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    InícioNotíciasEconomiaComo funciona o "Não Perturbe" dos bancos

    Como funciona o “Não Perturbe” dos bancos

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    Desde 2020 está funcionando o site “Não me Perturbe”, que faz parte do sistema de autorregulação de oferta de crédito consignado, parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

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    Mas você sabe o que é isso?

    O objetivo é acabar com as ligações telefônicas oferecendo crédito consignado para seus clientes e aposentados. Na prática, o consumidor tem a liberdade para escolher se quer ou não receber ofertas desse tipo de empréstimo.

    A plataforma Não Perturbe funciona de maneira semelhante à lista para ligações de telemarketing, adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

    Ou seja, os clientes bancários e aposentados cadastram o número do telefone no site https://www.naomeperturbe.com.br/ e os bancos têm 30 dias para não ligarem mais com oferta de crédito.

    Além do sistema de bloqueio para ligações indesejadas, o Sistema de Autorregulação de Operações de Empréstimo Pessoal e Cartão de Crédito tem uma base de dados para o monitorar reclamações motivadas pela oferta inadequada do produto.

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    Trinta dias após realizado o cadastro do telefone fixo ou móvel no sistema, os bancos e correspondentes por eles contratados não podem fazer nenhuma oferta de operação de crédito consignado. O bloqueio valerá por um ano.

    E o cliente ainda pode escolher se bloqueia instituições financeiras específicas ou todo um segmento, como o setor bancário e/ou telecomunicações, por exemplo.

    Bancos que já aderiram ao “Não Perturbe”

    As mais de 20 instituições que aderiram ao “Não Perturbe” correspondem a mais de 90% do volume de crédito consignado de bancos em todo o país. A adesão à autorregulação foi voluntária por parte de todas elas. Participam do sistema:

    Uma mulher e um homem mexendo no celular para cadastro no "não perturbe"
    Função “não perturbe” visa evitar ligações indesejadas para clientes bancários

    Quase 150 mil aposentados e pensionistas do país que relatam casos de possíveis práticas abusivas de empresas financeiras podem se beneficiar com o Não Perturbe. Os dados são do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

    Segundo o INSS, houve aumento entre os anos de 2017 e 2018. Elas passaram de 63.404 reclamações para 75.529. Já em 2019, nos primeiros três meses, por exemplo, já foram 10.867 manifestações de aposentados e pensionistas.

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    Todos relatando que bancos e instituições financeiras ligaram oferecendo crédito consignado.

    Ligações de telemarketing já podem ser bloqueadas

    Os consumidores já podem bloquear ligações de telemarketing de operadoras de telefonia móvel, fixa, internet e TV por assinatura. Para isso, é necessário se cadastrar em uma lista nacional do site “Não Perturbe”.

    Ao acessar a página, o usuário poderá:

    • Consultar se seu número já está cadastrado;
    • Cadastrar seu número para ser bloqueado;
    • Solicitar desbloqueio e voltar receber ligações de empresas de telemarketing

    Ao fazer a inclusão no cadastro, o cliente poderá escolher a operadora ou o tipo de serviço sobre o qual não quer receber ligações comerciais. As empresas listadas são: Net, Claro, Sky, Tim, Oi, Nextel, Vivo, Algar Telecom e Sercomtel.

    No entanto, o usuário vai precisar informar o nome completo, CPF e e-mail para criar um login e senha de acesso.

    Publicidade

    O prazo para o bloqueio efetivo das ligações, após o recebimento da solicitação, é de 30 dias corridos. Caso o período ainda não tenha encerrado é necessário aguardar.

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    Redação
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    O objetivo é acabar com as ligações telefônicas oferecendo crédito consignado para seus clientes e aposentados. Na prática, o consumidor tem a liberdade para escolher se quer ou não receber ofertas desse tipo de empréstimo.

    A plataforma Não Perturbe funciona de maneira semelhante à lista para ligações de telemarketing, adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

    Ou seja, os clientes bancários e aposentados cadastram o número do telefone no site https://www.naomeperturbe.com.br/ e os bancos têm 30 dias para não ligarem mais com oferta de crédito.

    Além do sistema de bloqueio para ligações indesejadas, o Sistema de Autorregulação de Operações de Empréstimo Pessoal e Cartão de Crédito tem uma base de dados para o monitorar reclamações motivadas pela oferta inadequada do produto.

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    E o cliente ainda pode escolher se bloqueia instituições financeiras específicas ou todo um segmento, como o setor bancário e/ou telecomunicações, por exemplo.

    Bancos que já aderiram ao “Não Perturbe”

    As mais de 20 instituições que aderiram ao “Não Perturbe” correspondem a mais de 90% do volume de crédito consignado de bancos em todo o país. A adesão à autorregulação foi voluntária por parte de todas elas. Participam do sistema:

    Uma mulher e um homem mexendo no celular para cadastro no "não perturbe"
    Função “não perturbe” visa evitar ligações indesejadas para clientes bancários

    Quase 150 mil aposentados e pensionistas do país que relatam casos de possíveis práticas abusivas de empresas financeiras podem se beneficiar com o Não Perturbe. Os dados são do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

    Segundo o INSS, houve aumento entre os anos de 2017 e 2018. Elas passaram de 63.404 reclamações para 75.529. Já em 2019, nos primeiros três meses, por exemplo, já foram 10.867 manifestações de aposentados e pensionistas.

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    Ligações de telemarketing já podem ser bloqueadas

    Os consumidores já podem bloquear ligações de telemarketing de operadoras de telefonia móvel, fixa, internet e TV por assinatura. Para isso, é necessário se cadastrar em uma lista nacional do site “Não Perturbe”.

    Ao acessar a página, o usuário poderá:

    • Consultar se seu número já está cadastrado;
    • Cadastrar seu número para ser bloqueado;
    • Solicitar desbloqueio e voltar receber ligações de empresas de telemarketing

    Ao fazer a inclusão no cadastro, o cliente poderá escolher a operadora ou o tipo de serviço sobre o qual não quer receber ligações comerciais. As empresas listadas são: Net, Claro, Sky, Tim, Oi, Nextel, Vivo, Algar Telecom e Sercomtel.

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