Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

LCI, LCA ou CDB: vantagens e desvantagens

Escrito por: Redação em 2 de maio de 2018

Você é daqueles que se preocupa com o seu dinheiro e sempre está de olho nas melhores possibilidades de investimento? Algumas opções são a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), Certificados de Depósito Bancário (CDB) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI).

Para o mercado financeiro, é muito importante sempre estar atento aos modelos. E também às atualizações, pois tem surgido com frequência novos tipos de investimento em renda fixa. Esses novos tipos são ainda mais rentáveis e seguros, ainda mais que a poupança

A partir do momento em que o investidor aplica seu dinheiro em LCI, LCA e CDB, ele acaba por emprestar esse dinheiro ao banco e recebe uma remuneração por esse motivo. Uma das principais diferenças são o que os bancos podem fazer com a quantia que foi aplicada em investimentos.

Para ajudar na escolha da melhor alternativa para investir, listamos as principais vantagens e desvantagens de LCI, LCA e CDB. Quer ficar por dentro desses detalhes? Confira!

LCI LCA CDB
Existem diversas vantagens e desvantagens nos investimentos de LCI, LCA e CDB

LCA e LCI têm na definição das suas siglas um conceito bem parecido, sendo “Letra de Crédito do Agronegócio” e “Letra de Crédito Imobiliário”, respectivamente. O que de fato os diferencia é o destino de seu dinheiro dentro do banco. Quer saber como isso funciona?

. 4 investimentos que prometem boa rentabilidade em 2018

No caso de investimento em LCA, o banco encaminha todo o recurso para o financiamento do agronegócio. Já quando o processo ocorre em LCI, o direcionamento ocorre para financiamentos habitacionais ou então para créditos que utilizam imóveis como forma de garantia de pagamento.

Tem diferença entre LCI e LCA?

Entre os pontos em comum que envolvem ambos os investimentos estão a liquidez, rentabilidade, tributação, riscos e garantias. A questão tributária, por sua vez, é uma das principais vantagens de quem escolhe investir em LCA ou LCI, uma vez que são isentas de Impostos de Rendas sobre rendimento para pessoas físicas.

Esse fator torna o investimento ainda mais atrativo. Tendo em vista que a maior preocupação do investidor será ter os seus ativos com uma rentabilidade líquida.

Ambos se tornaram ainda mais acessível para os investidores, pois tem sido possível investir sem ter que se preocupar com altas taxas e impostos.

Você pode estar se perguntando o motivo pelo qual as pessoas procuram pela Letra de Crédito Imobiliário e do Agronegócio. A resposta não é difícil. O momento atual da economia é de juros baixos. Por isso, é uma ótima oportunidade investir nesses dois tipos de letra.

. Tipos de investimentos financeiros que você deve conhecer

Muitos perguntam a respeito da diferença entre as duas. O que acontece na prática mesmo é que não existe uma grande diferença, mas sim o foco no investimento. A escolha, geralmente, é feita pela taxa de rendimento e prazo de aplicação.

Vantagens e desvantagens de LCA e LCI

Embora não haja diferenças significativas entre as duas, é possível estabelecer as suas vantagens e desvantagens. Afinal, dependendo do público, terá o ponto forte, mas também aquele fator que deixa a desejar, de acordo com o objetivo do investidor.

Começando pelo lado bom: as vantagens. Tanto um quanto o outro possuem boa rentabilidade. Então, se a sua ideia é conseguir investir tendo como escolha rendimentos ajustados ao perfil do mercado, elas duas são boas opções.

A diversidade também é uma característica favorável. Pelo fato de financiar a parte mais estratégica da economia, é possível ganhar dinheiro e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento.

A segurança que ambos têm acaba sendo considerada uma mega vantagem, ainda mais quando falamos de investimento. A classificação é que o risco é baixo e são ativos considerados tão seguros como a poupança. E uma das melhores vantagens é o fato de ter isenção de taxas.

As desvantagens acabam não sobressaindo tanto, mas é sempre bom citar. O período de carência e a liquidez predominam.

No caso do primeiro, porque estão acostumados a ter o prazo de carência, onde não é possível solicitar o resgate durante determinado período de tempo.

Já o caso da liquidez se aplica ao fato de manter os ativos até a data do vencimento para que não haja perda dos rendimentos.

Vantagens e desvantagens do CDB

O Certificado de Depósito Bancário – CDB tem a vantagem de ser uma das aplicações mais conhecidas pelas informações e por investidores brasileiros.

O que atrai investidores para o processo da LCI ou LCA é não ter o prazo determinado, além da segurança, e possibilita um baixo risco.

É vantajoso pelo fato de conseguir render mais do que a poupança. É necessário, no entanto, entender que o rendimento do certificado vai variar com o que foi acordado com o banco no momento da contratação.

Semelhante aos outros dois, tem liquidez no resgate, uma maior flexibilidade ao modo de resgate, a segurança e os juros. Diferente da poupança, o CDB exige o pagamento de uma taxa para impostos, variando de acordo com o tempo que ele fica investido.

– 22,5% – para rendimentos obtidos até 6 meses após a aplicação;

– 20% – para rendimentos obtidos de 6 meses a 1 ano após a aplicação;

– 17,5% – para rendimentos obtidos de 1 a 2 anos após a aplicação;

– 15% – para rendimentos obtidos após 2 anos da aplicação.

De acordo com o tipo do banco, é possível cobrar diversos tipos de taxas, como cobranças extras por resgates antecipados.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Fundos Imobiliários
Treasuries americanos são conhecidos como os títulos mais seguros do mundo
Bolsa de valores
visto de investidor nos EUA
3 investimentos que prometem boa rentabilidade em 2019