Como consultar a conta de luz online? Veja agora!

0
958
lâmpadas acessas
0
(0)

Está precisando consultar a sua conta de luz, mas não sabe como? Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo de como fazer a consulta online de algumas das principais distribuidoras de energia do Brasil. 

Você pode tanto consultar seus débitos pendentes, como emitir a segunda via de uma fatura para fazer pagamentos. 

Lembre-se que, mesmo que a fatura não chegue por correio, é sua responsabilidade pagá-la no vencimento. Por isso, se o prazo está acabando e ela ainda não chegou, faça a consulta e emita a segunda via como vamos ensinar a seguir.

Como consultar a conta de luz online?

A maioria das distribuidoras de energia possui uma espécie de agência online, que permite ao cliente consultar sua conta de luz rapidamente. Em alguns casos, é necessário fazer um cadastro no site, mas há também formas de fazer a consulta rápida, sem necessidade de cadastro. 

Basicamente, os sites disponibilizam de duas a três destas opções:

  • consulta a débitos pendentes
  • segunda via completa
  • consulta simplificada

A consulta simplificada é aquela que não requer cadastro no site da empresa. Mas em alguns casos, essa consulta permite acessar apenas o valor do débito e o código de barras para pagamento, não podendo ser usada como comprovante de residência, por exemplo. 

A seguir, ensinamos o passo a passo das principais distribuidoras de energia apra fazer a sua consulta.

Enel

Para consultar a conta de luz da Enel, é necessário fazer a emissão da segunda via no site da empresa. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o site da Enel e escolha sua região
  2. No menu principal, acesse a página “Para Você”
  3. Role a página até o menu “Minha Conta”
  4. Selecione a opção “Segunda Via de Conta”
  5. Preencha o formulário com o Número do Cliente e CPF do titular

Caso não saiba o número do cliente, ele pode ser consultado em faturas anteriores ou no próprio site da Enel, na página de Número do Cliente. É necessário informar o nome e CPF ou CNPJ do titular da conta.

CPFL e RGE

Para consultar a conta de luz da CPFL ou da RGE o passo a passo é o mesmo. Acontece que ambas utilizam a mesma plataforma. E nos dois casos existem duas formas de fazer a connsulta.

Para quem quer apenas consultar débitos pendentes, para checar valores, é possível fazer a consulta acessando diretamente a página Consulta de Débitos

Mas para realizar pagamentos, o cliente precisa emitir a segunda via seguindo o passo a passo:

  1. Acesse a página “Segunda Via de Conta” no site da CPFL
  2. Selecione o botão “acessar serviço”
  3. Faça login com seu cadastro ou crie um cadastro, se não tiver, ou escolha a opção acesso rápido

Na CPFL, se optar pela versão rápida da consulta, receberá apenas a versão resumida da fatura com código de barras, que não serve como comprovante de residência. Para a versão completa, é necessário cadastro no site. 

Light

Para consultar a conta de luz da Light é necessário acessar o site Agência Light. Para a versão completa da conta, basta informar nome, CPF e outros dados do titular. 

O formulário de cadastro fica logo na página inicial. Depois disso, é possível acessar todos os serviços, incluindo consulta a débitos e emissão de 2ª via.

Cliente sem cadastro no site pode consultar a segunda via, mas precisa do código da instalação, que fica disponível na fatura (no campo retangular destacado em verde).

  1. No menu do site, acesse a opção “segunda via de conta”
  2. O formulário de acesso rápido aparecerá em pop-up na tela, preencha-o com o CPF do titular o código de instalação
Imagem de uma conta de luz
Clientes podem consultar conta de luz pela internet com ou sem cadastro no site da distribuidora

Celesc

Clientes que querem consultar a conta de luz da Celesc costumam ter dúvidas, pois o serviço não aparece logo na página inicial do site. Acontece que o acesso a serviços deve ser feito pela Agência Web.

  1. Acesse a Agência Web
  2. Digite o número da sua Unidade Consumidora e CPF do titular

A unidade consumidora é o imóvel referente à conta de luz.

Energisa

Para consultar a conta de luz da Energisa o cliente pode fazer o cadastro no site ou também optar pelo acesso rápido. Neste caso, além do CPF (ou CNPJ), será preciso informar o número do imóvel.

Porém, no acesso rápido são disponibilizadas somente as faturas vencidas e a vencer do imóvel. Para acessar o histórico completo e ver detalhes de todas as faturas, é necessário se autenticar utilizando o CPF do titular.

  1. Acesse a página “segunda via”
  2. Faça um login com CPF e senha ou opte pelo acesso rápido informando o número da unidade consumidora (imóvel)

EDP

Já para consultar a conta de luz da EDP, basta acessar a página Conta Simplificada para Pagamento. O site pede que o cliente informe seu Estado, CPF ou CNPJ e o código de instalação do cliente.

Assim como no caso da Light, esse código fica disponível em faturas anteriores. Também é possível fazer a emissão da segunda via completa, mas neste caso a empresa requer cadastro no site.

Como consultar a conta de luz pelo CPF?

Todas as empresas permitem ao cliente consultar a conta de luz pelo CPF. No entanto, além do documento, inevitavelmente será necessário informar também: uma senha ou código de instalação ou outro tipo de identificador do imóvel que a empresa utilize. 

Essa dúvida surge, porque muitas pessoas, ao tentarem fazer a consulta sem cadastro, se deparam com a necessidade de informar o código. Caso não saiba o código da sua residência, ele sempre estará disponível em todas as faturas anteriores.

Algumas empresas pedem o código de instalação, outras o código do cliente ou ainda o número da Unidade Consumidora (imóvel). Em todo caso, a consulta com CPF vai exigir que o cliente informe um desses dados. 

Ou seja, informar somente o CPF do titular não é o suficiente. Em caso de dúvidas, procure a Central de Atendimento da distribuidora de energia da sua região.

O conteúdo ajudou? Então avalie abaixo e deixe sua dúvida nos comentários! 

Leia também:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui