Se você já acertou as contas com o Leão este ano deve estar pensando na restituição, certo? Mas você sabia que é possível aumentar a restituição do Imposto de Renda?
Anúncios
Isso pode ser realizado usando as regras da própria Receita Federal.
Mas como é feito? Aplicando descontos legais como, por exemplo, educação, saúde, pensão e gastos com dependentes.
Anúncios
Porém, antes de você saber como aumentar a restituição é preciso saber o que ela é e quem pode recebê-la.
Para começar, a restituição do Imposto de Renda é a devolução de parte do imposto pago à Receita Federal.
Sendo assim, se os tributos que são pagos referentes ao Imposto de Renda forem maiores que o valor presente na declaração, o contribuinte terá um saldo a ser restituído.
Anúncios
Mas quem pode receber a restituição? Nem todos os contribuintes têm direito de recebê-la. A Receita Federal realiza uma checagem para saber quem deve ou não ser restituído.
São analisadas todas as informações dos declarantes e os que atendem aos critérios são premiados com a restituição.
Além disso, alguns casos onde é comum as pessoas receberem a restituição são os que estão ligados a gastos médicos e educação.
Se você tem altas despesas com um desses, existe uma possibilidade de ser restituído.
Como aumentar a restituição do Imposto de Renda
É possível aumentar a restituição do Imposto de Renda por meio de doações que podem ser abatidas com previdência privada.
E o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota, explica como isso pode ser feito:
“Mas é importante correr, pois, depois que acabar o ano nada mais pode ser feito. A tão falada cultura do brasileiro de deixar o Imposto de Renda para última hora não tem apenas reflexo em erros que podem levar à malha fina. Ela também tem como resultado a diminuição da restituição dos contribuintes.”
O diretor executivo ainda acrescenta que existem ferramentas legais que fazem com que a sua restituição do Imposto de Renda seja ainda maior.
E essas ações podem ser das mais simples até as mais sofisticadas. Desde como guardar de forma adequada os comprovantes de gastos com educação e saúde até mesmo as doações e a realização da previdência privada.
Porém, Welinton faz um alerta: “a primeira coisa que deve ser avaliada para ter a restituição é se existem valores retidos, caso contrário não há o que se restituir.”
Caso você queira abater o plano da previdência privada, é importante que isso somente ocorra quando ele é feito pelo modelo PGBL, em um limite de 12% do valor tributável total. Isso, claro, antes de qualquer dedução.
Além de ser dedutível do Imposto de Renda para quem já contribui para os sistemas previdenciários oficiais. Como por exemplo autônomo, funcionário público ou até mesmo do setor privado.
Dicas para aumentar a restituição do IR
Se você deseja aumentar a restituição do Imposto de Renda, saiba que é preciso estar atento a alguns detalhes, como saúde, educação e dependentes.
Isso porque, como já foi dito anteriormente, são esses elementos que podem ajudar a aumentar a restituição.
Além disso, existem diversas providências que o contribuinte deve e pode tomar para aumentar a restituição. Confira abaixo algumas dicas para aumentar a restituição.
1. Prepare-se para preencher a declaração do Imposto de Renda
É importante se preparar durante todo o ano para o preenchimento da declaração de ajuste anual.
Ao deixar toda a documentação separada, é possível ter uma prévia de qual o melhor tipo de declaração a ser enviada e dos dados a serem inseridos.
Além disso, você também evita cair na malha fina. Outro ponto importante é que essa prática garante uma declaração mais consistente.
2. Guarde os documentos que comprovam os gastos
Como você já sabe, uma forma de aumentar a restituição é por meio das despesas médicas e odontológicas, educação e pensão alimentícia.
Por isso, é importante guardar todos os comprovantes dessas contas.
Essas informações devem ser declaradas corretamente, incluindo os centavos.
Isso porque a Receita Federal realiza o cruzamento de dados com outros bancos de dados oficiais.
+ Imposto de Renda: como consultar se caiu na malha fina
3. Investimento em Previdência Privada
Se você tem um plano de previdência privada e quer abater o plano no Imposto de Renda precisa saber que isso só acontece no modelo PGBL.
Neste caso, a dedução das contribuições no cálculo do Imposto de Renda é de até 12% da renda total tributável.
O PGBL é dedutível do Imposto de Renda mesmo para quem já contribui para os sistemas previdenciários oficiais.
Como, por exemplo, o trabalhador do setor privado, funcionário público ou até mesmo autônomo.
4. Doações podem ser declaradas
Se você é o tipo de contribuinte que faz declarações do Imposto de Renda pelo formulário completo, pode declarar as doações que tem feito.
Essa é uma forma de você direcionar o dinheiro que paga ao governo para ações que tragam benefícios para a população.
É possível destinar até 6% do Imposto de Renda devido para os fundos de amparo à criança e ao adolescente, por exemplo.
Além de projetos de incentivo a atividades culturais, audiovisuais e artísticas.
5. Declaração em conjunto com o cônjuge
É comum que os casais realizem a declaração em conjunto.
Porém, isso significa que a receita tributável deles será somada e, consequentemente, faz com que a faixa de tributação do Imposto de Renda seja maior.
Mas se cada declaração for feita separadamente, cada um terá uma faixa de isenção. O que ajuda na possibilidade de aumentar a restituição do seu Imposto de Renda.
Mas é preciso avaliar se declarar em conjunto é bom ou não. Para isso, basta preencher a declaração dos dois modos e ficar atento ao resultado.
Neste caso, vale a pena verificar se a inclusão de dependente aumenta a possibilidade de restituição.
6. Inclua os dependentes para aumentar a restituição
Pai e mãe também podem ser considerados dependentes, o que permite que o contribuinte abata as despesas com assistência médica para eles.
Porém, os rendimentos desses dependentes são somados na declaração do filho. O que pode acabar elevando a faixa de tributação.
Sendo assim, é importante avaliar se a soma dos abatimentos é superior ao imposto gerado por conta do acréscimo aos rendimentos.
7. Valor pago ao INSS para empregada doméstica
Se você tem empregados domésticos registrados que trabalham na sua casa, é possível lançar os valores pagos ao INSS.
Sendo assim, o valor pode ser destinado ao Imposto de Renda pago.
Mas vale lembrar que a dedução é limitada a uma única funcionária, até o limite de um salário mínimo.
Mas se a família tiver uma empregada e uma babá, por exemplo, e cada cônjuge realizar uma declaração, o valor individual pode ser abatido em cada declaração.
8. Pensão alimentícia
Outro fator que pode ajudar a aumentar a restituição do Imposto de Renda é a pensão alimentícia, para quem declara esse tipo de dedução. Mas, vale lembrar que ele é válido apenas para pensões determinadas judicialmente.
Isso mesmo, aquelas estabelecidas mediante acordo homologado na Justiça ou com escritura pública. Além disso, somente o valor que foi estabelecido é dedutível para restituição, qualquer quantia paga por fora não entra.
Gostou do conteúdo sobre como aumentar a restituição do IR? Então salve para quando precisar. E não deixe de compartilhar!