
Nesta segunda-feira, 7, começou o prazo para declarar impostos ao Fisco. Mas o que muitos não se atentam é para possíveis erros na declaração do Imposto de Renda.
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E eles não são raros, são mais comuns do que se imagina e podem trazer prejuízos para o cidadão.
Em 2021, cerca de 869,3 mil contribuintes – de um universo de 36,8 milhões de declarações enviadas – caíram na malha fina. E os principais motivos foram: omissão de rendimentos e falta de comprovação de dedução.
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Esses são os erros mais comuns na hora de declarar IRPF. Uma das consequências é que, em vez de receber restituição, o contribuinte pode ser obrigado a refazer a declaração e a prestar contas adicionais ao Fisco.
Em casos mais graves, a Receita Federal pode cobrar uma multa de até 75% do imposto devido. Mas como evitar esse tipo de situação? Continue lendo para descobrir!
Como evitar erros na declaração do Imposto de Renda?
As palavras de ordem para declarar o IRPF sem erros são: antecipação e transparência. Ou seja, fazer as coisas e separar a documentação com calma e não em cima da hora, além de prestar as informações correta e precisamente.
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O advogado Edemir Marques de Oliveira, especializado em direito tributário, em entrevista à Agência Brasil, conta que os rendimentos mais propensos a dar problemas são as receitas de aluguéis e os ganhos de capital na venda de imóveis.
Mas em qualquer caso é fundamental que o contribuinte junte toda a documentação que puder em termos de deduções e dos rendimentos. Além, é claro, de ser o mais honesto possível com a Receita.
“O contribuinte deve ser organizado não apenas no momento de declarar o Imposto de Renda, mas durante todo o ano.”
E em relação às deduções, o contribuinte deve exigir nota fiscal e guardar todos os recibos dos gastos que podem ser deduzidos.

5 dicas para evitar erros na Declaração do Imposto de Renda
1. Antecedência: mantenha seus documentos organizados ao longo do ano ou separe-os com, pelo menos, uma semana de antecedência
2. Seja transparente: informa com precisão todos os rendimentos recebidos no ano anterior, assim como todos os gastos que geram dedução
3. Revise: antes de confirmar o envio da declaração, passe mais um olho nos dados para checar se está tudo certo
4. Dependentes: evite a inclusão de dependentes em duas declarações, mas se for necessário não esqueça de incluir os rendimentos próprios dos dependentes
5. Fique de olho: acompanhe o processamento da declaração no (e-CAC), assim poderá retificar dados inconsistentes ou omitidos o mais rápido possível
Dica bônus: atente-se às operações que não ocorrem com frequência, como compra e venda de bens acima de R$ 5 mil, que podem gerar ganhos de capital. Cuidado para não emitir esses dados
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Declaração pré-preenchida pode reduzir erros
A declaração pré-preenchida da Receita pode ser uma ferramenta que vai evitar a incidência de tantos erros na declaração do Imposto de Renda.
Esse tipo de declaração funciona assim: o contribuinte recebe um formulário já com dados de declarações enviadas por empresas, instituições financeiras, imobiliárias e médicos. Desse modo, na hora da declaração cabe a ele apenas conferir os dados.
Esse processo é feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC). Ele estava disponível apenas para contribuintes com certificação digital. Porém, a ferramenta foi ampliada este ano para quem tem conta tipo prata ou ouro no Portal Gov.br.
Ainda que recorra à declaração pré-preenchida, para evitar erros no Imposto de Renda o contribuinte deve ter atenção ao conferir os dados.
“Caso encontre alguma divergência, deve ajustar as informações e guardar o documento ou o recibo para eventuais esclarecimentos ao Fisco.”
O processamento da declaração poderá ser acompanhado por meio do e-CAC.
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