Você já escutou falar no Golpe do Delivery? Sabe o que é? Imagine a seguinte situação: você solicitou uma pizza por um determinado aplicativo. O valor da comida é R$65. Quando o entregador chega, você efetua o pagamento. Depois da refeição, conferindo o extrato, você descobre que a transação custou R$5.000
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Essa já era uma fraude bem conhecida. No entanto, o golpe do delivery ganhou forças com a pandemia, visto que o lockdown aumentou o número de pedidos por aplicativo.
De acordo com o Procon-SP, calcula-se que do início da pandemia até julho de 2020 já somavam 125 denúncias, além de mais de 600 mil reais debitados indevidamente de clientes de aplicativos de comida.
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Nessas horas, surgem inúmeras dúvidas: quem é o responsável por ressarcir os clientes? Quais cuidados tomar para não sofrer o golpe? Vou receber meu dinheiro de volta? Responderemos a essas e outras perguntas a seguir:
Entenda como funciona o Golpe do Delivery
Uma das formas para evitar cair no golpe é saber como ele funciona na prática. Acontece da seguinte forma: o consumidor realiza um pedido pelo aplicativo, que repassa as informações ao estabelecimento.
Ao solicitar o pedido, o consumidor tem diversas possibilidades de pagamento. O golpe do delivery ocorre quando a pessoa escolhe o pagamento por meio do cartão de débito ou crédito no ato da entrega.
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Quando o entregador chega ao local e disponibiliza a maquininha do cartão, na maioria dos casos relatados, o visor está quebrado ou com arranhões.
Essa é uma parte importante do golpe: o visor danificado impede a nítida visualização do valor que está sendo digitado. Ao ser questionado se o visor está quebrado, o entregador informa que a tela está daquela forma pois sofreu uma queda e a máquina de cartão quebrou.
É nessa hora que o entregador digita um valor superior ao correto, o que acarreta um prejuízo enorme para o consumidor. Confiando no serviço que é prestado pelo aplicativo, o cliente digita a senha. Nesse momento, o golpe é efetuado sem a menor desconfiança do cliente.
Existem também relatos que ao passar o cartão, a máquina dá erro ao confirmar a transação. Sendo assim, o cliente acaba passando mais de uma vez e sendo debitado em todas as transações.
Outro golpe envolvendo delivery
Além desse golpe, há um outro que está circulando nas redes sociais e que vale a máxima atenção! Um vídeo viralizou recentemente mostrando como funciona o novo golpe do delivery.
Nele, o entregador informa o valor da encomenda e solicita o cartão da vítima. Com uma câmera de celular ligada, o motoboy filma os dados do cartão e o insere na maquininha. Como estava escuro, o entregador se oferece para iluminar a maquininha enquanto a vítima digita a senha.
Saiba o que fazer caso caia nesse golpe
Se você caiu no Golpe do Delivery e não sabe, ou ainda não conseguiu reaver o seu dinheiro, saiba que é possível ter a quantia recuperada. Antes de mais nada, é preciso manter a calma para resolver a situação e seguir os seguintes passos.
Passo a passo para não cair no golpe do delivery
1º passo: ligue imediatamente para o banco do seu cartão. Pergunte qual é a empresa da maquininha do cartão utilizada pelo golpista. A princípio, é nessa empresa em que está o cadastro do “entregador” e é nela que está o seu dinheiro retido.
2º passo: com o nome da empresa em mãos, entre em contato com a mesma e informe o que ocorreu. Portanto, solicite o bloqueio imediato do valor na conta do golpista.
3º passo: em seguida, realize um boletim de ocorrência e envie para a empresa, juntamente com uma carta solicitando o estorno imediato do valor pago no cartão.
Caso você não consiga recuperar o valor com a empresa responsável pela administradora do cartão e a transação tenha sido feita na função de crédito, existe outra opção viável:
Você deve enviar uma carta para o banco que administra o cartão, junto com o boletim de ocorrência e o cupom fiscal.
Além disso, solicite ao seu banco o estorno do valor pago, alegando desacordo comercial, o que significa que há uma divergência de valor no acordo firmado entre você e a pessoa que aplicou o golpe do delivery.
Agora, caso não tenha havido tempo hábil para recuperar o seu dinheiro, você deve entrar em contato com a empresa do aplicativo. Afinal, foi ela quem possibilitou e liberou o cadastro do golpista em sua plataforma. Diante disso, o aplicativo deverá ressarcir o cliente. Por isso, guarde os dados do entregador.
Informe ao aplicativo para que ele possa bloquear o entregador definitivamente. Assim, você evita que novas pessoas tenham o mesmo prejuízo.
+ Como economizar nos aplicativos de delivery para comida?
Conheça 3 cuidados para não cair na farsa do Delivery
Para te ajudar a não cair no Golpe do Delivery, separamos três dicas para hora de pagar pelo seu pedido. Confira:
- 1) Sempre que puder pague o pedido pelo aplicativo. Contudo, se não conseguir, prefira pagar ao entregador com dinheiro.
- 2) Certifique-se que o valor digitado na máquina está correto. Se a máquina estiver danificada, recuse-se a pagar e solicite uma outra para realizar o pagamento.
- 3) Ative no banco o serviço de informe por SMS de pagamentos realizado no débito e crédito. Assim que realizar o pagamento, confirme o valor no SMS recebido. Alguns aplicativos de cartão atuam do mesmo modo com as notificações “push”, enviadas para a tela de notificação do seu celular a partir da transação autorizada.
Agora que você já sabe tudo sobre o Golpe do Delivery, fique atento e descubra quais são os golpes mais comuns e praticados na internet.