Cursos que transformam sua vida financeira
Mais
    InícioNotíciasFinanças PessoaisEstá com problemas com o cartão TOP? Veja como resolver

    Está com problemas com o cartão TOP? Veja como resolver

    2.7
    (34)

    A partir do dia 4 de abril o cartão TOP será o único bilhete de transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo. Mas muitos usuários estão preocupados, devido à quantidade de problemas. 

    Publicidade

    Existem pessoas que solicitaram apenas o cartão de transporte e receberam também a função crédito (com cobrança de anuidade), alguns estão tendo dificuldade para recarregar, passar nas catracas, entre outras, como:

    • instabilidade no aplicativo
    • não conseguir acessar o sistema, mesmo após o cadastro 
    • falhas na hora de realizar o cadastro
    • máquinas fora de serviço ou quebradas

    Diante de tantos problemas às vésperas da substituição definitiva do cartão BOM pelo cartão TOP, o que os passageiros devem fazer? Como fica a situação dos usuários?

    A verdade é que a empresa responsável pelos cartões ainda não apresentou soluções concretas sobre todos os problemas. Mas FinanceOne vai te ajudar a entender o que pode ser feito!

    Como resolver os problemas com o cartão TOP?

    De acordo com a Autopassa, empresa responsável pelo cartão TOP e pelas máquinas de recarga, a Central de Atendimento é o canal para solucionar a maioria dos problemas. O usuário deve ligar para o número: (11) 3888-2200. 

    Mas é preciso dizer que o atendimento da empresa não tem solucionado todas as questões, segundo relatos de alguns usuários. Portanto, saiba que não necessariamente a sua situação será corrigida imediatamente. 

    + Cartão TOP: quais são os telefones e canais de atendimento

    Publicidade

    Agora, existem problemas no uso do cartão TOP que podem infringir os direitos do consumidor. É o caso, por exemplo, de quem recebeu a função crédito sem solicitá-la e está recebendo cobrança de anuidade indevidamente. 

    Neste caso, o primeiro passo é entrar em contato com a Central de Atendimento. Mas se isso não resolver, o usuário pode procurar o Procon. Afinal, ninguém é obrigado a pagar por um serviço que não pediu. 

    Em relação a instabilidades no aplicativo, uma solução pode ser atualizá-lo. Acesse a página do app na loja de aplicativos do seu smartphone ou as configurações no seu aparelho, e atualize o aplicativo do cartão TOP.

    Se mesmo assim continuar tendo problemas, terá que recorrer à Central de Atendimento.

    Um celular aberto no acesso do aplicativo do Cartão Top
    Problemas com cartão TOP devem ser solucionados por telefone, diz empresa administradora

    O que vai acontecer com o saldo do cartão BOM?

    O cartão BOM só receberá recargas até as 23h59 do dia 3 de abril. A partir disso, novas recargas serão realizadas apenas no novo cartão TOP. Mas quem ficar com saldo residual no cartão antigo, não precisa se preocupar. 

    Publicidade

    De acordo com o governo do Estado de São Paulo, os créditos já adquiridos no cartão BOM não possuem prazo para expirar. Qualquer resíduo de saldo igual ou inferior a uma tarifa poderá ser usado para embarcar. 

    Neste caso, o passageiro terá direito ao desconto do restante do valor da passagem ou integração, sem prejuízo. Após o esgotamento do saldo, o cartão BOM será automaticamente cancelado. 

    Para consultar os créditos do cartão BOM, o usuário pode ligar para a central telefônica (11 3888 2200) ou visualizar nas catracas do transporte público. 

    Vale destacar ainda que os cartões BOM Sênior ou Especial poderão continuar sendo utilizados até que a data de substituição dessas categorias, que ainda será comunicada.

    Como solicitar e onde usar o cartão TOP?

    O cartão TOP foi lançado em novembro do ano passado e foi substituindo o BOM gradualmente. Ele pode ser usado em trens e metrô, além dos ônibus intermunicipais da Grande São Paulo.

