Início Notícias Economia Qual melhor chave PIX para cadastrar?

Qual melhor chave PIX para cadastrar?

4
(38)

Desde o dia 5 de outubro é possível realizar o cadastro da chave PIX, o novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas.

Os clientes têm a opção de realizar o cadastro de até cinco chaves associadas a uma conta bancária.

Além de permitir o uso do novo sistema de forma direta, com o cadastro da chave também é possível localizar o destinatário do pagamento sem precisar de outros dados, por exemplo.

Quer saber quais as vantagens de cada uma das chaves e qual a melhor para cadastrar? Então continue a leitura deste texto para saber mais!

+ Como realizar o cadastro no PIX? Confira o passo a passo

Quais são as opções da chave PIX?

As chaves PIX prometem agilizar as transações e pagamentos nos bancos e fintechs. Vale lembrar, porém, que não será possível registrar uma mesma chave em mais de uma conta.

Os quatro tipos de chaves disponíveis são:

  • CPF ou CNPJ;
  • Número de celular (precisa ser brasileiro);
  • Endereço de e-mail;
  • Chave aleatória (sequência alfanumérica).

Vale lembrar que, independente da chave escolhida, o cliente ainda poderá vincular o QR Code à determinada chave para facilitar a transferência.

Ou seja, ao criar um QR com o número de telefone, por exemplo, essa informação pode ser preenchida automaticamente na hora em que o pagador colocar a câmera do celular no QR Code.

Algumas vantagens de cadastrar a chave PIX são: mais praticidade na hora de realizar o pagamento, mais segurança nas transações e um maior controle sobre os seus dados.

Veja, a seguir, cada tipo de chave PIX e suas vantagens e desvantagens.

Chave CNPJ ou CPF

Esse tipo de chave é indicado para as transações com maiores formalidades, como o recebimento de salário, por exemplo, ou a compra de um bem com alto valor.

Ao cadastrar o CNPJ ou CPF o número fica vinculado à sua conta na instituição cadastrada. Não será possível, no entanto, utilizar um CPF em conta que seja CNPJ e vice-versa.

Uma das vantagens de colocar a chave com CPF ou CNPJ é que ela garante que o titular da conta será exatamente o mesmo do documento informado, uma vez que a chave não pode ser cadastrada em uma conta que não seja de própria titularidade.

Vale lembrar que mesmo que a chave com CPF ou CNPJ seja para maiores formalidades, de acordo com o manual do Banco Central, as empresas não podem exigir um tipo de chave específica.

Isso quer dizer que quem recebe o dinheiro decide se quer por CNPJ/CPF, endereço de e-mail, celular ou então por meio da chave aleatória.

Chave de e-mail

Outra alternativa para o cliente é cadastrar o e-mail como chave PIX. Caso opte por essa opção, então qualquer pessoa que tem o seu endereço de e-mail poderá lhe enviar dinheiro.

A desvantagem de utilizar a chave de e-mail é que qualquer pessoa que queira saber o seu nome completo e parte dos seus números do CPF conseguirá essa informação simulando uma transferência apenas com o e-mail.

chave PIX
Veja quais são os tipos de chaves PIX e quais são suas vantagens e desvantagens

Chave de celular

Nesta opção o cliente pode vincular o número do celular à conta. A chave de celular é indicada para pessoas que já têm o seu número de celular. Ou seja, contatos do WhatsApp, agenda de telefone etc.

Caso seu contato no WhatsApp, por exemplo, tenha o número ele poderá receber o dinheiro sem repassar qualquer outro tipo de informação.

Mas para garantir que o número do celular pertença ao titular da conta, por exemplo, a instituição enviará um código SMS para o telefone. Esse código deverá ser informado no aplicativo do banco para comprovar a veracidade do usuário.

Chave aleatória

A chave aleatória pode ser considerada uma das que mais oferecem privacidade ao cliente. Isso porque a chave é gerada através do aplicativo da instituição, e pode ser copiado e colado no formulário de transferência ou então vinculado ao QR Code.

Exemplo de uma chave aleatória: a4c6sks79-8kjg-98jh-ku6haiakj09

Ao digitar a chave ou utilizar o QR, por exemplo, o pagador terá acesso as seguintes informações:

  • nome completo da pessoa ou razão social da empresa;
  • CPF ou CNPJ mostrando parte dos números;
  • banco ou instituição financeira de destino do dinheiro.

Por fim, vale lembrar que o cliente tem total autonomia para gerenciar as suas chaves no aplicativo do banco ou da instituição financeira. Ou seja, ele poderá desvincular a chave PIX a qualquer momento.

Mas ao desvincular a chave ela deixará de ser, automaticamente, válida para receber os pagamentos.

O que achou do nosso texto sobre chave PIX? Bom? Então continue a visita em nosso site e leia agora mesmo “saiba como evitar golpes com o PIX” e fique por dentro do assunto!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 38

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Calendário auxílio emergencial: veja datas até final do ano

Se você está esperando o pagamento de alguma parcela do auxílio, fique atento e veja o calendário auxílio emergencial da Caixa. Começou...

Como fica o 13º salário de quem teve jornada de trabalho reduzida?

O fim do ano chegou e com ele a época do pagamento do 13º salário também. Porém, durante 2020 ocorreram algumas mudanças...

O que esperar do mercado financeiro em 2021?

Tudo indica que 2021 seja menos turbulento para o mercado financeiro que este ano. Afinal, notícias indicam de que algumas vacinas para...

Como abrir conta digital para crianças? Confira 3 passos

Pensando no futuro das crianças, muitos responsáveis decidem criar uma reserva financeira para elas. Alguns, no entanto, não sabem que é possível...

Como é calculado o reajuste de aluguel? Confira!

Todo ano, os locatários são informados sobre o reajuste de aluguel. E, para não ficar no prejuízo, é essencial que você saiba...

Quais as barreiras para inclusão de negros no mercado financeiro?

"Não se aceitam pessoas de cor". Essa frase era bastante comum em anúncios de emprego até 1950, como descreve Abdias do Nascimento...