
Se você mudou de cidade e deseja transferir o título de eleitor, saiba que o prazo vai até o dia 4 de maio para solicitar a transferência do domicílio eleitoral. As eleições 2022 terão cinco cargos na disputa: deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e presidente da República.
Anúncios
O prazo de 4 de maio também é a data limite para fazer a mudança de local de votação dentro do mesmo município, serviço previsto na revisão do cadastro de eleitor. Outras alterações, como a inclusão de nome social, por exemplo, são permitidas até essa data também.
Além disso, até maio o eleitor pode pedir a solicitação da primeira via e regularização do título de eleitor e quem precisa acertar pendências e multas relativas a ausências em eleições anteriores.
Anúncios
O eleitor que não votou em três eleições consecutivas e teve o título cancelado também deve regularizar sua situação durante esse período.
Já os eleitores brasileiros que moram no exterior, a data também é limite para transferência de domicílio eleitoral, alteração de dados de cadastro e regularização do título.
A seguir, veja como transferir o título de eleitor pela internet
Anúncios
Passo a passo para transferir título de eleitor e mudar local de votação pela Internet
Antes de mais nada, vale lembrar que para fazer a transferência de título é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo endereço e não tenha feito transferência de título, ou tirado a primeira via do documento, nos 12 meses anteriores.
No entanto, esse critério não se aplica ao servidor público civil, militar e autárquico, ou membros de sua família, que, por motivo de remoção ou transferência, tenha mudado de domicílio.
Confira o passo a passo para alterar o título de eleitor pela internet:
- O primeiro passo é digitalizar um comprovante de residência e um documento de identificação oficial com foto;
- Em seguida, entre no site do TSE, depois em “Eleitor e eleições”;
- Escolha a opção “Título eleitoral” e depois “Tire seu título ou altere seu título – Título Net”.
- Em seguida, vá até “Iniciar seu atendimento a distância” e preenche o formulário para atendimento.
Quais documentos são solicitados para transferir o título de eleitor?
- documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
- comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
- documento que consta o pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito);
- comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).
+ Documento nacional de identidade (DNI): veja como vai funcionar

Eleições 2022: como identificar débito com a Justiça Eleitoral?
Antes de solicitar a alteração no cadastro domiciliar ou de outros dados pessoais, é necessário verificar se você possui débito com a Justiça Eleitoral. As multas são, normalmente, decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais.
Caso você confirme que tem débito com a Justiça Eleitoral, será preciso emitir um boleto e efetuar o pagamento no Banco do Brasil.
+ Clique aqui para consultar débitos com a Justiça Eleitoral
Após consultar os débitos, é necessário quitar a Guia no Banco Central. Em seguida, é preciso aguardar a identificação do pagamento na Justiça Eleitoral. Além disso, também será liberado o registro na inscrição pela zona eleitoral.
Caso haja urgência para regular o título, entre em contato com a sua zona eleitoral para orientações sobre a baixa da multa no sistema.
O contato telefônico pode ser obtido na página do Tribunal Regional Eleitoral da respectiva Unidade Federativa ou em consulta a zonas eleitorais.
Gostou deste conteúdo? Acha que ele pode ajudar outras pessoas?
Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso e saibam como pedir transferência do título de eleitor.