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    3 principais cuidados que você precisa ter para não cair no Golpe do Delivery

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    Você já escutou falar no Golpe do Delivery? Sabe o que é? Imagine a seguinte situação: você solicitou uma pizza por um determinado aplicativo. O valor da comida é R$65. Quando o entregador chega, você efetua o pagamento. Depois da refeição, conferindo o extrato, você descobre que a transação custou R$5.000

    Essa já era uma fraude bem conhecida. No entanto, o golpe do delivery ganhou forças com a pandemia, visto que o lockdown aumentou o número de pedidos por aplicativo.

    De acordo com o Procon-SP, calcula-se que do início da pandemia até julho de 2020 já somavam 125 denúncias, além de mais de 600 mil reais debitados indevidamente de clientes de aplicativos de comida.

    Nessas horas, surgem inúmeras dúvidas: quem é o responsável por ressarcir os clientes? Quais cuidados tomar para não sofrer o golpe? Vou receber meu dinheiro de volta? Responderemos a essas e outras perguntas a seguir:

    Entenda como funciona o Golpe do Delivery

    Uma das formas para evitar cair no golpe é saber como ele funciona na prática. Acontece da seguinte forma: o consumidor realiza um pedido pelo aplicativo, que repassa as informações ao estabelecimento. 

    Ao solicitar o pedido, o consumidor tem diversas possibilidades de pagamento. O golpe do delivery ocorre quando a pessoa escolhe o pagamento por meio do cartão de débito ou crédito no ato da entrega.

    Quando o entregador chega ao local e disponibiliza a maquininha do cartão, na maioria dos casos relatados, o visor está quebrado ou com arranhões.

    imagem de uma pessoa manuseando máquina de cartão
    Verifique sempre se o visor está em perfeito estado para evitar o golpe do delivery

    Essa é uma parte importante do golpe: o visor danificado impede a nítida visualização do valor que está sendo digitado. Ao ser questionado se o visor está quebrado, o entregador informa que a tela está daquela forma pois sofreu uma queda e a máquina de cartão quebrou.

    É nessa hora que o entregador digita um valor superior ao correto, o que acarreta um prejuízo enorme para o consumidor. Confiando no serviço que é prestado pelo aplicativo, o cliente digita a senha. Nesse momento, o golpe é efetuado sem a menor desconfiança do cliente.

    Existem também relatos que ao passar o cartão, a máquina dá erro ao confirmar a transação. Sendo assim, o cliente acaba passando mais de uma vez e sendo debitado em todas as transações.

    Outro golpe envolvendo delivery

    Além desse golpe, há um outro que está circulando nas redes sociais e que vale a máxima atenção! Um vídeo viralizou recentemente mostrando como funciona o novo golpe do delivery.

    Nele, o entregador informa o valor da encomenda e solicita o cartão da vítima. Com uma câmera de celular ligada, o motoboy filma os dados do cartão e o insere na maquininha. Como estava escuro, o entregador se oferece para iluminar a maquininha enquanto a vítima digita a senha.

    Saiba o que fazer caso caia nesse golpe

    Se você caiu no Golpe do Delivery e não sabe, ou ainda não conseguiu reaver o seu dinheiro, saiba que é possível ter a quantia recuperada. Antes de mais nada, é preciso manter a calma para resolver a situação e seguir os seguintes passos.

    Passo a passo para não cair no golpe do delivery

    1º passo: ligue imediatamente para o banco do seu cartão. Pergunte qual é a empresa da maquininha do cartão utilizada pelo golpista. A princípio, é nessa empresa em que está o cadastro do “entregador” e é nela que está o seu dinheiro retido.

    2º passo: com o nome da empresa em mãos, entre em contato com a mesma e informe o que ocorreu. Portanto, solicite o bloqueio imediato do valor na conta do golpista. 

    3º passo: em seguida, realize um boletim de ocorrência e envie para a empresa, juntamente com uma carta solicitando o estorno imediato do valor pago no cartão.

    Caso você não consiga recuperar o valor com a empresa responsável pela administradora do cartão e a transação tenha sido feita na função de crédito, existe outra opção viável:

    Você deve enviar uma carta para o banco que administra o cartão, junto com o boletim de ocorrência e o cupom fiscal.

    Além disso, solicite ao seu banco o estorno do valor pago, alegando desacordo comercial, o que significa que há uma divergência de valor no acordo firmado entre você e a pessoa que aplicou o golpe do delivery. 

    Agora, caso não tenha havido tempo hábil para recuperar o seu dinheiro, você deve entrar em contato com a empresa do aplicativo. Afinal, foi ela quem possibilitou e liberou o cadastro do golpista em sua plataforma. Diante disso, o aplicativo deverá ressarcir o cliente. Por isso, guarde os dados do entregador.

    Informe ao aplicativo para que ele possa bloquear o entregador definitivamente. Assim, você evita que novas pessoas tenham o mesmo prejuízo. 

    + Como economizar nos aplicativos de delivery para comida?

    Conheça 3 cuidados para não cair na farsa do Delivery

    Para te ajudar a não cair no Golpe do Delivery, separamos três dicas para hora de pagar pelo seu pedido. Confira:

    • 1) Sempre que puder pague o pedido pelo aplicativo. Contudo, se não conseguir, prefira pagar ao entregador com dinheiro.
    • 2) Certifique-se que o valor digitado na máquina está correto. Se a máquina estiver danificada, recuse-se a pagar e solicite uma outra para realizar o pagamento.
    • 3) Ative no banco o serviço de informe por SMS de pagamentos realizado no débito e crédito. Assim que realizar o pagamento, confirme o valor no SMS recebido. Alguns aplicativos de cartão atuam do mesmo modo com as notificações “push”, enviadas para a tela de notificação do seu celular a partir da transação autorizada.

