pelo aplicativo e WhatsApp.

O que achou disso?

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 87

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

77 COMENTÁRIOS

      • Não da nem pra adicionar meu endereço, aplicativo horrível. Não libera as funções. Péssimo , demora pra abrir , o metrô passa e vc fica esperando ele abrir kkkkkkkk , pelo amor de Deus façam um aplicativo decente.

  1. Tenho o cartao top e nunca consigo recarregar porque da erro no sistema se o governo tá querendo tirar o cartao bom que nunca me deu problemas o governo tera que e arrumar o sistema porque quem paga o pato sempre é o usuario

    • Concordo plenamente estou tendo o mesmo Problema e já esta acabando a ultima recarga que fiz e nao consigo careegar o cartao nem com PIX e nem Com cadastramento do meu Catao. Nao existe ter que ficar indo ate o terminal pra carregar na MAQUININHA.

      • Esse canais de atendimento não da solução nem uma pra trazer os passageiros eles resolvem rápido mais quando o usuário tem problema pra validar nos canais de atendimento não tem informação nem uma para resolver isso tenho q trabalhar e não consigo validar essa bosta de top não tem nada esse cartão e um lixo não atende os usuários q depende dessa bosta pra ir trabalhar

        • Oi, Jonatas! Sentimos muito pela situação.
          Neste caso, sugerimos que procure o Procon para orientações mais específicas.

  2. Estou a 2 semanas tentando validar os cresitos VT da empresa, já pedi uma segunda via e nada continua apresentando o mesmo erro, ninguém consegue resolver meu problema.

  3. Por gentileza
    Com quem eu falo sobre problema na associação com a empresa ?
    Minha empresa não consegue recarregar o cartão de minha colaboradora

  4. Maria das graças .fiz o cartao top de idoso mas nao funciona ja liguei no numero 1138882200 eles me coloca a espera e depois desliga e nao resolve o problema

  5. Palhaçada este Governo, oque que esse desgraçado fez, essa porcaria de aplicativo Top que não funciona, porque o governo desgraçou serviços publico, onde fazer essa M em entidade publica . vou ficar sem o Cartão por isso, pouca vergonha deste maldito. E agora até as casas pernambucanas ta no meio, tudo a fim de tirar dinheiro do Povo, nos não temos governo, e sim um palhaço que só quer ferrar com os usuários de transporte.
    Vou ficar sem o cartão por causa destes irresolvível. Lamentável viver em um Estado desse!

  6. Estou com Problemas com o cartão top a minha empresa tenta depositar condução e fala que o bilhete não existe.. Affs 🤬🤬

  7. Meu cartão do.nada parou de funcionar a catraca não.lê o cartão não aparece nenhum tipo de mensagem…me deixou na mão no dia em que não tinha nenhum dinheiro na bolsa…constrangedor!

  8. Como que uma empresa tão importante como essa não tem telefone pra contato? Esse número 3888-2200.29 não existe, nunca consigo ligar pra ele.

  9. oi,sou idoso e fui enganado,fui na pernambucanas fazer o cartao top so para transporte , e me fizeram um cartao com bandeira que nao quero ,pior que avisei que nao queria ,mais na hora que trouxeram era com conta digital debito e credito
    e agora nao estou conseguindo cancelar este cartao

    • Oi, Pedro! Tudo bem?
      Sugerimos que tente entrar em contato com a Autopass pelos canais de atendimento disponíveis no site. Se isso não resolver, pode acionar o Procon.

  10. Apenas as lojas Pernambucanas imprimem esse cartão?
    Na minha cidade demora mais de uma semana para o agendamento e para entregar estão cobrando R$ 22,00
    A minha pergunta é: Porque as Lojas pernambucanas e não algum outro orgão que tenha mais estrutura para atender a população.
    Tem algum lugar que fazem esse cartão na hora?

    • Oi, Mauricio! Tudo bem?
      Infelizmente, pelo menos até aqui, somente as Lojas Pernambucanas estão autorizadas a realizar a entrega do cartão TOP, porque possuem parceria com a administradora do cartão. A taxa de R$22 é estabelecida pelo cartão também.

  11. não estou conseguindo agendar um horario para retirar meu bilhete 🙁 .. como faço para agendar ou para receber em casa?????

    • Oi, Thais! Tudo bem?
      Infelizmente, vários usuários estão relatando o mesmo problema. Sugerimos que tente atendimento diretamente na loja, mas informe-se no local se isso é permitido.

