Você é daqueles que se preocupa com o seu dinheiro e sempre está de olho nas melhores possibilidades de investimento? Algumas opções são: Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), Certificados de Depósito Bancário (CDB) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI).
Anúncios
Para o mercado financeiro, é muito importante sempre estar atento aos modelos. E também às atualizações, pois tem surgido com frequência novos tipos de investimento em renda fixa. Esses novos tipos são ainda mais rentáveis e seguros, ainda mais que a poupança.
A partir do momento em que o investidor aplica seu dinheiro em LCI, LCA e CDB, ele acaba por emprestar esse dinheiro ao banco e recebe uma remuneração por esse motivo. Uma das principais diferenças é o que os bancos podem fazer com a quantia que foi aplicada em investimentos.
Anúncios
LCA e LCI estão em alta; entenda!
Se você quer mais um motivo para começar a investir, saiba que esses dois ativos de renda fixa são duas boas opções e estão em alta no mercado financeiro.
Tanto LCA quanto LCI estão oferecendo boa rentabilidade sobre dois setores que são fortes e com bastante potencial para a economia brasileira: o agronegócio e o imobiliário.
Dessa forma, é a sua chance de diversificar a sua carteira, principalmente em um período com tantas altas de juros e um cenário econômico de incertezas, tendo em vista principalmente o cenário político e de crise financeira.
Anúncios
Esses dois são setores considerados “sólidos” e que podem te ajudar a proteger o seu patrimônio. LCA e LCI são mais rentáveis, por exemplo, do que a famosa poupança.
Para ajudar na escolha da melhor alternativa para investir, listamos as principais vantagens e desvantagens de LCI, LCA e CDB. Quer ficar por dentro desses detalhes? Confira!
LCA e LCI têm na definição das suas siglas um conceito bem parecido, sendo “Letra de Crédito do Agronegócio” e “Letra de Crédito Imobiliário”, respectivamente. O que de fato os diferencia é o destino de seu dinheiro dentro do banco. Quer saber como isso funciona?
No caso de investimento em LCA, o banco encaminha todo o recurso para o financiamento do agronegócio. Já quando o processo ocorre em LCI, o direcionamento ocorre para financiamentos habitacionais ou então para créditos que utilizam imóveis como forma de garantia o pagamento.
Tem diferença entre LCI e LCA?
Entre os pontos em comum dos investimentos estão a liquidez, rentabilidade, tributação, riscos e garantias. A questão tributária, por sua vez, é uma das principais vantagens de quem escolhe investir em LCA ou LCI, uma vez que são isentas de Impostos de Rendas sobre rendimento para pessoas físicas.
Esse fator torna a aplicação ainda mais atrativa. Tendo em vista que a maior preocupação do investidor será ter os seus ativos com uma rentabilidade líquida.
Ambos se tornaram ainda mais acessíveis, pois tem sido possível investir sem ter que se preocupar com altas taxas e impostos.
+ Tipos de investimentos financeiros que você deve conhecer
Muitos perguntam a respeito da diferença entre as duas. O que acontece na prática mesmo é que não existe uma grande diferença, mas sim o foco no investimento. A escolha, geralmente, é feita pela taxa de rendimento e prazo de aplicação.
Vantagens e desvantagens de LCA e LCI
Embora não haja diferenças significativas entre as duas, é possível estabelecer as suas vantagens e desvantagens. Afinal, dependendo do público, terá o ponto forte, mas também aquele fator que deixa a desejar, de acordo com o objetivo do investidor.
Começando pelo lado bom: as vantagens. Tanto um quanto o outro tem boa rentabilidade. Então, se a sua ideia é conseguir investir tendo como escolha rendimentos ajustados ao perfil do mercado, elas duas são boas opções.
A diversidade também é uma característica favorável. Pelo fato de financiar a parte mais estratégica da economia, é possível ganhar dinheiro e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento.
A segurança que ambos têm acaba sendo considerada uma mega vantagem, ainda mais quando falamos de investimento. A classificação é que o risco é baixo e são ativos considerados tão seguros como a poupança. E uma das melhores vantagens é o fato de ter isenção de taxas.
As desvantagens acabam não sobressaindo tanto, mas é sempre bom citar. O período de carência e a liquidez predominam.
No caso do primeiro, porque estão acostumados a ter o prazo de carência, onde não é possível solicitar o resgate durante determinado período de tempo.
Já o caso da liquidez se aplica ao fato de manter os ativos até a data do vencimento para que não haja perda dos rendimentos.
+ LCI e LCA: saiba o que são e como investir
Vantagens e desvantagens do CDB
O Certificado de Depósito Bancário – CDB tem a vantagem de ser uma das aplicações mais conhecidas pelas informações e por investidores brasileiros.
É vantajoso pelo fato de conseguir render mais do que a poupança. É necessário, no entanto, entender que o rendimento do certificado vai variar com o que foi acordado com o banco no momento da contratação.
Semelhante aos outros dois, tem liquidez no resgate, uma maior flexibilidade ao modo de resgate, a segurança e os juros. Diferente da poupança, o CDB exige o pagamento de uma taxa para impostos, variando de acordo com o tempo que ele fica investido.
- 22,5% – para rendimentos obtidos até 6 meses após a aplicação;
- 20% – para rendimentos obtidos de 6 meses a 1 ano após a aplicação;
- 17,5% – para rendimentos obtidos de 1 a 2 anos após a aplicação;
- 15% – para rendimentos obtidos após 2 anos da aplicação.
De acordo com o tipo do banco, é possível cobrar diversos tipos de taxas, como cobranças extras por resgates antecipados.
LCI x LCA: qual é a melhor opção para você?
Se você está na dúvida qual é a melhor opção de investimento, a primeira coisa que deve levar em consideração é o seu perfil de investidor. É por meio dele que você identifica a sua tolerância aos riscos e a categoria mais adequada para o seu momento financeiro.
A próxima etapa será definir os seus objetivos e prazos de realização de cada um deles. Como por exemplo comprar um carro zero em cinco anos ou atingir o primeiro milhão em 20 anos.
Mas caso nunca tenha investido, a dica é começar aplicando no Tesouro Selic. Dessa forma, é possível gerar um colchão de liquidez, que é uma reserva de emergência.
Agora, se você já tiver uma garantia a curto prazo, pode avaliar quais LCIs e LCAs estão disponíveis para serem adquiridos.
A LCA tem aporte mínimo e prazo de aplicação maior que a LCI. Por isso, a dica é que você opte por aquela que está alinhada aos seus objetivos e tempo de investimento.
E caso você esteja buscando diversificação, analise o setor que deseja investir. Um exemplo, é ao escolher uma LCI você consegue impulsionar o crescimento do setor imobiliário.
Sendo assim, ao decidir entre LCI e LCA você precisa levar tanto os aspectos relacionados aos investimentos quanto pessoais.
Você tem dúvida sobre siglas usadas no campo dos investimentos? Então confira o que significam 39 termos do mercado financeiro.
*Colaboração: Mateus Carvalho
Ainda lendo os tópicos sobre investimentos. Mas já me adiando para elogiar e parabenizar pelas dicas e esclarecimentos prestaria no site…! Deixo aqui Meus Parabéns a toda equipe.
Agradecemos o feedback, João!