Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como funciona “Não Perturbe” dos bancos

Escrito por: Rafael Massadar em 25 de outubro de 2019

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) anunciaram o “não perturbe” dos bancos.

O objetivo é acabar com as ligações telefônicas oferecendo crédito consignado para seus clientes e aposentados.

A medida faz parte de um novo sistema de autorregulação de oferta de crédito consignado.

Na prática, o consumidor terá a liberdade para escolher se quer ou não receber ofertas desse tipo de empréstimo.

comparar-planos-de-celular
Brasileiros já podem optar pelo “Não perturbe” dos bancos

A plataforma funcionará de maneira semelhante à lista para ligações de telemarketing, adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Até o momento, 23 bancos aderiram ao sistema de autorregulação. Os clientes bancários e aposentados cadastrarão o número do telefone em site a ser divulgado.

A partir da inscrição, os bancos e correspondentes terão 30 dias para não ligarem mais com oferta de crédito.

A previsão é que essas novas regras entrem em vigor a partir de 2 de janeiro de 2020.

Bancos que já aderiram ao “Não Perturbe”

As 23 instituições que aderiram ao “não perturbe” correspondem a 97,88% do volume de crédito consignado de bancos em todo o país.

São elas:

Agibank;
Alfa;
Banco do Brasil;
Banco do Nordeste;
Banrisul;
Barigui;
Bradesco;
BMG;
BRB;
Caixa;
Cetelem;
CCB;
Daycoval;
Estrela Mineira;
Inter;
Itaú;
Mercantil;
Pan;
Paraná Banco;
Safra;
Santander;
Sicredi;
Votorantim.

INSS registra quase 150 mil reclamações

Quase 150 mil aposentados e pensionistas do país relataram casos de possíveis práticas abusivas de empresas financeiras. Os dados são dos últimos três anos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Segundo o INSS, houve aumento entre os anos de 2017 e 2018. Elas passaram de 63.404 reclamações para 75.529.

Em 2019, nos primeiros três meses já foram 10.867 manifestações de aposentados e pensionistas.

Todos relatando que bancos e instituições financeiras ligaram oferecendo crédito consignado.

Ligações de telemarketing já podem ser bloqueadas

Consumidores já podem bloquear ligações de telemarketing de operadoras de telefonia móvel, fixa, internet e TV por assinatura. Basta se cadastrar em uma lista nacional do site “Não Me Perturbe“.

Ao acessar a página do “Não me perturbe”, o usuário poderá:

-> Consultar se seu número já está cadastrado;
-> Cadastrar seu número para ser bloqueado;
-> Solicitar desbloqueio e voltar receber ligações de empresas de telemarketing

Ao fazer inclusão no cadastro, o cliente poderá escolher a operadora ou o tipo de serviço sobre o qual não quer receber ligações comerciais.

Estão listadas as seguintes empresas: Net, Claro, Sky, Tim, Oi, Nextel, Vivo, Algar Telecom e Sercomtel.

Contudo, o usuário terá que informar nome completo, CPF e e-mail para criar um login e senha de acesso.

O prazo para o bloqueio efetivo das ligações, após o recebimento da solicitação, é de 30 dias corridos. Caso o período ainda não tenha encerrado é necessário aguardar.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Imposto de Renda 2020
Redução de salário
coronavoucher
Mineração de criptomoedas
render seu dinheiro