    Publicidade

    O desconto de R$1,50 na integração entre ônibus e trilhos foi mantido.

    É possível solicitar o cartão pelo aplicativo (disponível para Android) ou agendando atendimento em uma loja Pernambucanas. 

    Vale destacar que alguns usuários têm comparecido nas lojas sem agendamento prévio e conseguem atendimento. Porém, isso está fazendo as filas ficarem grandes. 

    O conteúdo foi útil? Então leia também: Cartão TOP: veja como recarregar pelo aplicativo e WhatsApp.

    O que achou disso?

    Média da classificação 2.7 / 5. Número de votos: 34

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?

    Tamires Silva
    Tamires Silva
    Jornalista e Redatora do FinanceOne, onde suas finanças começam.

    Artigos Relacionados

    Assine nossa newsletter!

    Páginas Populares

    55 COMENTÁRIOS

    1. Tenho o cartao top e nunca consigo recarregar porque da erro no sistema se o governo tá querendo tirar o cartao bom que nunca me deu problemas o governo tera que e arrumar o sistema porque quem paga o pato sempre é o usuario

      • Concordo plenamente estou tendo o mesmo Problema e já esta acabando a ultima recarga que fiz e nao consigo careegar o cartao nem com PIX e nem Com cadastramento do meu Catao. Nao existe ter que ficar indo ate o terminal pra carregar na MAQUININHA.

    2. Estou a 2 semanas tentando validar os cresitos VT da empresa, já pedi uma segunda via e nada continua apresentando o mesmo erro, ninguém consegue resolver meu problema.

    3. Por gentileza
      Com quem eu falo sobre problema na associação com a empresa ?
      Minha empresa não consegue recarregar o cartão de minha colaboradora

    4. Maria das graças .fiz o cartao top de idoso mas nao funciona ja liguei no numero 1138882200 eles me coloca a espera e depois desliga e nao resolve o problema

    5. Palhaçada este Governo, oque que esse desgraçado fez, essa porcaria de aplicativo Top que não funciona, porque o governo desgraçou serviços publico, onde fazer essa M em entidade publica . vou ficar sem o Cartão por isso, pouca vergonha deste maldito. E agora até as casas pernambucanas ta no meio, tudo a fim de tirar dinheiro do Povo, nos não temos governo, e sim um palhaço que só quer ferrar com os usuários de transporte.
      Vou ficar sem o cartão por causa destes irresolvível. Lamentável viver em um Estado desse!

    6. Estou com Problemas com o cartão top a minha empresa tenta depositar condução e fala que o bilhete não existe.. Affs 🤬🤬

    7. Meu cartão do.nada parou de funcionar a catraca não.lê o cartão não aparece nenhum tipo de mensagem…me deixou na mão no dia em que não tinha nenhum dinheiro na bolsa…constrangedor!

    8. Como que uma empresa tão importante como essa não tem telefone pra contato? Esse número 3888-2200.29 não existe, nunca consigo ligar pra ele.

    9. oi,sou idoso e fui enganado,fui na pernambucanas fazer o cartao top so para transporte , e me fizeram um cartao com bandeira que nao quero ,pior que avisei que nao queria ,mais na hora que trouxeram era com conta digital debito e credito
      e agora nao estou conseguindo cancelar este cartao

      • Oi, Pedro! Tudo bem?
        Sugerimos que tente entrar em contato com a Autopass pelos canais de atendimento disponíveis no site. Se isso não resolver, pode acionar o Procon.

    10. Apenas as lojas Pernambucanas imprimem esse cartão?
      Na minha cidade demora mais de uma semana para o agendamento e para entregar estão cobrando R$ 22,00
      A minha pergunta é: Porque as Lojas pernambucanas e não algum outro orgão que tenha mais estrutura para atender a população.
      Tem algum lugar que fazem esse cartão na hora?

