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Como funciona “Não Perturbe” dos bancos

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A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) anunciaram o “não perturbe” dos bancos. Mas você sabe o que é isso?

O objetivo do “não perturbe” é acabar com as ligações telefônicas oferecendo crédito consignado para seus clientes e aposentados.

A medida faz parte de um novo sistema de autorregulação de oferta de crédito consignado.

Na prática, o consumidor terá a liberdade para escolher se quer ou não receber ofertas desse tipo de empréstimo.

A plataforma funcionará de maneira semelhante à lista para ligações de telemarketing, adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Até o momento, 23 bancos aderiram ao sistema de autorregulação. Os clientes bancários e aposentados cadastrarão o número do telefone em site a ser divulgado.

A partir da inscrição, os bancos e correspondentes terão 30 dias para não ligarem mais com oferta de crédito.

Bancos que já aderiram ao “Não Perturbe”

As 23 instituições que aderiram ao “não perturbe” correspondem a 97,88% do volume de crédito consignado de bancos em todo o país. São elas:

  • Agibank;
  • Alfa;
  • Banco do Brasil;
  • Banco do Nordeste;
  • Banrisul;
  • Barigui;
  • Bradesco;
  • BMG;
  • BRB;
  • Caixa;
  • Cetelem;
  • CCB;
  • Daycoval;
  • Estrela Mineira;
  • Inter;
  • Itaú;
  • Mercantil;
  • Pan;
  • Paraná Banco;
  • Safra;
  • Santander;
  • Sicredi;
  • Votorantim.
Imagem que contém uma mulher e um homem mexendo no celular para ilustrar o texto sobre o "não perturbe"
Saiba como funciona o “não perturbe” dos bancos

INSS registra quase 150 mil reclamações

Quase 150 mil aposentados e pensionistas do país, por exemplo, relataram casos de possíveis práticas abusivas de empresas financeiras. Os dados são dos últimos três anos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Segundo o INSS, houve aumento entre os anos de 2017 e 2018. Elas passaram de 63.404 reclamações para 75.529. Já em 2019, nos primeiros três meses, por exemplo, já foram 10.867 manifestações de aposentados e pensionistas.

Todos relatando que bancos e instituições financeiras ligaram oferecendo crédito consignado.

Ligações de telemarketing já podem ser bloqueadas

Os consumidores já podem bloquear ligações de telemarketing de operadoras de telefonia móvel, fixa, internet e TV por assinatura. Para isso, é necessário se cadastrar em uma lista nacional do site “Não Me Perturbe“.

Ao acessar a página do “Não me perturbe”, o usuário poderá:

  • Consultar se seu número já está cadastrado;
  • Cadastrar seu número para ser bloqueado;
  • Solicitar desbloqueio e voltar receber ligações de empresas de telemarketing

Ao fazer inclusão no cadastro, o cliente poderá escolher a operadora ou o tipo de serviço sobre o qual não quer receber ligações comerciais. As empresas listadas são: Net, Claro, Sky, Tim, Oi, Nextel, Vivo, Algar Telecom e Sercomtel.

No entanto, o usuário vai precisar informar o nome completo, CPF e e-mail para criar um login e senha de acesso.

O prazo para o bloqueio efetivo das ligações, após o recebimento da solicitação, é de 30 dias corridos. Caso o período ainda não tenha encerrado é necessário aguardar.

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Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

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