Você sabia que é possível criar um NFT de graça? Acontece que existe uma rede específica que não cobra a taxa de transação, que é um dos principais custos nesse processo.
Anúncios
Estamos falando da rede Polygon, que desde julho de 2021 permite que os usuários criem, comprem e vendam NFTs sem pagar essas taxas de transações.
Ou seja, permite um marketplace sem a chamada Gas Fee (taxa de gás, na tradução livre).
Anúncios
E esta rede está disponível como opção para quem coloca um token não-fungível à venda na OpenSea, que é a principal plataforma para venda desses ativos atualmente.
Mas para entender como acontece o processo de criar um NFT gratuitamente, vamos falar primeiro sobre o processo de criação.
+ Conheça os golpes com NFT mais praticados e saiba como evitá-los
Como se cria um token não fungível?
O primeiro passo para criar um token não-fungível é escolher o que vai representar esse token. Se for uma arte digital, por exemplo, você provavelmente precisará pagar o trabalho exclusivo (a menos que você seja o artista).
Anúncios
Por isso, é complicado dizer que é possível criar um NFT totalmente de graça. Afinal, podem haver outros custos envolvidos no processo.
Mas uma vez escolhida a representação do token, é necessário decidir qual blockchain será utilizado para emissão. Cada blockchain tem seu próprio padrão de token, carteira digital e marketplace.
Também é preciso criar uma wallet (ou carteira de criptomoedas), onde o token será armazenado. A carteira de criptomoedas deve ser de uma plataforma segura e com bom histórico de mercado.
Os custos da criação do NFT, dentro da rede, serão pagos com a criptomoeda compatível com a rede. No caso do Ethereum, que é a mais usada na criação desses tokens, os custos são pagos com o ETH, por exemplo.
Os valores podem variar. Mas na rede Ethereum todo o processo pode custar de 70 a 200 dólares ou ainda mais caro. Esses são os custos das taxas de transações ou Gas Fee.
Depois da criação do token, é hora de colocá-lo à venda em um marketplace, como a OpenSea, Rarible e Mintable.
Como criar um NFT de graça?
A rede blockchain Polygon, que está disponível para quem colocar um token à venda na OpenSea, permite criar NFT de graça. Ou seja, sem os custos das taxas de operação.
Porém, essa gratuidade diz respeito apenas à criação na plataforma. Ainda será necessário pagar as taxas cobradas na OpenSea, caso a venda seja realizada.
Para utilizá-la, basta marcar a Polygon como opção de rede na hora de registrar a NFT OpenSea e não a Ethereum.
Porém, Ethereum é a rede mais utilizada pelos usuários por um motivo. Mesmo cobrando a Gas Fee, ela tem mais reputação, oferece segurança.
Isso não quer dizer, no entanto, que seu NFT está inseguro ou que vai sumir se estiver na Polygon. A própria OpenSea diz que a rede proporciona transações escaláveis, seguras e instantâneas com moedas compatíveis com a rede Ethereum.
Só que a Polygon é gratuita e rápida, mas ainda não possui uma grande adesão. Por isso, é provável que se tenha menos potencial de venda ao utilizá-la.
Afinal, se o token for “mintado” (cunhado) na blockchain Polygon, ele só poderá ser vendido para usuários da Polygon. Algumas características sobre a rede que se deve ter em mente são:
- não permite leilões, só preço fixo
- a compra do token é realizada com o Ether da Polygon
- alguns compradores podem ficar inseguros
O conteúdo foi útil? Então compartilhe com seus amigos que também estão curiosos sobre a criação de NFTs! Leia também: Saiba quanto custa e como criar um NFT!
Eu
Eu quero fazer uma nft