Já ouviu falar no termo Factor Investing? Se você investe em ações na Bolsa de Valores, é interessante conhecer essa metodologia que pode te ajudar a alcançar retornos acima do mercado.
Anúncios
Isso mesmo, é uma metodologia. Afinal, investir não é só uma prática de aplicar dinheiro aleatoriamente.
Existem diferentes formas, filosofias, estratégias e métodos para fazer isso. E o Factor Investing é um deles.
Anúncios
Mas, afinal, do que se trata?
Basicamente, Factor Investing é uma estratégia para investir em ações. Esse método é utilizado para identificar empresas e ações da Bolsa de Valores com maior potencial de ganhos no longo prazo.
Por isso, quem o aplica tem maior potencial de ganhos, podendo alcançar retornos até mesmo mais elevados que os do mercado. Além disso, foi projetado para aumentar a diversificação e gerenciar melhor os riscos do investimento.
Anúncios
Como funciona e como se aplica o Factor Investing?
Na tradução para o português, o nome da estratégia já entrega do que ela se trata: “fatores de investimento”. Esses fatores determinam quais serão os principais critérios para montar uma carteira, prezando pela diversificação.
Ou seja, o que determina o retorno de qualquer tipo de ativo? Quais fatores podem ser analisados na hora de escolher uma ação?
Na hora de fazer o investimento, o investidor não vai analisar ativos ou ações em si, mas sim os fatores, com base em regras e requisitos estratégicos.
Mas que fatores são esses? Falamos mais sobre eles a seguir!
Quais são os tipos de fatores do Factor Investing?
Fica mais fácil entender o que é o Factor Investing depois que conhecer quais são esses fatores, que vão determinar a escolha dos ativos e como deve ser o retorno dessas ações.
Existem vários, mas basicamente eles podem ser divididos em dois grandes grupos: Macroeconômicos e os Fatores de Estilo.
Macroeconômicos
Entre os Fatores Macroeconômicos estão eventos mais amplos, que podem impactar todo o mercado financeiro e categorias de ativos de investimentos.
Alguns exemplos de fatores macroeconômicos são:
- inflação
- juros e taxas
- crescimento econômico do país
- crédito
- liquidez
- mercados emergentes
+ Como a dívida pública afeta os seus investimentos?
Fatores de Estilo
Já os Fatores de Estilo são aqueles que afetam ativos financeiros específicos. Eles podem ser classificados em fatores de: valor, momento, qualidade, volatilidade e tamanho.
Valor
Em relação a valor, por exemplo, o investidor avaliar fatores que podem indicar ações que podem estar subvalorizadas ou até supervalorizadas (valendo mais do que deveriam).
Momento
O fator momento é sobre avaliar o desempenho das ações no passado para tentar projetar como elas vão se comportar no futuro.
Qualidade
Já o fator qualidade está diretamente relacionado às qualidades da empresa, como baixo endividamento e ganhos estáveis, por exemplo.
Volatilidade
Ações com volatilidade menor (mais estáveis), em geral, são a preferência no Factor Investig. Isso porque podem alcançar retornos maiores ajustados ao risco.
Tamanho
Esse fator se refere ao tamanho das empresas. Ações de empresas menores podem apresentar tendência de crescimento e, portanto, maior potencial de retorno.
No Factor Investing, esses fatores são a base da carteira, que deve ser construída prezando pela diversificação e objetivando lucros maiores.
Alguns especialistas em finanças definem o método como um tipo de gestão que seria intermediária entre a Gestão Ativa e a Gestão Passiva.
Gostou do conteúdo? Confira mais publicações sobre investimentos em ações e bolsa de valores:
+ Investimentos em ações: quais são os impostos cobrados?
+ Como comprar ações na Bolsa de Valores em 4 passos
+ Qual a diferença entre ações e ETFs?