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Como cancelar compra com cartão de crédito?

Escrito por: Priscila Gomes em 30 de maio de 2019

Você fez uma compra pela internet que estava desejando há muito tempo, mas quando o produto chegou a sua casa não era exatamente aquilo que estava idealizando, e agora?

Ou então, na sua fatura veio uma cobrança desconhecida e você não faz ideia de como poderá resolver esse problema? Saiba que é possível resolver isso e cancelar compra com cartão de crédito.

No entanto, não são em todos os casos que o estorno no seu cartão de crédito pode ser feito.

Há situações pontuais em que esse serviço pode ser solicitado, conheça algumas delas abaixo e saiba quais procedimentos são necessários em situações como essas.

Como cancelar compra com cartão de crédito?

5 ocasiões em que pode ser solicitado o estorno

1 – Desistência de compra online

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é possível se manifestar contra a compra em até sete dias após o recebimento do produto.

Lembrando que a solicitação do estorno só poderá ser feita quando o produto já estiver em suas mãos, não há como fazer o pedido enquanto a mercadoria não for devidamente despachada.

2 – Falha na compra online

Percebeu que há uma cobrança diferente da que estava anunciada no site quando realizou a compra?

É possível solicitar o estorno da diferença que foi cobrada indevidamente.

3 – Falha no pagamento de compra presencial

O valor descrito na sua nota fiscal ou na etiqueta do produto é diferente da que consta na fatura do seu cartão de crédito?

Neste caso, você poderá solicitar o estorno do valor cobrado a mais sem problema algum.

4 – Compra indevida

Você tem a certeza de que não realizou determinada compra cuja cobrança veio listada junto com as demais que constam em seu cartão de crédito?

É seu direito que seja feito o cancelamento dessa cobrança e, caso já tenha pago uma parcela sem perceber, também poderá solicitar a devolução do valor pago.

Como cancelar compra com cartão de crédito?

5 – Não recebimento de um produto ou serviço

Se você comprou um móvel pela internet e ele não chegou na sua casa mesmo tendo estourado o prazo de entrega ou adquiriu um pacote de cursos online, por exemplo.

Ou se ainda que tenha passado a data para a disponibilização do link para o início das aulas, a empresa não enviou ao menos uma satisfação informando o ocorrido para o atraso no cronograma para o seu e-mail.

Você pode solicitar tranquilamente o cancelamento da compra e optar pela restituição do valor que foi acordado e pago por meio do seu cartão de crédito.

Como proceder para cancelar a compra e solicitar o estorno?

No caso da compra indevida, o primeiro procedimento a ser feito é entrar em contato com a administradora do seu cartão de crédito, pois ela é a responsável sobre isso e não o lojista.

Pode ter havido uma clonagem do seu cartão ou terem usado a sua senha sem a sua permissão.

Então, tente resolver esse problema imediatamente, caso não reconheça a compra.

Você pode ter sido vítima de uma fraude e esse é um procedimento muito sério, em alguns casos será necessário ir a uma delegacia para fazer um registro de ocorrência.

Solicitando o estorno

Nas demais situações como: desistência da compra virtual e falhas na compra online ou presencial, o estorno pode ser solicitado assim que o produto chegar ou que você reparar o erro.

Como as faturas dos cartões de crédito são bem organizadas no sentido das datas, é possível solicitar o estorno hoje e a cobrança continue vindo neste mês e o estorno no próximo.

Mas não se preocupe quanto a isso, pois é bastante normal.

Posteriormente, esse valor que você terá que pagar constará como crédito, por exemplo: uma pessoa pagou cerca de R$200 hoje, na próxima fatura terá o desconto do valor (-R$100).

Se o pagamento foi feito em parcelas, a cada mês virá descrito as parcelas na fatura e ao lado o estorno que foi solicitado.

Vale lembrar que em muitos casos, o lojista não é obrigado a aceitar a devolução e restituir o valor que foi pago.

Exemplos: se por algum motivo você realizou uma compra simplesmente por impulso em uma loja presencial, se só depois que chegou em casa percebeu que o produto não servia, ou se não era exatamente o que estava buscando e se arrependeu.

O arrependimento para compras presenciais não é assegurado por lei. Se ainda assim insistir em fazer a devolução, tente entrar em contato com a loja.

Se for negado, poderá optar por uma segunda tentativa com a administradora do seu cartão de crédito.

Mas tenha a ciência de que, nesse caso, serão apenas tentativas e pode ser que não dê tão certo quanto imaginava.

Você já pensou em cancelar compra com cartão de crédito ou já cancelou? Comente!

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

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