    Agora que você já sabe tudo sobre o Golpe do Delivery, fique atento e descubra quais são os golpes mais comuns e praticados na internet.

    O que achou disso?

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    Redação
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    Essa já era uma fraude bem conhecida. No entanto, o golpe do delivery ganhou forças com a pandemia, visto que o lockdown aumentou o número de pedidos por aplicativo.

    De acordo com o Procon-SP, calcula-se que do início da pandemia até julho de 2020 já somavam 125 denúncias, além de mais de 600 mil reais debitados indevidamente de clientes de aplicativos de comida.

    Nessas horas, surgem inúmeras dúvidas: quem é o responsável por ressarcir os clientes? Quais cuidados tomar para não sofrer o golpe? Vou receber meu dinheiro de volta? Responderemos a essas e outras perguntas a seguir:

    Entenda como funciona o Golpe do Delivery

    Uma das formas para evitar cair no golpe é saber como ele funciona na prática. Acontece da seguinte forma: o consumidor realiza um pedido pelo aplicativo, que repassa as informações ao estabelecimento. 

    Ao solicitar o pedido, o consumidor tem diversas possibilidades de pagamento. O golpe do delivery ocorre quando a pessoa escolhe o pagamento por meio do cartão de débito ou crédito no ato da entrega.

    Quando o entregador chega ao local e disponibiliza a maquininha do cartão, na maioria dos casos relatados, o visor está quebrado ou com arranhões.

    imagem de uma pessoa manuseando máquina de cartão
    Verifique sempre se o visor está em perfeito estado para evitar o golpe do delivery

    Essa é uma parte importante do golpe: o visor danificado impede a nítida visualização do valor que está sendo digitado. Ao ser questionado se o visor está quebrado, o entregador informa que a tela está daquela forma pois sofreu uma queda e a máquina de cartão quebrou.

    É nessa hora que o entregador digita um valor superior ao correto, o que acarreta um prejuízo enorme para o consumidor. Confiando no serviço que é prestado pelo aplicativo, o cliente digita a senha. Nesse momento, o golpe é efetuado sem a menor desconfiança do cliente.

    Existem também relatos que ao passar o cartão, a máquina dá erro ao confirmar a transação. Sendo assim, o cliente acaba passando mais de uma vez e sendo debitado em todas as transações.

    Outro golpe envolvendo delivery

    Além desse golpe, há um outro que está circulando nas redes sociais e que vale a máxima atenção! Um vídeo viralizou recentemente mostrando como funciona o novo golpe do delivery.

    Nele, o entregador informa o valor da encomenda e solicita o cartão da vítima. Com uma câmera de celular ligada, o motoboy filma os dados do cartão e o insere na maquininha. Como estava escuro, o entregador se oferece para iluminar a maquininha enquanto a vítima digita a senha.

    Saiba o que fazer caso caia nesse golpe

    Se você caiu no Golpe do Delivery e não sabe, ou ainda não conseguiu reaver o seu dinheiro, saiba que é possível ter a quantia recuperada. Antes de mais nada, é preciso manter a calma para resolver a situação e seguir os seguintes passos.

    Passo a passo para não cair no golpe do delivery

    1º passo: ligue imediatamente para o banco do seu cartão. Pergunte qual é a empresa da maquininha do cartão utilizada pelo golpista. A princípio, é nessa empresa em que está o cadastro do “entregador” e é nela que está o seu dinheiro retido.

    2º passo: com o nome da empresa em mãos, entre em contato com a mesma e informe o que ocorreu. Portanto, solicite o bloqueio imediato do valor na conta do golpista. 

    3º passo: em seguida, realize um boletim de ocorrência e envie para a empresa, juntamente com uma carta solicitando o estorno imediato do valor pago no cartão.

    Caso você não consiga recuperar o valor com a empresa responsável pela administradora do cartão e a transação tenha sido feita na função de crédito, existe outra opção viável:

    Você deve enviar uma carta para o banco que administra o cartão, junto com o boletim de ocorrência e o cupom fiscal.

    Além disso, solicite ao seu banco o estorno do valor pago, alegando desacordo comercial, o que significa que há uma divergência de valor no acordo firmado entre você e a pessoa que aplicou o golpe do delivery. 

    Agora, caso não tenha havido tempo hábil para recuperar o seu dinheiro, você deve entrar em contato com a empresa do aplicativo. Afinal, foi ela quem possibilitou e liberou o cadastro do golpista em sua plataforma. Diante disso, o aplicativo deverá ressarcir o cliente. Por isso, guarde os dados do entregador.

    Informe ao aplicativo para que ele possa bloquear o entregador definitivamente. Assim, você evita que novas pessoas tenham o mesmo prejuízo. 

    + Como economizar nos aplicativos de delivery para comida?

    Conheça 3 cuidados para não cair na farsa do Delivery

    Para te ajudar a não cair no Golpe do Delivery, separamos três dicas para hora de pagar pelo seu pedido. Confira:

    • 1) Sempre que puder pague o pedido pelo aplicativo. Contudo, se não conseguir, prefira pagar ao entregador com dinheiro.
    • 2) Certifique-se que o valor digitado na máquina está correto. Se a máquina estiver danificada, recuse-se a pagar e solicite uma outra para realizar o pagamento.
    • 3) Ative no banco o serviço de informe por SMS de pagamentos realizado no débito e crédito. Assim que realizar o pagamento, confirme o valor no SMS recebido. Alguns aplicativos de cartão atuam do mesmo modo com as notificações “push”, enviadas para a tela de notificação do seu celular a partir da transação autorizada.

    Agora que você já sabe tudo sobre o Golpe do Delivery, fique atento e descubra quais são os golpes mais comuns e praticados na internet.

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