      • Oi, Mauricio! Tudo bem?
        Infelizmente, pelo menos até aqui, somente as Lojas Pernambucanas estão autorizadas a realizar a entrega do cartão TOP, porque possuem parceria com a administradora do cartão. A taxa de R$22 é estabelecida pelo cartão também.

    11. não estou conseguindo agendar um horario para retirar meu bilhete 🙁 .. como faço para agendar ou para receber em casa?????

      • Oi, Thais! Tudo bem?
        Infelizmente, vários usuários estão relatando o mesmo problema. Sugerimos que tente atendimento diretamente na loja, mas informe-se no local se isso é permitido.

    12. Bom dia. Preciso de ajuda. Estou com problemas no meu bilhete top e ja recorri a emtu, porem, ao inves de resolver, bloquearam o meu cartao e ninguem me da uma resposta. Estou sendo lesada pois preciso do vale transporte e nao consigo utilizar. A propaganda do top esta confundindo as pessoas. Eu entendi que se o meu bilhete tivesse a funçao debito, eu poderia utilizar o saldo que eu tenho. Eu liguei no 0800 e a atendente me instruiu a cancelar o bilhete que estava funcionando normalmente e solicitar outro. Ela colocou o motivo de emissao da segunda via como se eu tivesse perdido o meu bilhete apenas para cobrar de novo uma taxa que eu ja havia pago. Ja achei desonesto, mas, tudo bem. Quando eu fui retirar o bilhete nas Pernambucanas, fui informada que o meu bilhete nao poderia ter a funçao debito. Entao, eu nao precisaria ter cancelado o meu primeiro Top, correto? Olha a bagunça! E quantas outras pessoas estao sendo lesadas? Isso ja faz mais de uma semana. Preciso de uma pessoa responsavel para resolver.

      • Oi, Rosangela! Tudo bem?
        Infelizmente, vários usuários tem passado por problemas semelhantes. Sugerimos que tente resolver pelos canais de atendimento do cartão TOP ou, se preferir, procure o Procon ou assistência jurídica.

    13. Bom dia …
      Fiz o cartão Top no dia 09/04 validei na catraca do ônibus até aí perfeito ,porém hoje 12/04/2022 o cartão não passou ..
      Aguardo retorno

      • Oi, Geralda! Tudo bem?
        Infelizmente, vários usuários tem relatado problemas semelhantes. Sugerimos que tente resolver pelos canais de atendimento do cartão TOP.

      • Oi, Luciene! Tudo bem?
        Infelizmente, vários usuários tem relatado problemas semelhantes. Sugerimos que tente resolver pelos canais de atendimento do cartão TOP.

    14. Não consigo validar meu cartão sempre da erro coloquei 6,00 .consta mas não valida 😡.Já liguei várias vezes e nada de resolver falei pelo Whatsapp tbm não resolve pq na verdade vc não fala com ninguém…
      Vou procurar meus direitos e vou direto no procon se caso ninguém entrar em contato comigo..
      Palhaçada isso só atrasa o lado das pessoas pq não deixa quieto o carta Bom fica trocando ..Saco cheio disso vou no procon e tenho provas quem sabe lá consigam resolver esse problema.

    15. Cadastrei minha senha e está dando erro .. tentei uma nova, quando pede pra cadastrar a senha está dando senha incorreta isso quando estou criando. O que faço me ajudem por favor

    16. Sou mas um cidadão nas mãos deste governo Dória tira o bilhete bom e coloca este TOP junto com o deputado das lojas Pernambucanas para fazer a gente de trouxa estou com 30 dias e não consigo validar meu crédito da empresa que trabalho 339 reais estou pagando do meu bolso as passagens caríssima 6;70 todo dia com meu dinheiro nas mãos deste governo de segunda

    17. Recorrer a quem tem advogado porque está difícil já liguei para todos os telefones TOP BOM as atendente tudos manipulados repente as mesmas coisas

    18. Mania desses caras acharem que empresa privada principalmente essas empresas de tecnologia ‘ startup ‘ são a solução do mundo, tínhamos o bom que funcionava muito bem, daí vem esse tonto do Dória com esse papo de gestor e me cria essa bosta que não funciona nem ferrando. Vai pro inferno

