Descubra como fazer um pagamento no caixa eletrônico

0
190
Mulher segura celular com a conta Comgás na tela
0
(0)

Muitas das contas que pagamos hoje em dia são enviadas através do boleto, seja ele de forma física ou online. Mas enfrentar filas de casas lotéricas ou bancos, por exemplo, não é tão necessário assim. Isso porque os boletos e faturas podem ter o pagamento no caixa eletrônico diretamente. E o procedimento é bem simples.

Anúncios

A seguir, saiba como fazer o pagamento no caixa eletrônico. Boa leitura!

+ Saiba por quanto tempo é preciso guardar boletos pagos

Anúncios

Como fazer o pagamento no caixa eletrônico de boletos?

Pagar um boleto no caixa eletrônico é um processo bastante simples. Para isso, você precisa ir até um caixa tendo em mãos o cartão do seu banco e o boleto que deseja realizar o pagamento. O processo de pagamento é muito fácil e intuitivo.

Mas para tornar ainda mais fácil, vamos mostrar o passo a passo de como fazer o pagamento utilizando o caixa eletrônico. Vale lembrar, no entanto, que o processo pode variar de acordo com os serviços disponibilizados pelo seu banco. Vamos lá?

  • Insira seu cartão do banco na máquina para ter acesso ao sistema do banco;
  • Em seguida, selecione a opção de “Pagamentos”.

Em alguns casos, novas alternativas aparecem em seguida, como “água, luz ou telefone” e “pagamento com código de barras”. É neste momento que você deve escolher como será feito o pagamento: se através do código de barras ou se você digitará manualmente os números.

Anúncios

  • Caso você opte pelo leitor de código de barras, é necessário esperar o sinal da tela para que o caixa consiga ler o código. O código de barras será lido e você deve fornecer a data de pagamento do boleto ou colocar uma data futura para o pagamento;
  • Se desejar digitar manualmente o código de barras, digite os números exatamente como consta no papel para não ter erros.

Depois da leitura do documento, algumas informações básicas aparecerão na tela, como valor do boleto, nome do beneficiário e nome pagador. Confira todas essas informações antes de confirmar o pagamento do boleto.

Quais tipos de boleto posso pagar no caixa eletrônico?

O boleto bancário nada mais é do que um documento de cobrança. É através dele que pessoas e empresas, e até mesmo o governo, conseguem receber pagamentos. Os principais tipos de contas são:

  • boletos de cobrança: são, normalmente, compras feitas de forma online que tenham boleto como a forma de pagamento. O boleto de cobrança também pode ser: carnês, fatura do cartão de crédito, prestação de financiamentos, mensalidade escolar etc;
  • impostos e tributos: DAS, IPTU, IPVA, INSS etc;
  • contas de consumo: os boletos de contas de consumo são de água, telefone, internet, TV por assinatura, conta de luz etc.
Imagem de uma conta de luz para pagamento no caixa eletrônico
Conta de luz é um tipo de boleto e o pagamento no caixa eletrônico pode ser feito. Saiba como fazer

Qual é o prazo para compensação do boleto?

O prazo para constar o pagamento do boleto bancário é de até 3 dias úteis após o pagamento. Isso acontece porque os bancos precisam repassar o valor pago para a instituição que deve receber.

Ou seja, se você realizar o pagamento do boleto em uma segunda-feira, por exemplo, o pagamento deverá ser reconhecido até quinta-feira. No entanto, se você realizar o pagamento em uma sexta-feira, o boleto poderá ser compensado até quarta-feira.

Vale lembrar que são 3 dias úteis para a compensação do boleto. Portanto, finais de semana e feriados não contam.

Além disso, esse é o prazo máximo para o banco reconhecer o pagamento. Por isso, a compensação pode terminar antes dos 3 dias úteis.

É possível pagar boleto vencido no caixa eletrônico?

A maioria dos boletos são pagos em qualquer caixa eletrônico até a data do vencimento. Porém, em alguns casos, após o vencimento pode existir algum tipo de restrição para o pagamento no caixa eletrônico.

Portanto, a maneira mais segura é confirmar com o seu banco como funciona em casos de boletos vencidos. Em algumas instituições financeiras, por exemplo, é possível recalcular o valor do boleto vencido para realizar o pagamento emitindo a segunda via do documento.

+ Saiba como atualizar boleto atrasado da Caixa e emitir 2ª via

Gostou deste texto e aprendeu como fazer pagamento no caixa eletrônico? Acha que ele pode ser útil para alguém? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham essa informação.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui