
Com o aumento do preço dos alimentos e do gás, economizar na cozinha deixou de ser uma escolha e passou a ser uma necessidade. Pensando nisso é que o FinanceOne resolveu preparar um guia com dicas infalíveis para te ajudar nessa missão!
Segundo um levantamento feito pela CNN, o botijão de gás de cozinha teve um aumento de 23,2% em um ano, considerando o período de março de 2021 a março de 2022. Os dados considerados foram fornecidos pela Agência Nacional de Petróelo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Por outro lado, os preços dos alimentos também são um grande impasse para a tarefa de economizar na cozinha. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço dos alimentos subiu cerca de 21,39% desde o início da pandemia.
Assim, economizar na cozinha é um exercício que reúne essas duas frentes, com o intuito de frear o desperdício de comida e regular o uso de energia para, assim, conter os gastos nessa área.
+ É econômico lavar roupa em lavanderia? Saiba se vale a pena
Dicas para economizar na cozinha
Repensar os simples processos que executamos no dia-a-dia pode nos ajudar a fazê-los de uma forma mais produtiva e econômica para nós. Essas dicas consistem em atitudes simples que podem te ajudar a reduzir os gastos nesse período de crise:
#1 – Organização é a chave
A cozinha exige organização, isso é fato. Com a prática, é possível economizar mais do que você imagina.
Pensamos na tarefa cotidiana de ir ao mercado, por exemplo. Com a correria dos dias, nem sempre conseguimos reconhecer as reais necessidades alimentícias do nosso lar e vamos ao mercado sem uma lista com o que, de fato, é importante naquele momento.
Além disso, o planejamento para fazer as compras de acordo com os dias de promoções também é bem importante.
Outro ponto relacionado a isso é a organização no próprio ato de preparar a comida. Um ambiente bagunçado faz com que o processo seja tumultuado e gastamos mais gás, além da possibilidade de estragar algum produto por distração.
Para melhorar isso, organize as tarefas necessárias. Pesquisa de preços, idas periódicas ao mercado, melhorias no preparo dos alimentos… Tudo isso parte do potencial de organização e planejamento.
#2 – Dinamize o processo de preparação de alimentos
Digamos que, em um determinado dia, você precise assar alguns pratos no forno. Asse-os juntos, se possível, pois você dinamiza o processo e gasta menos energia para prepará-los. A tarefa aqui é apenas ficar de olho no tempo de preparo de cada um, mas dentro do possível é algo que podemos fazer sem grandes problemas.

Ademais, a ideia de preparar vários alimentos de uma vez é interessante até mesmo para facilitar a rotina. Se você trabalha e estuda fora, por exemplo, ter alimentos preparados te ajuda a economizar porque evita que você coma fora de casa. Também ajuda nos dias em que você não quer ir para cozinha e prefere algo mais fácil.
+ Conheça 7 maneiras de economizar gás para cozinhar
#3 – Aprenda a utilizar os alimentos integralmente
Muitas vezes desperdiçamos muitas possibilidades por não sabermos utilizar os alimentos integralmente. Ou seja, preparar pratos com coisas que as pessoas geralmente jogam fora.
Uma receita que muitas pessoas adeptas ao veganismo utilizam, por exemplo, é a “carne” preparada com casca de banana. Sendo assim, um alimento que seria jogado no lixo, pode originar uma ótima receita.
Uma outra possibilidade para esses “restos” é fazer uma composteira. A compostagem é um processo biológico que estimula a decomposição dos materiais orgânicos. Dessa maneira, pode ser feita em casa, com a utilização de um material específico. Mas por que isso é importante?
Porque a compostagem gera um um adubo de ótima qualidade. O que nos leva a próxima dica!
#4 – Por que não cultivar também?
Um dos segredos de economizar em casa é realizar seu próprio plantio. É claro que nem tudo você poderá retirar da própria horta, mas existem uma série de alimentos que você poderá cultivar – utilizando ainda o seu próprio adubo que mencionamos acima.
As ervas que utilizamos como tempero, por exemplo, é um ótimo começo para a prática. Isso porque elas apresentam um desenvolvimento mais acelerado e não apresentam tantas dificuldades no processo de cultivo.
#5 – O freezer é um ótimo aliado para a economizar na cozinha
Você sabia que 58% do lixo que nós, brasileiros, produzimos é de caráter orgânico? Ou seja, é fato que jogamos muita comida fora. Muitas vezes isso acontece por pura distração e por não entender que alguns alimentos estragam rápido demais, então quando compramos em quantidade, nem sempre conseguimos ingerir tudo.
Uma opção é mandá-los para o freezer antes que estraguem. Vamos a um exemplo: a banana. Se você comprou uma quantidade grande e tem o costume de preparar vitaminas, por exemplo, utilizando a fruta, corte-as e coloque no congelador. Quando você precisar utilizá-las, apenas coloque-as no liquidificador junto com o que quiser e pronto!
Esse é apenas um exemplo de vários que pode aplicar. Consulte sempre sobre o tempo que os alimentos podem ficar congelados e qual é a melhor forma de reaproveitá-los.
Esperamos que com essa dica a sua cozinha fique bem mais econômica! Não esqueça de compartilhar com aqueles que estão com essa tarefa também! Quer continuar economizando? Confira 15 dicas para economizar dinheiro no dia a dia.