Cansado de ligações seguidas de telemarketing? Temos uma solução! As principais operadoras de telecomunicações do país possuem a plataforma digital do Cadastro Nacional de “Não Perturbe”.
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O site é um canal no qual podem se cadastrar pessoas que não desejam mais receber chamadas de telemarketing dos serviços de telefonia, de dados e de TV paga. Então, para deixar de receber essas chamadas, o consumidor deve preencher o formulário de inscrição na plataforma.
Como resultado, a suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações ocorrerá em até 30 dias, contados da data do cadastramento. Por isso, a lista é única e agrega as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.
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Além disso, as empresas que não cumprirem o pedido do consumidor podem ser multadas em até R$ 50 milhões.
De acordo com a Anatel, somente em maio de 2021 já foram registradas mais de 190 mil reclamações referentes a ligações indesejadas.
Conforme a agência, a lista do “Não me perturbe” vale para todo o Brasil e não substitui os cadastros geridos por PROCONs em algumas Unidades da Federação.
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Como realizar o bloqueio de telemarketing
Antes de mais nada, para realizar o bloqueio de telemarketing, você precisa acessar o site “Não me Perturbe” e clicar em Quero me Cadastrar. Em seguida, forneça seu nome e sobrenome, CPF, e-mail e uma senha.
Feito isso, imediatamente o site envia um e-mail de confirmação para a sua caixa de entrada. Depois, confirme o seu cadastro.
Agora, volte a página do Não me Perturbe, realize seu login e acesse a sua conta. Lá, você clicará em novo bloqueio. O site automaticamente usará os dados informados em cadastro.
Logo abaixo, você terá um campo de prestadoras de serviços de telecomunicações e instituições financeiras das quais você não deseja receber ligações. Selecione as que você não possui interesse.
Caso não tenha interesse em nenhuma, selecione a caixa referente a opção Todas abaixo de empresas de telecomunicação e instituições financeiras. Por fim, clique em não sou um robô.
A princípio, depois desse cadastro as ligações serão bloqueadas em até 30 dias após o cadastro.
Site permite evitar ligações de telemarketing de qualquer empresa
Depois do sucesso do bloqueio de telemarketing, a Fundação Procon de São Paulo resolveu iniciar uma pesquisa a respeito de seu serviço “Não me ligue”.
Trata-se de um site que permite aos usuários bloquear chamadas de telemarketing de qualquer empresa. Com exceção de ONGs e demais entidades filantrópicas.
O “Não me Ligue” é gratuito para o usuário. No entanto, pode render multas de quase R$ 10 milhões para quem desrespeitá-lo.
De acordo com o Procon-SP, após 30 dias da inscrição no site, as empresas estarão proibidas de ligar nos números inseridos pelos usuários.
Após se cadastrar, o consumidor recebe uma senha por e-mail. Ou seja, com ela, é possível excluir e incluir telefones.
O número cadastrado fica bloqueado por prazo indeterminado. No entanto, é possível cancelar o bloqueio a qualquer momento.
Portanto, se continuar sendo importunado, o consumidor deve acessar o cadastro e informar os números ao Procon-SP, que pode multar a companhia citada.
Outros estados também possuem cadastros de bloqueio
- Alagoas
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Maranhão
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraíba
- Paraná
- Santa Catarina
Brasileiros são os que mais recebem mensagens e ligações indesejadas
Ligações automáticas e mensagens de texto com publicidade indesejadas são problemas enfrentados pela maioria dos brasileiros. É o que aponta a pesquisa realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) por meio da plataforma.
O levantamento revelou que 92,5% das pessoas relataram o recebimento de ligações indesejadas.
Do total de ligações, o estudo aborda ainda que quase metade é originada por robôs e mais de 56% são ofertas de serviços de telecomunicações.
Não por acaso, o Brasil é a nação mais afetada por esse tipo de ligação incômoda. É o que aponta o relatório do aplicativo de bloqueio de chamadas Truecaller.
Em 2017, a Índia liderava o ranking, com o usuário médio do Truecaller recebendo 22,6 ligações de spam por mês. Os Estados Unidos estavam empatados com o Brasil em segundo lugar, com 20,7.
Em 2018, no entanto, enquanto a Índia foi de 22,6 para 22,3 chamadas de spam por mês, os EUA viram uma redução ainda maior: de 20,7 para 16,9.
Já o Brasil viu seu número quase que dobrar, indo para 37,5 ligações de spam recebidas por mês por usuários do aplicativo. Alguns dados do relatório do Truecaller ajudam a explicar o salto. Conforme a empresa, as chamadas de telemarketing dispararam no Brasil neste ano.
Em 2017, esse tipo de ligação representava 12% dos principais responsáveis por spam. Já em 2018, esse número foi para 36%.
O Truecaller indica que, com as eleições de 2018, o número de reclamações também aumentou. No entanto, o grande vilão das chamadas de spam segue sendo justamente as operadoras de telefonia celular.
De acordo com o relatório, elas lideraram o ranking de principais spammers do país, com 33%, e aparecem também no topo do pódio em 2018, com 32%.
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