
Com o mundo cada vez mais informatizado, muitos profissionais ficam em dúvida sobre como divulgar seu trabalho na internet. Muitas vezes, essas pessoas acreditam que existe uma fórmula, que determinada técnica dá mais resultados que outras, seja qual for o segmento do negócio.
Diante da crise financeira e do desemprego, muitas pessoas usam a internet para tornar público seus trabalhos. E, a partir disso, conseguir um emprego ou uma renda extra. Para se destacar nesse cenário, é preciso criar autoridade e uma boa reputação.
A internet oferece diferentes possibilidades para reforçar uma marca, atrair novos clientes, parceiras e fidelizar seu público.
Para dar certo, basta ter uma estratégia definida. Confira a seguir algumas dicas de como divulgar seu trabalho na internet. Boa leitura!
Produza conteúdos para divulgar nas redes sociais
Para demonstrar autoridade no assunto e criar uma boa reputação, nada melhor do que produzir conteúdo. Mostre o seu conhecimento por meio de conteúdos online, seja em textos, fotos ou vídeos.
Você pode criar um blog com diversas informações. Ou desenvolver uma página no Instagram e no Facebook para compartilhar dicas e resultados do seu trabalho.
Hoje em dia, muitos nutricionistas, por exemplo, usam as redes sociais para produzir conteúdo sobre vida saudável. Eles publicam dicas, recomendações e receitas.
Com isso, divulgam seus trabalhos e atraem cada vez mais clientes. Essa estratégia pode ser usada em qualquer profissão.
Mas, para começar a produzir conteúdo, o primeiro passo é entender as necessidades do seu público-alvo, seu nicho de mercado.

Isso porque você tem que entregar algo que as pessoas esperam receber. Só assim terá engajamento e resultados.
Pesquise como seu público se comporta e consome a informação, se prefere texto, imagem, áudio ou vídeo. Dessa forma, seu trabalho ganhará credibilidade e potencial no que faz.
Invista em Google Ads
Se você deseja ampliar o alcance e atingir pessoas de qualquer região, o Google Ads é uma boa opção. Apesar de não ser uma ferramenta gratuita, você pode definir o orçamento para a veiculação dos anúncios e conseguir bons resultados — desde que você faça uma boa segmentação e estude o público que quer atingir.
É muito importante também que você tenha em mente o objetivo antes de começar a sua campanha. É possível personalizar seu anúncio para levar as pessoas ao site, receber ligações ou até mesmo conseguir visitantes ao seu estabelecimento.
Faça parcerias com outros profissionais ou influenciadores
Outra alternativa para colocar em seu plano de divulgação é fazer parcerias com os influenciadores digitais ou com outros perfis de profissionais.
O maior cuidado que você deve tomar aqui é não escolher um influenciador com base apenas no número de seguidores — até mesmo porque, infelizmente, algumas pessoas ainda compram seguidores.
O ideal é encontrar alguém que fale com o seu público, tenha um comportamento que não fere princípios da empresa e consiga um bom engajamento.
O boca a boca como divulgação
Não há nada melhor que os próprios clientes indicarem você, não é mesmo? E isso é conquistado, na maioria das vezes, por meio de um bom atendimento e produtos de qualidades.
Com a possibilidade de marcar outros usuários nos stories do Instagram, as marcas começaram a dar brindes ou descontos para os clientes que as mencionarem nas publicações.
Crie uma base de e-mails para enviar novidades
A popularização dos aplicativos de mensagens levou muitos a se questionarem se o email marketing ainda valia a pena. O fato é que ele ainda é muito usado pelas empresas e continua apresentando resultados satisfatórios.
Para se ter ideia, uma pesquisa realizada em 2018 apontou que 76,8% dos entrevistados já realizaram uma compra a partir do recebimento de uma newsletter. Ou seja, o potencial é grande demais para não ser usado!
Mas a dica aqui é: tome cuidado para não exagerar e disparar muitos e-mails, pois isso pode ser lido como spam. Além disso, o ideal é criar listas segmentadas para enviar as novidades e personalizar as ofertas.
Faça atualizações das redes sociais
Como falamos acima, uma das formas mais eficazes de divulgar os conteúdos, atualmente, é pelas redes sociais. Esses serviços atraem milhões de usuários todos os dias, aptos a consumir informações e dados.
Ou seja, é uma ótima alternativa para divulgar seu trabalho na internet. Faça uma pesquisa de quais redes sociais são mais usadas por seu público-alvo.
Após identificar, não demore muito para abrir uma conta. Para isso, atualize sempre suas páginas e não deixe de produzir por muito tempo. Cada mídia tem suas características próprias. No Instagram, por sua vez, as pessoas compartilham fotos e vídeos rápidos.
Já o LinkedIn, por exemplo, é uma plataforma recomendada para expor seus trabalhos e rotina profissional.
Com ele, você consegue fazer conexões entre pessoas da sua área, trocar experiências e até conseguir um novo emprego.
É importante, portanto, entender o funcionamento dessas redes para poder fazer o melhor uso das ferramentas.
Como você pôde perceber, existem diversos caminhos para divulgar o seu trabalho. Em muitos dos casos, não é necessário nem ao menos gastar rios de dinheiro com anúncios, o mais importante é o planejamento.
Vale lembrar, porém, que divulgar seu trabalho na internet é uma tarefa demorada. Não ache que começar a compartilhar suas produções online trará retorno imediato.
Mas, não se esqueça que criar um conteúdo eficaz e que converte é muito mais relevante do que ter curtidas e seguidores em excesso. Saiba equilibrar!
Portanto, nossa dica é sempre estudar e ficar atualizado das novidades do mundo digital. Que tal continuar por dentro do assunto e ler agora mesmo: “como a Web 3.0 pode melhorar as redes sociais?“
*Colaboração: Bruna Somma