  12. Bom dia. Preciso de ajuda. Estou com problemas no meu bilhete top e ja recorri a emtu, porem, ao inves de resolver, bloquearam o meu cartao e ninguem me da uma resposta. Estou sendo lesada pois preciso do vale transporte e nao consigo utilizar. A propaganda do top esta confundindo as pessoas. Eu entendi que se o meu bilhete tivesse a funçao debito, eu poderia utilizar o saldo que eu tenho. Eu liguei no 0800 e a atendente me instruiu a cancelar o bilhete que estava funcionando normalmente e solicitar outro. Ela colocou o motivo de emissao da segunda via como se eu tivesse perdido o meu bilhete apenas para cobrar de novo uma taxa que eu ja havia pago. Ja achei desonesto, mas, tudo bem. Quando eu fui retirar o bilhete nas Pernambucanas, fui informada que o meu bilhete nao poderia ter a funçao debito. Entao, eu nao precisaria ter cancelado o meu primeiro Top, correto? Olha a bagunça! E quantas outras pessoas estao sendo lesadas? Isso ja faz mais de uma semana. Preciso de uma pessoa responsavel para resolver.

    • Oi, Rosangela! Tudo bem?
      Infelizmente, vários usuários tem passado por problemas semelhantes. Sugerimos que tente resolver pelos canais de atendimento do cartão TOP ou, se preferir, procure o Procon ou assistência jurídica.

  13. Bom dia …
    Fiz o cartão Top no dia 09/04 validei na catraca do ônibus até aí perfeito ,porém hoje 12/04/2022 o cartão não passou ..
    Aguardo retorno

    • Oi, Geralda! Tudo bem?
      Infelizmente, vários usuários tem relatado problemas semelhantes. Sugerimos que tente resolver pelos canais de atendimento do cartão TOP.

    • Oi, Luciene! Tudo bem?
      Infelizmente, vários usuários tem relatado problemas semelhantes. Sugerimos que tente resolver pelos canais de atendimento do cartão TOP.

  14. Não consigo validar meu cartão sempre da erro coloquei 6,00 .consta mas não valida 😡.Já liguei várias vezes e nada de resolver falei pelo Whatsapp tbm não resolve pq na verdade vc não fala com ninguém…
    Vou procurar meus direitos e vou direto no procon se caso ninguém entrar em contato comigo..
    Palhaçada isso só atrasa o lado das pessoas pq não deixa quieto o carta Bom fica trocando ..Saco cheio disso vou no procon e tenho provas quem sabe lá consigam resolver esse problema.

  15. Cadastrei minha senha e está dando erro .. tentei uma nova, quando pede pra cadastrar a senha está dando senha incorreta isso quando estou criando. O que faço me ajudem por favor

  16. Sou mas um cidadão nas mãos deste governo Dória tira o bilhete bom e coloca este TOP junto com o deputado das lojas Pernambucanas para fazer a gente de trouxa estou com 30 dias e não consigo validar meu crédito da empresa que trabalho 339 reais estou pagando do meu bolso as passagens caríssima 6;70 todo dia com meu dinheiro nas mãos deste governo de segunda

  17. Recorrer a quem tem advogado porque está difícil já liguei para todos os telefones TOP BOM as atendente tudos manipulados repente as mesmas coisas

  18. Mania desses caras acharem que empresa privada principalmente essas empresas de tecnologia ‘ startup ‘ são a solução do mundo, tínhamos o bom que funcionava muito bem, daí vem esse tonto do Dória com esse papo de gestor e me cria essa bosta que não funciona nem ferrando. Vai pro inferno

  19. Faz 20 dias que a empresa depositou minha passagem e não consigo validar meu cartão,só da erro no global vários validadores o mesmo erro,ja liguei muitas vezes na central mas ninguém resolve nada 😡

  20. Meu tem um mês q n consigo usar to pagando pra trabalhar pq essa merda desse top n passa no ônibus da sempre erro a empresa ha fez o pagamento e n consigo usar e afinal quem é responsável pela esa palhaçada n tão preparado pro sistema então deixa no jeito que tá

    • Oi, Ederson! Tudo bem?
      Sugerimos que entre em contato com a administradora do cartão ou procure a loja onde fez o seu cartão.

  21. Olá, em menos de 2 meses de uso. O bilhete top é muito Rui, senão péssimo, não consigo realizar cargas, não faz leitura nas máquinas, e também parou de funcionar nas catracas. Está com carga, e não consegui usá-lo. Além disso, o canal de tel: 1138882200, não atende ligações, e também via whatsapp não consigo resolver, é péssimo, é horrível, é um descaso e desprezo insuperável, acho que nem nas roças e sítios, existem tantos transtornos, tendo em vista uma metrópole com tanta tecnologia. Enfim, vou abrir mão de um dia de trabalho, gastar tempo, dinheiro e energia, para tentar resolver na CPTM PERNAMBUCANAS LOJAS DE ROUPAS, e com uma grande perspectiva de que não será resolvido.

  22. Falaram que não era possível criar 2 cartões pelo CPF do Top . é isso aconteceu comigo é nas loga e na Central estou tendo problema pra fazer o cancelamento dos 2 que foram criados, minha empresa consegui fazer o depósito e eu não consigo usar o cartão pq tá dando sempre problema na Validação da recarga .

