Como declarar Imposto de Renda atrasado – Passo a passo

0
2453
celular com a logo da Receita Federal
5
(2)

Perdeu o prazo do IRPF 2022? E agora, como declarar o imposto de renda atrasado?

Anúncios

Calma, o processo é mais simples do que parece, mas deve ser feito com a maior antecedência possível para o contribuinte evitar problemas com a Receita Federal, com instituições financeiras e até com a Polícia Federal.

De acordo com a Receita, foram entregues 36.322.912 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física em 2022. A expectativa era de que fossem recebidas 34.100.000 declarações, de modo que o número foi superado.

Anúncios

Mas, mesmo com o resultado acima do esperado, ainda tiveram aqueles que perderam o prazo e precisam regularizar sua situação. Nesta matéria, FinanceOne vai te explicar como fazer isso.

O que acontece se eu não regularizar minha situação na Receita Federal?

Quem não regularizar sua situação com a Receita Federal pode ficar com o CPF irregular e ficar impedido de pedir empréstimos, financiamentos e até abrir contas em corretoras ou solicitar um cartão de crédito.

Outras consequências são: perder o direito de solicitar ou renovar o passaporte; não poder se candidatar em concursos públicos; entre outros prejuízos. Tudo isso, até que a situação seja devidamente regularizada.

Anúncios

Quem caiu na malha fina também pode enfrentar problemas, como passar por uma investigação detalhada de suas movimentações financeiras. Em casos mais graves, o CPF pode ser cancelado e a pessoa acusada de crime de sonegação fiscal.

A pena para esse tipo de crime pode chegar a até cinco anos de prisão. Por isso, a recomendação é verificar sua situação e se tiver algum erro em sua declaração, o ideal é corrigi-lo o quanto antes.

+ O que é e como fazer uma declaração retificadora do Imposto de Renda 2022?

Leão sentado em uma paisagem escura
Quem caiu na malha fina ou está com imposto de renda atrasado pode ter problemas com a Receita Federal (Foto: Divulgação)

Como regularizar o imposto de renda atrasado?

O processo pode ser feito pela internet por aqueles que precisam declarar o imposto de renda atrasado dos últimos cinco anos. Para isso, basta baixar o programa gerador de IRPF correspondente ao ano em que a declaração está atrasada e preenchê-la normalmente.

O download pode ser feito no site da Receita Federal. As regras para declaração também devem seguir as estabelecidas no ano em que o imposto de renda deixou de ser entregue.

+ Confira o Guia completo para declarar o Imposto de Renda 2022

Ou seja, se você não entregou a declaração em 2021, deve fazê-la seguindo as orientações vigentes para aquele período.

Para IR fora do prazo de cinco anos ou declarações entregues com erros, o procedimento é comparecer a um posto de atendimento presencial da Receita Federal para fazer as devidas correções.

E se eu tiver imposto a pagar?

Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, este será calculado com os devidos juros, multas e correções monetárias. O valor mínimo da multa é de R$165,74.

A multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto, ficando limitada a até 20% do valor do imposto de renda. Essa multa é gerada no momento da declaração e o contribuinte tem até 30 dias para efetuar o pagamento. Após o prazo, é acrescido o juros de mora (taxa Selic).

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) também pode ser emitido pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”. Para isso, basta seguir o passo a passo:

  • No aplicativo, acesse a aba “Guia de Pagamento”;
  • Em seguida selecione a opção “Consultar Débitos” e depois “Emitir DARF”;
  • Por fim, clique em “Alterar Quotas” e em “Impressão” para a guia de pagamento.

O pagamento pode ser feito em qualquer banco.

Pagamento da restituição do imposto de renda já começou

A consulta do primeiro lote de restituição do IRPF 2022 foi disponibilizada no dia 24 de maio e o pagamento na última terça-feira, 31. De acordo com o calendário, os próximos lotes serão liberados nas seguintes datas:

  • 2º lote: 30 de junho, com correção de 1%;
  • 3º lote: 29 de julho, correção ainda não divulgada;
  • 4º lote: 31 de agosto, correção ainda não divulgada;
  • 5º lote: 30 de setembro, correção ainda não divulgada.

As consultas de quem receberá a restituição e em qual data serão liberadas sempre uma semana antes da data de pagamento. Vale ressaltar que tem prioridade nos pagamentos: idosos, portadores de deficiência, portadores de doenças graves e professores.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e confira mais detalhes sobre como funciona a restituição do imposto de renda 2022.

Veja também: Cartão de crédito C6 Bank é bom? Veja como funciona e se vale a pena!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui