As criptomoedas estão ganhando cada vez mais o mercado e não param de surgir novidades de serviços financeiros relacionados a elas. Uma delas é o cheque especial em Bitcoin, que muito em breve será lançado pela Rispar.
Anúncios
A startup de crédito, que tem sede em São Paulo, disse que planeja se tornar o primeiro banco digital do país a oferecer essa modalidade de empréstimo com Bitcoin (BTC). Posteriormente, outras criptos poderão entrar para o pacote, de acordo com o Infomoney.
Vale destacar que já existem alguns tipos de ofertas de crédito envolvendo criptomoedas. A própria Rispar tem esse serviço, mas o cheque especial atrelado à cripto ainda não foi testado por nenhuma outra instituição financeira no Brasil.
Anúncios
Rafael Izidoro, CEO da Rispar, explica que, embora o momento de mercado seja ruim para as criptomoedas, isso não é um problema. Na verdade, para ele, isso torna a solução mais atrativa para investidores que compraram Bitcoin por um preço mais alto e não desejam vender agora.
Ou seja, ao invés de vender e ficar no prejuízo, esse investidor pode depositar o BTC na conta digital para levantar capital com juros mais baixos.
Rispar já oferece serviço de crédito com a cripto
Fora o cheque especial em Bitcoin, a startup Rispar oferece serviço de crédito com o BTC há um ano. Funciona assim: quem tem a criptomoeda, faz o depósito em uma carteira da empresa e recebe crédito em reais na conta no dia seguinte.
Anúncios
Essa operação ainda é pequena. Porém, de acordo com a empresa, o negócio já acumula oito mil clientes e R$25 milhões em Bitcoins depositados por clientes.
A partir de agora, a ideia da instituição é ampliar a oferta de crédito, oferecendo o tripé: crédito, investimento e conta digital. O Bitcoin será usado como base para conceder limite imediato, sem consulta ao Serasa e SPC.
Apesar dos criptos já serem uma realidade, o mercado de crédito em Bitcoin é modesto ainda. Mas a Rispar acredita no potencial desse nicho e busca se posicionar nele desde cedo. Uma das apostas é o cheque especial em Bitcoin.
“Eu faço um paralelo com a XP, por exemplo, que começou lá atrás com investimentos e, ao longo do tempo, criou outros produtos, como conta digital e cartão. (O mercado de crédito em Bitcoin) ainda não é tão maduro a ponto de surgirem diversos players, mas quando chegar nesse momento, a gente já está bem posicionado.”
Como vai funcionar o cheque especial em Bitcoin?
Assim como o tradicional, o cheque especial em Bitcoin da Rispar vai funcionar como um tipo de empréstimo automático para quem abrir conta digital na Rispar.
Como explica Izidoro, ao transferir BTC para a conta da Rispar, um limite de crédito será atrelado à conta digital do cliente. No entanto, o crédito será concedido até um limite de 50% do valor de mercado do Bitcoin depositado.
“Ao transferir Bitcoin para nossa plataforma, ele dá (para o cliente) um limite de crédito atrelado à conta digital, como um cheque especial. Você pode usar o crédito para cartão de débito, para parcelar compras, como achar melhor.”
O cliente poderá usar o crédito automático para o que desejar, sejam gastos do dia a dia ou até mesmo para comprar mais criptomoedas.
A versão piloto da conta digital será lançada entre final de junho e começo de julho. De início, o cheque especial se limita ao BTC, mas futuramente poderá se expandir para outras criptos como Ethereum (ETH) e Solana (SOL).
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe ou deixe um comentário!Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!