Com o mundo cada vez mais informatizado, muitos profissionais ficam em dúvida sobre como divulgar seu trabalho na internet.
Ainda mais de forma eficaz e que traga aumento nas vendas da empresa, por exemplo. Ou mais clientes para um profissional freelancer.
O mercado, nos anos 2010, está mais competitivo. Diante da crise financeira e do desemprego crescente, milhares de pessoas usam a internet para tornar público seus trabalhos.
E, a partir disso, conseguir um emprego ou uma renda extra. Para se destacar nesse cenário, é preciso criar autoridade e uma boa reputação.
A internet oferece diferentes possibilidades para reforçar uma marca, atrair novos clientes, parceiras e fidelizar seu público.
Para dar certo, basta ter uma estratégia definida. Confira a seguir algumas dicas de como divulgar seu trabalho na internet:
Produção de conteúdo
Para demonstrar autoridade no assunto e criar uma boa reputação, nada melhor do que produzir conteúdo.
Mostre o seu conhecimento por meio de conteúdos online, seja em textos, fotos ou vídeos.
Você pode criar um blog com diversas informações. Ou desenvolver uma página no Instagram e no Facebook para compartilhar dicas e resultados do seu trabalho.
Hoje em dia, muitos nutricionistas, por exemplo, usam as redes sociais para produzir conteúdo sobre vida saudável. Eles publicam dicas, recomendações e receitas.
Com isso, divulgam seus trabalhos e atraem cada vez mais clientes. Essa estratégia pode ser usada em qualquer profissão.
Mas, para começar a produzir conteúdo, o primeiro passo é entender as necessidades do seu público-alvo, seu nicho de mercado.
Isso porque você tem que entregar algo que as pessoas esperam receber. Só assim terá engajamento e resultados.
Pesquise como seu público se comporta e consome a informação, se prefere texto, imagem, áudio ou vídeo. Dessa forma, seu trabalho ganhará credibilidade e potencial no que faz.
Atualização de redes sociais
Uma das formas mais eficazes de divulgar os conteúdos, atualmente, é pelas redes sociais. Esses serviços atraem milhões de usuários todos os dias, aptos a consumir informações e dados.
Ou seja, é uma ótima alternativa para divulgar seu trabalho na internet. Faça uma pesquisa de quais redes sociais são mais usadas por seu público-alvo.
Depois de identificar, não demore muito para abrir uma conta. Para isso, atualize sempre suas páginas e não deixe de produzir por muito tempo.
Cada mídia tem suas características próprias. No Instagram, por sua vez, as pessoas compartilham fotos e vídeos rápidos.
Já o LinkedIn, por exemplo, é uma plataforma recomendada para expor seus trabalhos e rotina profissional.
Com ele, você consegue fazer conexões entre pessoas da sua área, trocar experiências e até conseguir um novo emprego.
É importante, portanto, entender o funcionamento dessas redes para que possa fazer o melhor uso das ferramentas.
Inboud Marketing
O inbound marketing pode ser uma boa estratégia para divulgar seu trabalho na internet.
Isso porque ele tem como objetivo atrair visitantes, de forma voluntária, para sua plataforma online. O que, em consequência, otimiza o tráfego.
Dentro do marketing digital, essa prática é a responsável por aumentar a relevância de sites e blogs em metabuscadores, como o Google.
Procure pelas técnicas de SEO e ranqueamento na web. Com elas, você começará a escrever e produzir conteúdo para ser visto e bem aceito pelos buscadores. Assim, os usuários te acharão de forma mais fácil.
Faça conteúdos relevantes e que atraiam tráfego orgânico. Para isso, entregue informação útil para que seu público seja atraído, veja credibilidade e queira comprar.
Pesquisas demonstram que essa estratégia representa um aumento nas vendas e na conversão. Portanto, fique de olho!
No mais, divulgar seu trabalho na internet é uma tarefa demorada. Não ache que começar a compartilhar suas produções online trará retorno imediato.
Mas, não se esqueça que criar um conteúdo eficaz e que converte é muito mais relevante do que ter curtidas e seguidores em excesso. Saiba equilibrar.