Como aumentar a restituição do Imposto de Renda

Escrito por: Mateus Carvalho em 5 de junho de 2020

A Receita Federal começou a pagar, no último dia 29 de maio, a restituição do Imposto de Renda 2020. O pagamento é realizado na conta bancária que o contribuinte informou na declaração.

Você esperava ganhar um valor mais alto na restituição do Imposto de Renda 2020?

Se a resposta foi sim, saiba que é possível aumentar o dinheiro a ser ganho no próximo ano. Caso prefira, você também consegue utilizar esses valores para doações.

Imposto de Renda 2020
A restituição do Imposto de Renda 2020 já começou a ser paga pela Receita Federal

Mas para que isso aconteça as suas ações devem ser realizadas ainda neste ano. Isso porque um dos principais erros que o contribuinte comete é ficar limitado entre os meses de março e abril.

Se você começar a pensar no imposto que paga com antecedência, fará com que as preocupações com os erros sejam cada vez menores. Além de possibilitar que se recupere mais dinheiro ou use-o para beneficiar quem precisa.

Restituição do Imposto de Renda: aprenda como aumentar o valor

É bem provável que você esteja pensando como pode aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda já que estamos no meio do ano, certo? Você pode aumentar o que tem para receber por meio de doações que podem ser abatidas e com a previdência privada.

O diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota, explica como isso pode ser feito:

“Mas é importante correr, pois, depois que acabar o ano nada mais pode ser feito. A tão falada cultura do brasileiro de deixar o Imposto de Renda para última hora não tem apenas reflexo em erros que podem levar à malha fina. Ela também tem como resultado a diminuição da restituição dos contribuintes.” 

O diretor executivo ainda acrescenta que existem ferramentas legais que fazem com que a sua restituição do Imposto de Renda seja ainda maior. 

E essas ações podem ser das mais simples até as mais sofisticadas. Sendo assim, desde como guardar de forma adequada os comprovantes de gastos com educação e saúde até mesmo as doações e a realização da previdência privada.

Porém, Welinton faz um alerta: “a primeira coisa que deve ser avaliada para ter a restituição é se houve valores retidos, caso contrário não há o que se restituir.”

Caso você queira abater o plano da previdência privada, é importante que isso somente ocorra quando ele é feito pelo modelo PGBL, em um limite de 12% do valor tributável total. Isso, claro, antes de qualquer dedução.

Além de ser dedutível do Imposto de Renda para quem já contribui para os sistemas previdenciários oficiais. Como por exemplo autônomo, funcionário público ou até mesmo do setor privado.

Especialista recomenda aplicação mensal 

Segundo Richard, o recomendado é fazer a aplicação mensal desses valores, e não somente nessa época do ano. Ele explica ainda que isso ajuda a potencializar bastante os resultados.

Já com relação as despesas médicas, odontológicas e de pensões alimentícias judiciais, para o contribuinte conseguir a restituição, precisa somente guardar de forma adequada os documentos.

O especialista ainda indica que não se passe informações dessas áreas que não estejam de acordo com a realidade.

“O Fisco está fechando o cerco às informações irregulares a partir de evoluções tecnológicas e cruzamento de informações, tudo o que for declarado deve ser comprovado adequadamente”, revela Richard Domingos.

Clientes Nubank poderão receber restituição do Imposto de Renda

Uma novidade para o Imposto de Renda 2020 é em relação ao Nubank. O banco digital está sempre inovando para seus clientes e trouxe, para este ano, a possibilidade do recebimento da restituição.

Quem tem a conta no banco poderá receber a restituição direto pela NuConta. A novidade do Nubank foi comunicada, em março, para todos os seus clientes.

Além disso, o banco informou que quem optar em receber a restituição do Imposto de Renda pela NuConta pode conseguir ainda 100% do CDI de liquidez diária. A partir do aviso, o Nubank já liberou a opção para cadastro de seus clientes.

E o que é preciso? A única exigência é que o CPF de cadastro na NuConta seja o mesmo usado na declaração do Imposto de Renda 2020. Ou seja, a conta precisa ser do titular (do contribuinte).

O banco lista para seus clientes quais são as vantagens de escolher a NuConta para receber a restituição. Uma delas é que muitas tarifas e/ou anuidades não são cobradas. Confira as demais:

  • Aumento de limite com facilidade e qualidade no atendimento;
  • Contato direto com a sua fatura e gastos;
  • Bloqueio de cartão pode ser feito pelo aplicativo;
  • Descontos no pagamento antecipado da sua fatura e cartão virtual;
  • Saques em qualquer banco 24 horas.

O que mudou no Imposto de Renda 2020?

Você que está acostumado a declarar o Imposto de Renda anualmente, sabe o que mudou do último ano para este? Sim, tiveram novidades. A Receita Federal, inclusive, confirmou as mudanças.

A sócia da área de impostos da KPMG no Brasil, Janine Goulart, revela o que mudou com base na declaração de 2019. Ela cita, por exemplo, a exclusão das despesas com INSS pagas pelo empregador em nome de empregado doméstico.

Também comenta a mudança quanto a possibilidade de fazer doações diretamente aos Fundos controlados pelo Conselho Nacional, Distrital, estaduais ou municipais do Idoso.

“Vale lembrar que essa dedução não poderá exceder 3% do valor do imposto devido. Além disso, existe um limite de 6% do total do imposto devido considerando essas doações e as demais doações feitas durante o ano, incluindo ainda as doações ao Estatuto da Criança e do Adolescente”, conclui.

+ Especialista responde 10 dúvidas sobre o Imposto de Renda 2020

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Como funciona o Consórcio Honda
pib
Serviços da conta corrente gratuita
Muitas fintechs oferecem serviços de bancos digitais e de cartões de crédito
Como cancelar compra com cartão de crédito?