  23. O aplicativo não funciona, após incluir meu CPF e senha, fica no sentido tentando abrir e só fica nisto. Procedi com a desinstalação e instalação, mas o problema continua.

  24. Esta empresa e um lixo não conseguem resolver nada pessoas sem preparo algum pra ser educado, porque não tem capacidade nenhuma de resolver problemas simples e nós que pagamos o pato,to cansada disso talvez indo ao procon resolva porque estamos sendo feitos de palhaços.

  25. Eu não sei porque cancelaram o bom o único que prestava de verdade eu fui faser essa porcaria desse top fiz foi complicar minha vida não consigo colocar crédito nessa merda nem nas maquinas nem no App que não funciona bela merda fizeram tempo perdido e falta de respeito com o agente

  26. Eu Maria de Fátima Alves da Silva portador do CPF:
    Tenho 65 anos.
    Cancelaram o cartão do Bom, e colocaram esse cartão Top. Eu não sei qual foi a ideia desse sujeito. O cartão Bom nunca tive problema com ele, depois que passaram pra esse outro cartão Top, estou com muito problema. Você liga eles falam que está tudo resolvido, vc passa pra validar no primeiro dia tudo bem! Já no outro dia já está cancelado, eu já estou cansada de ligar. Por favor me devolve o cartão do Bom, esse sim é do Bom. O Top é um lixo.

  27. Não consigo entrar no aplicativo da Top. Consta que o meu CPF e ou senha é inválido. Nunca consegui entrar no aplicativo, mesmo fazendo o cadastro do app tudo certo.

  28. A empresa que trabalho fez recarga no Top transporte, mas a recarga aparentemente foi para um cartão de crédito que eu nunca pedi, foi o que a atendente me disse pelo telefone, então fui orientado a buscar esse cartão na pernambucanas, chegando lá me disseram que não existia nenhum cartão de crédito no meu CPF. Aí fizeram um de debito/transporte. Porém está dando bloqueado nas catracas. O que eu faço? Já estou a um mês com esse problema e não consigo resolver. Nenhuma das soluções que me dão resolvem o problema. Terei de ir no Procon

  29. Esse telefone consta que não existe mais! E 0800 não aceita chamada de celular, ninguém consegue resolver, recarga da empresa não cai, whatsapp só é atendimento artificial e não entendi nada sobre validação de recarga empresa. E o funcionário q se lasque. Empresa horrível nada se resolve pelo app

    • Oi, Kelly! Sentimos muito pela situação.
      Os canais informados no artigo foram os informados pela empresa. Se não conseguir solucionar a situação, sugerimos que procure o Procon.

  30. Horrível, meu cartão tem pouco mais de 3 meses e parou de funcionar, tive que pagar uma taxa de 2 via pois a garantia é de apenas 3 meses. Isso é um roubo pois o problema foi do cartão então meu

  31. Genteeeee me ajude por favor???? Não consigo solicitar o cartão transporte top pelo app, fica uma mensagem que está em solicitação para eu aguardar, mais nem consegui solicita-lo. Me ajude porque pelo telefone ninguém atende no 11 3888 2200. Estou a horas tentando e não funciona!!???

    • Oi, Rodolfo! Tudo bem?
      Infelizmente, somente o atendimento do cartão Top pode ajudá-lo. Sugerimos que tente atendimento presencial nas Lojas Pernambucanas.

  32. Boa tarde,perdi meu cartão com saldo,já cancelei ele peguei outro ,até agora não transferiram o saldo do antigo pro novo ,me informaram que o prazo é de até 3dias úteis até agora não entrou

  33. Eu pedi meu cartão top já vai fazer um ano e não consegui pegar ele ainda jafoi em todos lugares pra pegar e não mim entrega

  34. Já relatei pra empresa o quê está acontecendo ela feles falaram se eu não estiver reposta e pra entrar com processo porque isso não pode acontecer estou pagando do meu bolso as passagens

  35. Deveriam fazer reportagem sobre a demora e desculpas, o descaso, desrespeito, no caso dos cartões Top. É absurdo o que a empresa Pakman Techinologia faz, investiguem pela internet, falem com as pessoas que adquiriram, ou no meu caso, cansou de tantas desculpas, as desculpas dadas, para não entregarem. Hoje dia 04/04/23, cancelei o mesmo, exatamente pelo desrespeito por parte da empresa.

  36. Eu estava com um cartão top passei na máquina para validar o saldo e o cartão foi bloqueado.

    Tirei a segunda via e todo o meu saldo do cartão foi zerado.
    Não sei por qual motivo como posso resolver isso e resgatar o meu saldo de volta.?

    • Olá! Tudo bem?
      Sugerimos que ligue para a Central TOP: (11) 3888-2200, 24 horas por dia, ou mante e-mail para [email protected] ou fale com Serviço ao Cliente (SAC): 0800 77 11 800, de 2ª a 6ª-feira das 8h às 20h. Sábados, das 8h às 14h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui