Veja como conseguir estágio sem experiência

0
1075
várias carteiras de trabalho
0
(0)

Entrar no mercado de trabalho e iniciar a carreira é sempre aquela história: jovens, sobretudo se for de classe mais baixa, não conseguem um emprego porque não possuem experiência profissional. Mas como conseguir estágio sem experiência se não há ninguém para dar a primeira chance?

Anúncios

Para muitos, o paradoxo de conseguir o primeiro estágio sem experiência é um beco sem saída. E aí, se não enxergam nenhuma possibilidade ou solução para vencer esse impasse, acabam perdendo a motivação e deixando a busca de lado.

Você se identificou com isso? Está buscando opções para conseguir o primeiro estágio sem experiência? Para ajudar você a conquistar esse objetivo, separamos algumas dicas para impulsionar e você conseguir dar o start na sua vida profissional.

Anúncios

Como conseguir o primeiro estágio sem experiência

1. Seja o seu maior case

Se nenhuma empresa está disposta a oferecer uma oportunidade, por que você não cria a sua?

Para isso, você pode começar a tocar aquele projeto pessoal que sempre teve vontade, mas deixou para depois. Desta maneira, você poderá usá-lo para desenvolver suas habilidades e ganhar prática.

Além disso, na hora de conversar com um recrutador, por exemplo, você pode usar esse projeto como exemplo para falar sobre o seu perfil e apresentar resultados.

Anúncios

estágio-sem-experiência:

Outra possibilidade para iniciar sem experiência é começar a prestar serviço para outras pessoas como freelancer.

Para isso, existem plataformas online, como a Trampos.com, a Freelancer, a 99freelas e a Workana, que conectam empreendedores e profissionais autônomos, oferecendo um ambiente online no qual as partes podem trabalhar juntas.

2. Busque por trabalhos voluntários

Além de dar um ‘plus’ no currículo, os trabalhos voluntários são uma ótima alternativa para entender como funciona o mercado de trabalho e, além disso, colocar em prática o que se aprende na graduação.

Organizações internacionais, por exemplo, fomentam projetos com foco no empreendedorismo social. A AIESEC, que tem como objetivo desenvolver a liderança de seus membros por meio de experiências de gestão e intercâmbio, pode ser uma ótima porta para a entrada de jovens recém-graduados.

Além de ganhar a experiência prática que pode facilitar na hora de entrar no mercado de trabalho, é possível construir um networking sólido, o qual pode ser muito estratégico para conseguir um emprego por meio de indicações.

Outra opção é procurar por Organizações Não Governamentais em sua cidade que precisem de profissionais na área em que quer atuar.

Além das ONGs, existem outras possibilidades dentro do terceiro setor, como entidades filantrópicas e diferentes organizações sem fins lucrativos, como os clubes e os condomínios.

+ Como conseguir o primeiro emprego: dicas para se inserir no mercado
+ Estágio em 2022: saiba quais são as áreas com maiores salários

3. Procure se atualizar sempre que possível

Participe de eventos na sua área e faça o máximo de cursos que você puder. Aproveite, por exemplo, esses momentos para fortalecer a sua rede de contatos.

Além disso, durante os processos seletivos, saber apontar como determinado curso auxiliou a sua formação e dar exemplos de como a teoria pode ser aplicada na prática ou no contexto da empresa que você está realizando o processo faz com que os recrutadores valorizem ainda mais o candidato.

Lembre-se: existem cursos online que são gratuitos e possuem um conteúdo excelente. Para se capacitar, você só precisa de proatividade e disciplina!

Como elaborar um currículo para conseguir estágio sem experiência

Fazer um currículo para estágio, ainda mais sem experiência, pode ser considerado um desafio. No entanto, esse não é um problema caso o candidato saiba descrever outras atividades que sejam importantes para a vaga.

Para auxiliar você, montamos algumas dicas essenciais para tornar o seu currículo atrativo e apto para driblar a concorrência e ser visto pelos recrutadores.

É importante que o candidato a estágio forneça os dados pessoais necessários para que o recrutador entenda melhor sobre ele. Por isso, o seu currículo deve conter:

  • nome completo;
  • idade;
  • endereço completo;
  • contato telefone;
  • contato de e-mail;
  • se possui ou não carteira de motorista – mas só se a vaga tiver essa exigência, viu?

Outras informações ainda podem agregar ao elaborar o seu currículo, como disponibilidade para mudar de região, para viajar e também de horário.

Além de pretensão salarial, caso a oportunidade de estágio exija. Você pode destacar, além disso, as atividades – sejam voluntárias ou de freelas – e curso que realizou.

Gostou do nosso texto? Então continue a visita em nosso site e leia agora mesmo: “6 cursos online gratuitos para turbinar o currículo.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui