
Muitas pessoas não sabem como fazer um estorno no cartão de débito, ou sequer conhecem essa possibilidade. Mas, esse recurso pode ser usado em diferentes circunstâncias: seja algum erro referente ao valor no ato da compra ou desistência.
Diferentemente do que se imagina, as lojas físicas também podem realizar o estorno no cartão de débito, assim como os estabelecimentos online.
A diferença é que em caso de desistência por defeitos em produtos, por exemplo, o que vale são as regras definidas nas políticas de troca e devolução de cada estabelecimento.
No caso das compras feitas pela internet, o artigo 9 do Código de Defesa do Consumidor especifica que o cliente tem até sete dias, a contar da data de recebimento do produto ou da assinatura do serviço, para desistir da compra.
De qualquer maneira, se a forma de pagamento escolhida foi o cartão de débito, ainda assim há a possibilidade de devolução do valor pago. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue lendo este artigo!
O que é um estorno?
Antes de entender como funciona essa transação no cartão de débito, é importante esclarecer o que é um estorno. Ainda que indesejado pelos lojistas, o recurso está previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Na prática, o estorno é a devolução do valor pago pelo cliente na compra de um produto ou contratação de um serviço, quando este desiste da aquisição. Nada mais é do que a reversão de uma transação bancária feita via cartão de crédito ou débito.
Vale ressaltar que o estorno é diferente da chargeback. Esse segundo caso está relacionado às cobranças indevidas. Ou seja, quando o consumidor não reconhece uma cobrança ou é vítima de uma fraude.
Nesse caso, em vez da loja entrar em contato com o banco para solicitar a devolução do valor— como ocorre no estorno —, o próprio consumidor faz isso. E o banco é quem faz a ponte entre o cliente e a empresa que cobrou o valor indevidamente.

Em quais situações posso solicitar um estorno?
Conforme mencionado anteriormente, há algumas possibilidades para a solicitação de um estorno no cartão de débito. Uma delas é a cobrança duplicada, que pode ocorrer por erro no processamento do pagamento; ou até por erro do cliente ou do lojista.
Outra situação é quando o produto recebido está fora das especificações anunciadas pelo vendedor ou com defeito. E, se o recebimento ocorrer após o prazo acordado no ato da compra, o cliente também pode desfazer o negócio e pedir um estorno.
A própria loja onde foi realizada a compra é responsável pelos trâmites envolvendo o estorno. Mas, se houver problemas, a operadora do cartão utilizado na compra pode ser acionada para intermediar a situação.
Veja também: Dicas importantes de Direito do Consumidor para compras online
Como fazer um estorno no cartão de débito?
Em compras realizadas em lojas físicas, o estorno pode ser feito por meio da própria maquininha de cartão usada na hora do pagamento. Em alguns casos, o vendedor também pode fazer o processo por meio do aplicativo da operadora da máquina de cartão.
Nas compras online, o mais comum é que a devolução seja feita diretamente na conta bancária do cliente, via transferência ou depósito.
Normalmente, o cliente entra em contato com o SAC da empresa para informar a intenção de devolver o produto. Após informar o motivo da devolução e fornecer as informações requeridas pela empresa, inicia-se o processo de estorno.
O prazo para a devolução do dinheiro depende da operadora da máquina ou da bandeira do cartão; e do banco. O período pode variar entre 24 horas ou até 15 dias, mas o mais comum é que o dinheiro seja devolvido no mesmo dia.
No caso de devolução fora do prazo, por defeito do produto, por exemplo, a empresa pode precisar de um prazo maior para analisar a situação e efetuar o estorno no débito. O prazo pode ser de até 30 dias.
Toda empresa deve ter política de estorno e reembolso?
Para os lojistas, ficar atento às políticas de cancelamento, troca e reembolso é importante para não correr riscos de manchar a reputação da empresa perante aos clientes.
Por isso, além de ter regras claras e bem definidas sobre estorno e reembolso, é preciso garantir que essa informação seja de conhecimento da clientela. Além disso, quando ocorrer um problema, a empresa deve agir de maneira rápida e eficiente.
Ouvir as reclamações dos clientes, esclarecer dúvidas e agir rapidamente caso um estorno precise ser feito podem fazer a diferença e aumentar as chances de fidelização do consumidor.
Já conhecia essas informações sobre como fazer um estorno no cartão de débito? Compartilhe conosco nos comentários e não deixe de enviar este artigo para seus amigos!