Você já ouviu falar na Polygon? É uma tecnologia utilizada para conectar e escalonar projetos em blockchains. Mas, sobretudo, foi criada para solucionar os problemas de escalabilidade na rede Ethereum.
Anúncios
Escalabilidade, basicamente, é a capacidade que uma rede tem de realizar milhares de transações por segundo em uma blockchain. E esse, não por acaso, é um dos maiores desafios do mundo cripto.
A Polygon é uma tecnologia que soluciona esse problema, permitindo a conexão de projetos em blockchains, principalmente aqueles relacionados e compatíveis com a rede Ethereum.
Anúncios
O protocolo Polygon tem mais de 3 mil DApps (aplicativos descentralizados) que estão ativos dentro dessa estrutura.
E com o crescimento da Ethereum, especialistas acreditam na tendência à valorização de projetos que procuram facilitar o desenvolvimento de outros projetos dentro dessa rede. Isso quer dizer que a MATIC, token da Polygon, pode performar bem.
O que é a rede Polygon?
Polygon nada mais é que um projeto criado para solucionar o problema de escalabilidade do Ethereum. Por isso, ele possui um protocolo que permite que se construa e conecte redes blockchain compatíveis com a rede Ethereum.
Anúncios
É importante lembrar que a rede Ethereum tem crescido cada vez mais em importância, uma vez que abre caminho para projetos relacionados às finanças descentralizadas (DeFi). Além disso, é utilizado em iniciativas como NFTs e projetos do metaverso.
Mas esse crescimento da rede também fez aumentar os problemas de escalabilidade, que nada mais é que a capacidade de fazer milhares de transações por segundo. Logo, faz-se necessário uma ferramenta capaz de solucionar essa questão.
Polygon surge com a proposta de resolver esse problema e permite a ampla utilização da rede Ethereum. Isso acontece por meio do acesso à estrutura que é responsável por criar uma Blockchain compatível com a Ethereum.
Por isso a antiga Matic Network também é conhecida como a “plataforma criada por desenvolvedores para desenvolvedores”. Ela foi criada em 2017 por Jaynti Kanani, Sandeep Nailwal e Anurag Arjun.
Conheça MATIC, o utility token da Polygon
Não existe realmente uma criptomoeda chamada Polygon. Na verdade, a cripto da rede Polygon é a MATIC, que deriva do primeiro nome da rede: Matic Network.
Esse token MATIC é executado no ERC-20 no Blockchain do Ethereum e foi criado para servir de base para negociações e transações dentro da estrutura Polygon. Por isso, pode ser considerado um utility token (token de utilidade).
Dentro da estrutura Polygon, a criptomoeda pode ser utilizada para participação em decisões do projeto; como moeda operacional (pagamento de taxas, como por exemplo); e Staking, validando operações do próprio protocolo Polygon.
De acordo com o site oficial da MATIC, todos os tokens serão distribuídos até dezembro de 2022.
Segundo a corretora de criptomoedas Coinext, o token valorizou mais de 12.000% em 2021, o que resultou na sua entrada para a lista das 15 moedas mais negociadas no mundo.
Talvez esteja se perguntando: quando vale a MATIC? Na data da publicação deste artigo, o token da Polygon está valendo aproximadamente R$8.
Como comprar MATIC?
Existem várias corretoras especializadas em criptomoedas onde se encontra a MATIC, a criptomoeda da Polygon. Algumas delas são:
- Coinext
- Coinbase Pro
- Binance
- Huobi Global
- Poloniex, entre outras
Assim como o processo de compra de qualquer outra cripto na corretora, é necessário realizar um cadastro na plataforma. A Binance é uma das que oferece maior liquidez para o ativo.
Dependendo da plataforma, é possível comprar o token com cartão de débito ou crédito.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe e continue sua leitura para entender ainda mais sobre este universo: Ethereum 2.0: o que você precisa saber sobre a atualização da criptomoeda?