Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Os melhores bancos para investir, segundo a FGV

Escrito por: Redação em 2 de março de 2018

Quais os melhores bancos para investir o seu dinheiro? Já parou para pensar  nisso? A Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com a Fractal Consult, trouxe a resposta após anunciar a quarta edição do prêmio Melhor Banco para Investir (MBI).

O eleito de 2017 foi o Santander. É o quarto ano consecutivo em que o Santander aparece em primeiro lugar no ranking de melhores bancos para investir. A Caixa Econômica ocupa a segunda posição. O ranking é voltado para pessoa física. As análises são realizadas a partir de dois parâmetros: qualidade de gestão e qualidade de atendimento.

O objetivo da premiação é destacar os melhores bancos para investir, considerando o cliente. Para isso, a pesquisa avalia o desempenho dos produtos de investimentos por meio dos fundos do banco e de questões qualitativas. São eles: a redução da taxa de administração dos fundos e do tíquete médio de investimento inicial, número de reclamações dos bancos, segundo o Banco Central.

Critérios usados

Também são verificados os  custos dos pacotes bancários. A questão da qualidade do atendimento é avaliada através de pesquisa com clientes dos bancos realizada pela Fractal Consult, que há 27 anos produz o PIF – Painel da Indústria Financeira.

São avaliadas sete categorias: geral, ações, multimercados, money market, renda fixa, varejo e varejo seletivo. Em 2017 concorreram aos prêmios Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Credit Suisse, Itaú, J Safra, Santander e XP.

Neste ano, pela primeira vez, também foram premiados o banco com melhor plataforma digital para o varejo seletivo (BTG Pactual) e o com melhor plataforma digital para o varejo (XPI).

bancos para investir

Os melhores bancos para investir

Resultado Geral

1º – Santander (média final – 8,05)
2º – Caixa (média final – 7,64)
3º – Bradesco (média final – 7,55)

MBI Ações

1º – Caixa (média final – 9,10)
2º – Bradesco (média final – 8,2)
3º – Banco do Brasil (média final – 7,92)

O que são ações?

Ações são pequenos pedaços de uma empresa. É como se a empresa fosse dividida em 1.000.000 de pedaços e você comprasse um ou mais pedaços dela. Ao se tornar detentor de um pedaço da empresa, você se torna sócio dela. Sendo sócio você tem direito aos lucros que ela distribui e, em alguns casos, direito a voto nas assembleias.

Por que investir na bolsa de valores?

A bolsa de valores mostra resultados muito bons a longo prazo. Aqui no Brasil, ainda não existe a cultura de investir na bolsa muitas vezes por ser considerado um investimento de alto risco. Algo que as pessoas não levam em conta é que o risco está bastante associado com o prazo.

MBI Multimercado

1º – Bradesco (média final – 9,6)
2º – Banco do Brasil (média final – 8,0)
3º – Santander (média final – 7,16)

O que é fundo multimercado?

É uma categoria de fundo de investimento que tem uma política de investimentos determinada a mesclar aplicações de vários mercados, como renda fixa, ações, câmbio, entre outros. Ele agrega aportes de pessoas diferentes e faz investimentos de acordo com uma política predeterminada.

RICARDO TEIXEIRA FGV
Ricardo Teixeira, da FGV

“Com a queda na taxa básica de juros, a Selic, o jeito para encontrar rentabilidades maiores é se arriscar um pouco mais. Nesse cenário, os fundos multimercados estão entre os preferidos para diversificar a carteira de investimentos”, aponta o  coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira.

MBI Money Market

1º – Santander (média final – 9,70)
2º – Caixa (média final – 7,90)
3º – Bradesco (média final – 7,86)

MBI Renda Fixa

1º – Caixa (média final – 9,44)
2º – Santander (média final – 9,26)
3º – Itaú (média final – 7,70)

O que é Renda Fixa?

Renda fixa é um tipo de investimento onde as pessoas conhecem ou podem prever a rentabilidade, antes mesmo de realizar a operação. Diferente da renda variável, como a Bolsa de Valores, onde a rentabilidade não é garantida e é possível ter algum prejuízo.

Para investir em renda fixa não existe mistério, muito pelo contrário, é bastante simples. E o investidor ainda conta com a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) – o mesmo seguro da poupança. Além da segurança, a Renda Fixa tem ótima rentabilidade.

A Renda Fixa possui diversos tipos de título. Por isso, você tem inúmeras possibilidades diferentes para investir.

Com a redução da taxa básica de juros para 6,75% ao ano, o professor da FGV Ricardo Teixeira sugere investimentos em renda variável. Segundo ele, investidores mais propensos ao risco devem aplicar no mercado de ações.

“O ambiente político e econômico está mais estável e a atividade vai começar a acelerar. A tendência é que a taxa Selic caia um pouco mais e a economia cresça, com um salto efetivo em 2019”, diz Ricardo Teixeira.

Tipos de Renda Fixa

Tesouro Direto – O Tesouro Direto é um dos investimentos mais procurados por quem deseja sair da poupança. Ele é um programa do Tesouro Nacional para comercialização de títulos
públicos federais.

CDB – Esta aplicação é emitida pelos bancos com o objetivo de captar recursos para financiar suas atividades, como melhorias na sua estrutura e até empréstimos para seus próprios clientes. A lógica do CDB é a mesma do Tesouro Direto. O investidor empresta seu dinheiro para o banco e, em troca, recebe este capital corrigido com os juros.

LCI e LCA – Esses dois títulos são muito parecidos. A diferença é que na LCI o dinheiro captado será utilizado em financiamentos no ramo de imóveis, enquanto na LCA o dinheiro será utilizado em financiamentos no ramo agropecuário.

MBI Varejo

1º – Bradesco (média final – 8,87)
2º – Santander (média final – 7,72)
3º – Caixa (média final – 7,62)

Os últimos dois anos foram muito complicados para os pequenos e médios empresários no Brasil. A crise política e econômica criaram um quadro de insegurança e instabilidade que fizeram muitos negócios fecharem as portas. Contudo, depois de um período complicado, os ventos parecem soprar em direção ao crescimento e o varejo de alimentos só tem a ganhar.

MBI Varejo Seletivo

1º – Banco do Brasil (média final – 8,68)
2º – Santander (média final – 7,75)
3º – Caixa (média final – 7,57)

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Como funciona o Consórcio Honda
Mercado de Capitais
comprar-ações-diretamente-em Wall-Street
Veja qual é o perfil do investidor brasileiro
novos investidores