Guardar dinheiro nem sempre é algo fácil de conseguir, apesar de não possuir um alto grau de complexidade. E economizar dinheiro no dia a dia é mais simples do que se imagina.
Anúncios
Entretanto, acabamos colocando algumas barreiras e impedimentos inconscientemente. Isso, no entanto, pode ser combatido com algumas práticas básicas e simples.
Se você ainda não sabe como adquirir aquela “graninha” reserva e se ver livre de preocupações que surgem repentinamente, está no lugar ideal.
Anúncios
Fique de olho nessas dicas, siga os comandos e aprenda a separar o seu dinheiro para as emergências que podem aparecer em breve.
15 maneiras de economizar dinheiro no dia a dia
Organização, disciplina, atenção e responsabilidade são as palavras básicas que você precisa ter em mente quando o assunto é economia.
Ao seguir os conceitos delas, você certamente conseguirá poupar de uma forma que te deixará surpreso com a sua capacidade de economizar que até pouco tempo não passava de um talento escondido.
Anúncios
Confira abaixo como economizar na alimentação, transporte e lazer.
Alimentação
#1. No trabalho, opte por levar a velha conhecida marmita. Além de ser uma oportunidade de você ter uma relação mais direta com a sua comida desde a preparação dela, ainda economiza aqueles R$20 que você gasta em média na pensão próxima ao seu trabalho.
#2. Saiu para passear e quer comer fora? Olhe antes os cupons de descontos. Uma refeição pode ser até 50% menos que o valor real dela. Verificar sites que oferecem esses cupons. Guardar todos no celular é sempre bom.
#3. Dê prioridade às feiras livres em vez dos supermercados. Você pode adquirir produtos naturais com boa qualidade e um ótimo preço.
Mas, não deixe de observar os valores dos supermercados próximos a sua região. Pode ter alguma fruta que os preços estejam mais em conta ou outros produtos que você utiliza rotineiramente na sua casa que não costuma vender em outro lugar.
#4. Faça uma lista de compras. Quando for ao supermercado ou à feira, leve consigo uma lista de compras, para ter certeza de que vai adquirir o que, de fato, precisa e não vai se deixar levar pelas tentações.
Para ajudar na montagem da lista, planeje seu cardápio da semana. Assim, terá ciência de todos os ingredientes necessários.
#5. Prefira frutas e verduras da estação. Frutas, legumes e verduras da estação normalmente têm preços mais atrativos.
Transporte
#6. Se o seu carro está dando mais despesas do que trazendo conforto e satisfação para a sua vida, talvez seja a hora de vender. Você ainda pode guardar esse dinheiro e investir em algo que poderá te dar um bom retorno.
#7. Utilize transporte público (trens, ônibus, metrô e barcas), peça corridas por aplicativos ou, se for possível, tente se locomover com as bicicletas que estão espalhados pela cidade.
Lazer
#8. Existem passeios divertidíssimos em que você não precisa necessariamente gastar muito dinheiro. Procure por parques, praia, lugares ao ar livre.
Além de museus que sempre disponibilizam um dia da semana em sua grade em que a entrada é gratuita, há também vários outros eventos culturais como shows de música com preços populares e até mesmo sem custo algum.
#9. Ao invés de marcar naquele barzinho para tomar uns drinks com os amigos, os convide para a sua casa. Cada um traz uma bebida e um aperitivo ou vocês podem combinar de dividir a conta de uma comida que entregue a domicílio. Diversão não vai faltar e você ainda vai economizar.
Hábitos
#10. Anote seus gastos. Parece uma dica boba, mas ter ciência do quanto gasta no dia a dia é uma ótima forma de identificar as despesas desnecessárias, e tirá-las de seu orçamento.
Vale anotar em uma agenda ou no próprio bloco de notas do celular. E lembre de identificar, também, a forma de pagamento utilizada.
Também registre quais são seus gastos fixos e variáveis e suas rendas. Para entender se está gastando mais do que devia.
#11. Escolha um dia para gastos zero. Essa técnica, consiste em definir um dia da semana para não gastar absolutamente nada. Cumprir essa meta ajuda quem quer economizar a visualizar como é possível diminuir os gastos no dia a dia.
#12. Pague suas contas assim que receber. Além de evitar atrasos, você consegue identificar mais facilmente quanto tem disponível para gastar com as demais despesas.
#13. Faça você mesmo. Use a internet a seu favor e aprenda a produzir aqueles itens que você deseja e que podem ser feitos manualmente. Isso vale para itens de decoração, por exemplo, mas que tal investir em uma horta própria?
#14. Compare preços. Se depois de fazer uma análise, você identificou que precisa comprar um item, seja ele qual for, pesquise promoções e melhores opções de preço antes de concluir a aquisição. A prática pode render bons descontos.
#15. Dê uma chance a marcas novas. Sabe aquelas marcas mais baratas, que muitas vezes não prestamos atenção? Muitas vezes, elas oferecem produtos e serviços tão bons quanto as líderes de mercado, mas por um preço menor. Por isso, vale a pena testar.
Dicas extras para economizar dinheiro no dia a dia
As dicas acima são uma verdadeira “mão na roda” para você que precisa poupar o seu dinheiro, mas existem outros tópicos importantes que também é necessário seguir para que tenha uma vida financeira saudável e tranquila.
Confira outros modos de economizar dinheiro no dia a dia a seguir.
Atenção às suas compras
Tente ao máximo comprar algo novo apenas se de fato houver essa necessidade, veja se a sua nova compra conseguirá substituir algo que você já tem.
Perceba se é supérfluo ou se realmente está precisando utilizar no momento. Além disso, que tal pedir emprestado àqueles itens que você precisa usar uma única vez, como roupas de festa?
Use o cartão de crédito de forma consciente
Ele pode ajudar quando o valor da compra é muito alto e no momento não há como pagar a vista, mas evite usar o seu cartão de crédito de forma desenfreada!
Pague tudo no dinheiro ou débito, assim você conseguirá manter melhor o controle de suas economias.
Tente construir uma renda extra
Cozinha bem? Faz ótimos doces? Tem dotes para costura? Seus pontos de crochê são impecáveis? Corrige muito bem textos e sabe praticamente de cor as regras da ABNT?
Então, você pode conseguir facilmente um dinheiro extra para auxiliar na sua renda e ajudar a economizar. Identifique outros dons e transforme isso em monetização.
Não esqueça de pagar as suas contas até a data do vencimento e, caso haja desconto para quem efetue o pagamento com antecedência, aproveite a oportunidade.
Planeje sempre o que você fará com o dinheiro que tem em mãos e invista assim que puder. Crie prazos, objetivos para suas aquisições e, mais uma vez, seja sempre organizado com as suas finanças. Absorva esse conteúdo e economize, agora está bem mais fácil poupar do que antes.
Gostou desse conteúdo? Quer ter acesso a mais dicas? Então confira agora um Ebook Grátis com 41 formas de garantir uma renda extra! Baixe agora!
*Contribuição: Camila Miranda