    19. Faz 20 dias que a empresa depositou minha passagem e não consigo validar meu cartão,só da erro no global vários validadores o mesmo erro,ja liguei muitas vezes na central mas ninguém resolve nada 😡

    20. Meu tem um mês q n consigo usar to pagando pra trabalhar pq essa merda desse top n passa no ônibus da sempre erro a empresa ha fez o pagamento e n consigo usar e afinal quem é responsável pela esa palhaçada n tão preparado pro sistema então deixa no jeito que tá

      • Oi, Ederson! Tudo bem?
        Sugerimos que entre em contato com a administradora do cartão ou procure a loja onde fez o seu cartão.

    21. Olá, em menos de 2 meses de uso. O bilhete top é muito Rui, senão péssimo, não consigo realizar cargas, não faz leitura nas máquinas, e também parou de funcionar nas catracas. Está com carga, e não consegui usá-lo. Além disso, o canal de tel: 1138882200, não atende ligações, e também via whatsapp não consigo resolver, é péssimo, é horrível, é um descaso e desprezo insuperável, acho que nem nas roças e sítios, existem tantos transtornos, tendo em vista uma metrópole com tanta tecnologia. Enfim, vou abrir mão de um dia de trabalho, gastar tempo, dinheiro e energia, para tentar resolver na CPTM PERNAMBUCANAS LOJAS DE ROUPAS, e com uma grande perspectiva de que não será resolvido.

    22. Falaram que não era possível criar 2 cartões pelo CPF do Top . é isso aconteceu comigo é nas loga e na Central estou tendo problema pra fazer o cancelamento dos 2 que foram criados, minha empresa consegui fazer o depósito e eu não consigo usar o cartão pq tá dando sempre problema na Validação da recarga .

    23. O aplicativo não funciona, após incluir meu CPF e senha, fica no sentido tentando abrir e só fica nisto. Procedi com a desinstalação e instalação, mas o problema continua.

    24. Esta empresa e um lixo não conseguem resolver nada pessoas sem preparo algum pra ser educado, porque não tem capacidade nenhuma de resolver problemas simples e nós que pagamos o pato,to cansada disso talvez indo ao procon resolva porque estamos sendo feitos de palhaços.

    25. Eu não sei porque cancelaram o bom o único que prestava de verdade eu fui faser essa porcaria desse top fiz foi complicar minha vida não consigo colocar crédito nessa merda nem nas maquinas nem no App que não funciona bela merda fizeram tempo perdido e falta de respeito com o agente

    26. Eu Maria de Fátima Alves da Silva portador do CPF:
      Tenho 65 anos.
      Cancelaram o cartão do Bom, e colocaram esse cartão Top. Eu não sei qual foi a ideia desse sujeito. O cartão Bom nunca tive problema com ele, depois que passaram pra esse outro cartão Top, estou com muito problema. Você liga eles falam que está tudo resolvido, vc passa pra validar no primeiro dia tudo bem! Já no outro dia já está cancelado, eu já estou cansada de ligar. Por favor me devolve o cartão do Bom, esse sim é do Bom. O Top é um lixo.

    27. Não consigo entrar no aplicativo da Top. Consta que o meu CPF e ou senha é inválido. Nunca consegui entrar no aplicativo, mesmo fazendo o cadastro do app tudo certo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    InícioNotíciasFinanças PessoaisEstá com problemas com o cartão TOP? Veja como resolver

    Está com problemas com o cartão TOP? Veja como resolver

    2.7
    (34)

    A partir do dia 4 de abril o cartão TOP será o único bilhete de transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo. Mas muitos usuários estão preocupados, devido à quantidade de problemas. 

