O cadastro da biometria é um item requerido pela Justiça Eleitoral para que o cidadão consiga cumprir seu dever de votar nas eleições.
Isso acontece porque a biometria é uma forma de promover uma melhor identificação do eleitor, garantindo, assim, uma maior segurança e transparência para o processo eleitoral.
Logo, trata-se de um item de cuidado. Ou seja, quando a revisão biométrica for obrigatória no município em que você vota, deverá comparecer no cartório eleitoral com os documentos necessários. Caso isso não aconteça, o seu título pode ser cancelado.
Com o título cancelado, você não poderá:
- Emitir carteira de identidade ou passaporte;
- Participar de concurso público;
- Solicitar certos tipos de empréstimos;
- Receber salário de função de emprego público.
Vale dizer que se você mora em outro município, ainda é possível comparecer ao cartório eleitoral do seu novo endereço e solicitar a transferência, além de recolher a biometria.
Agora você vai conferir como saber se já fez a coleta e caso ainda não tenha feito, entenderá como fazer o cadastro da sua biometria!
+ Como transferir o título de eleitor pela internet? Veja o passo a passo
Verificando se já tenho
Antes de recorrer ao cadastro da biometria, você pode consultar se já o fez. Algumas pessoas, no momento em que tiraram o seu título de eleitor, já colheram essa informação também. A consulta é feita no site do TSE.
Outra forma de saber se você tem a biometria é simplesmente olhando para o seu título de eleitor impresso.
Isso porque no próprio documento, caso você tenha a biometria cadastrada, haverá o termo “Identificação Biométrica”. Caso você tenha, não é preciso fazer novamente ou algo do tipo, não há pendências.
Porém, se você realmente não possui o cadastramento biométrico, é preciso ir até um cartório eleitoral para fazer um.
+ Como fazer o título de eleitor? Confira o passo a passo!
Cadastrando a biometria
Na ocasião, a Justiça Eleitoral faz a coleta e a inclusão da impressão digital, assinatura e foto, de modo que a segurança do seu poder voto.
Mas antes de comparecer ao cartório eleitoral, é preciso saber que alguns estabelecimentos só atendem com agendamento prévio. Caso tenha dúvidas sobre o funcionamento, entre em contato com o TRE da sua região.
Os documentos que você deve levar ao cartório eleitoral para fazer o seu cadastro biométrico são:
1) documento oficial brasileiro de identificação com foto;
2) comprovante de residência recente, emitido há menos de 3 meses;
3) o título de eleitor (se o tiver); e,
4) para homens com mais de 18 anos (até o dia 31 de dezembro do ano em que completarem 45 anos) que solicitarem pela primeira vez título de eleitor é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto à Justiça Militar.
Porém, fique atento. No que se refere ao documento de identificação com foto, você usar: carteira de identidade, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, passaporte ou carteira nacional de habilitação.
No entanto, se você precisa solicitar o título de eleitor pela primeira vez, não pode fazer uso da carteira nacional de habilitação, passaporte e nem carteira de trabalho digital. A carteira de trabalho digital não é documento válido de identificação na Justiça Eleitoral.
Também vale lembrar que os títulos que estão há mais de seis anos cancelados são excluídos do sistema. Nesse sentido, é preciso refazer todo o processo, como se fosse a primeira vez. Em alguns casos, ainda terá que fazer o pagamento de uma multa, se o título foi cancelado com alguma pendência.
Agora que você já sabe como fazer, confira outras notícias relacionadas. Veja também: como regularizar título de eleitor? Veja o passo a passo de como fazer!