Perdeu o prazo do IRPF 2022? E agora, como declarar o imposto de renda atrasado?
Anúncios
Calma, o processo é mais simples do que parece, mas deve ser feito com a maior antecedência possível para o contribuinte evitar problemas com a Receita Federal, com instituições financeiras e até com a Polícia Federal.
De acordo com a Receita, foram entregues 36.322.912 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física em 2022. A expectativa era de que fossem recebidas 34.100.000 declarações, de modo que o número foi superado.
Anúncios
Mas, mesmo com o resultado acima do esperado, ainda tiveram aqueles que perderam o prazo e precisam regularizar sua situação. Nesta matéria, FinanceOne vai te explicar como fazer isso.
O que acontece se eu não regularizar minha situação na Receita Federal?
Quem não regularizar sua situação com a Receita Federal pode ficar com o CPF irregular e ficar impedido de pedir empréstimos, financiamentos e até abrir contas em corretoras ou solicitar um cartão de crédito.
Outras consequências são: perder o direito de solicitar ou renovar o passaporte; não poder se candidatar em concursos públicos; entre outros prejuízos. Tudo isso, até que a situação seja devidamente regularizada.
Anúncios
Quem caiu na malha fina também pode enfrentar problemas, como passar por uma investigação detalhada de suas movimentações financeiras. Em casos mais graves, o CPF pode ser cancelado e a pessoa acusada de crime de sonegação fiscal.
A pena para esse tipo de crime pode chegar a até cinco anos de prisão. Por isso, a recomendação é verificar sua situação e se tiver algum erro em sua declaração, o ideal é corrigi-lo o quanto antes.
+ O que é e como fazer uma declaração retificadora do Imposto de Renda 2022?
Como regularizar o imposto de renda atrasado?
O processo pode ser feito pela internet por aqueles que precisam declarar o imposto de renda atrasado dos últimos cinco anos. Para isso, basta baixar o programa gerador de IRPF correspondente ao ano em que a declaração está atrasada e preenchê-la normalmente.
O download pode ser feito no site da Receita Federal. As regras para declaração também devem seguir as estabelecidas no ano em que o imposto de renda deixou de ser entregue.
+ Confira o Guia completo para declarar o Imposto de Renda 2022
Ou seja, se você não entregou a declaração em 2021, deve fazê-la seguindo as orientações vigentes para aquele período.
Para IR fora do prazo de cinco anos ou declarações entregues com erros, o procedimento é comparecer a um posto de atendimento presencial da Receita Federal para fazer as devidas correções.
E se eu tiver imposto a pagar?
Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, este será calculado com os devidos juros, multas e correções monetárias. O valor mínimo da multa é de R$165,74.
A multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto, ficando limitada a até 20% do valor do imposto de renda. Essa multa é gerada no momento da declaração e o contribuinte tem até 30 dias para efetuar o pagamento. Após o prazo, é acrescido o juros de mora (taxa Selic).
O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) também pode ser emitido pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Para isso, basta seguir o passo a passo:
- No aplicativo, acesse a aba “Guia de Pagamento”;
- Em seguida selecione a opção “Consultar Débitos” e depois “Emitir DARF”;
- Por fim, clique em “Alterar Quotas” e em “Impressão” para a guia de pagamento.
O pagamento pode ser feito em qualquer banco.
Pagamento da restituição do imposto de renda já começou
A consulta do primeiro lote de restituição do IRPF 2022 foi disponibilizada no dia 24 de maio e o pagamento na última terça-feira, 31. De acordo com o calendário, os próximos lotes serão liberados nas seguintes datas:
- 2º lote: 30 de junho, com correção de 1%;
- 3º lote: 29 de julho, correção ainda não divulgada;
- 4º lote: 31 de agosto, correção ainda não divulgada;
- 5º lote: 30 de setembro, correção ainda não divulgada.
As consultas de quem receberá a restituição e em qual data serão liberadas sempre uma semana antes da data de pagamento. Vale ressaltar que tem prioridade nos pagamentos: idosos, portadores de deficiência, portadores de doenças graves e professores.
Gostou deste conteúdo? Aproveite e confira mais detalhes sobre como funciona a restituição do imposto de renda 2022.
Veja também: Cartão de crédito C6 Bank é bom? Veja como funciona e se vale a pena!