    Publicidade

    Existem pessoas que solicitaram apenas o cartão de transporte e receberam também a função crédito (com cobrança de anuidade), alguns estão tendo dificuldade para recarregar, passar nas catracas, entre outras, como:

    • instabilidade no aplicativo
    • não conseguir acessar o sistema, mesmo após o cadastro 
    • falhas na hora de realizar o cadastro
    • máquinas fora de serviço ou quebradas

    Diante de tantos problemas às vésperas da substituição definitiva do cartão BOM pelo cartão TOP, o que os passageiros devem fazer? Como fica a situação dos usuários?

    A verdade é que a empresa responsável pelos cartões ainda não apresentou soluções concretas sobre todos os problemas. Mas FinanceOne vai te ajudar a entender o que pode ser feito!

    Como resolver os problemas com o cartão TOP?

    De acordo com a Autopassa, empresa responsável pelo cartão TOP e pelas máquinas de recarga, a Central de Atendimento é o canal para solucionar a maioria dos problemas. O usuário deve ligar para o número: (11) 3888-2200. 

    Mas é preciso dizer que o atendimento da empresa não tem solucionado todas as questões, segundo relatos de alguns usuários. Portanto, saiba que não necessariamente a sua situação será corrigida imediatamente. 

    + Cartão TOP: quais são os telefones e canais de atendimento

    Publicidade

    Agora, existem problemas no uso do cartão TOP que podem infringir os direitos do consumidor. É o caso, por exemplo, de quem recebeu a função crédito sem solicitá-la e está recebendo cobrança de anuidade indevidamente. 

    Neste caso, o primeiro passo é entrar em contato com a Central de Atendimento. Mas se isso não resolver, o usuário pode procurar o Procon. Afinal, ninguém é obrigado a pagar por um serviço que não pediu. 

    Em relação a instabilidades no aplicativo, uma solução pode ser atualizá-lo. Acesse a página do app na loja de aplicativos do seu smartphone ou as configurações no seu aparelho, e atualize o aplicativo do cartão TOP.

    Se mesmo assim continuar tendo problemas, terá que recorrer à Central de Atendimento.

    Um celular aberto no acesso do aplicativo do Cartão Top
    Problemas com cartão TOP devem ser solucionados por telefone, diz empresa administradora

    O que vai acontecer com o saldo do cartão BOM?

    O cartão BOM só receberá recargas até as 23h59 do dia 3 de abril. A partir disso, novas recargas serão realizadas apenas no novo cartão TOP. Mas quem ficar com saldo residual no cartão antigo, não precisa se preocupar. 

    Publicidade

    De acordo com o governo do Estado de São Paulo, os créditos já adquiridos no cartão BOM não possuem prazo para expirar. Qualquer resíduo de saldo igual ou inferior a uma tarifa poderá ser usado para embarcar. 

    Neste caso, o passageiro terá direito ao desconto do restante do valor da passagem ou integração, sem prejuízo. Após o esgotamento do saldo, o cartão BOM será automaticamente cancelado. 

    Para consultar os créditos do cartão BOM, o usuário pode ligar para a central telefônica (11 3888 2200) ou visualizar nas catracas do transporte público. 

    Vale destacar ainda que os cartões BOM Sênior ou Especial poderão continuar sendo utilizados até que a data de substituição dessas categorias, que ainda será comunicada.

    Como solicitar e onde usar o cartão TOP?

    O cartão TOP foi lançado em novembro do ano passado e foi substituindo o BOM gradualmente. Ele pode ser usado em trens e metrô, além dos ônibus intermunicipais da Grande São Paulo.

    Publicidade

    O desconto de R$1,50 na integração entre ônibus e trilhos foi mantido.

    É possível solicitar o cartão pelo aplicativo (disponível para Android) ou agendando atendimento em uma loja Pernambucanas. 

    Vale destacar que alguns usuários têm comparecido nas lojas sem agendamento prévio e conseguem atendimento. Porém, isso está fazendo as filas ficarem grandes. 

    O conteúdo foi útil? Então leia também: Cartão TOP: veja como recarregar pelo aplicativo e WhatsApp.

    O que achou disso?

    Média da classificação 2.7 / 5. Número de votos: 34

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?