
Se você tem entre 15 e 29 anos e está inscrito no CadÚnico, sabia que pode ter acesso a diversos benefícios com a ID Jovem?
A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em diversos eventos, além de passagens gratuitas no transporte coletivo interestadual.
Quer saber mais sobre esse programa, quem tem direito e como fazer a inscrição? Então continue lendo este artigo!
Quem tem direito à ID Jovem?
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família de baixa renda. Ou seja, aquelas com renda mensal de até dois salários mínimos (R$2.424 em 2022).
Não precisa estar estudando para ter acesso ao benefício!
Além disso, a família deve estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal, o CadÚnico. Mas é preciso estar com as informações atualizadas há, pelo menos, 24 meses.
Então se a sua família está no CadÚnico, mas há tempos vocês não atualizam os dados, é importante dar uma olhada! Você pode fazer isso:
- pelo aplicativo Meu CadÚnico (disponível para Android e iOS)
- ou comparecendo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou ao setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade
Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS). Se você não sabe o seu, consulte seu Cartão Cidadão, o extrato do FGTS ou a sua Carteira de Trabalho (é a mesma coisa que o PIS).

Como fazer o cadastro na ID Jovem?
Se você e sua família atendem ao critério de renda, mas ainda não estão inscritos no CadÚnico, esse é o primeiro passo antes de fazer a inscrição para a ID Jovem.
Para isso, compareça ao CRAS mais próximo da sua residência. Se não souber onde fica, entre em contato com a prefeitura e pergunte onde você pode fazer seu cadastro.
O CRAS irá solicitar comprovantes de renda e de domicílio, além de documentos oficiais seus e dos seus familiares.
Para saber a relação de todos os documentos necessários, entre em contato com o CRAS de referência da sua localidade. Confira o passo a passo no artigo que temos só sobre isso:
+ Veja passo a passo de como fazer o Cadastro Único
Depois que o cadastro no CadÚnico estiver feito, você pode gerar sua Identidade Jovem pelo aplicativo ID Jovem (disponível para Android e iOS) ou no site do programa.
Na plataforma, você verá um formulário e deverá preenchê-lo com os seguintes dados:
- Número de Identificação Social (NIS);
- Nome Completo;
- Data de Nascimento;
- Nome da Mãe.
Se você não sabe seu NIS, pode encontrá-lo no seu Cartão Cidadão (que está disponível no app Meu CadÚnico), no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho (é a mesma coisa que o PIS).
Depois disso, pronto! Sua ID Jovem será gerada na hora.
Você poderá imprimir uma versão física ou andar somente com a versão digital, no aplicativo do seu celular.
Mas vale lembrar que a carteirinha tem prazo de validade de 6 meses. Depois desse período, você deve emitir uma nova, preenchendo novamente o formulário.
Serão verificados novamente os requisitos para ser beneficiário da ID Jovem.
Confira a lista de benefícios da Identidade Jovem:
- meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos (cinema, shows etc)
- passagens de transporte coletivo interestadual gratuitas ou com desconto
- isenção da taxa de emissão da carteira estudantil
Novidades no aplicativo da Identidade Jovem
Desde o final de 2021, o aplicativo da ID Jovem ganhou novas funcionalidades. Então se você já tinha ele instalado em seu telefone, precisa atualizá-lo.
Uma das novidades é um espaço para notícias e informações sobre cursos de capacitação e políticas públicas de interesse desses jovens. Isso inclui questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Por isso vale a pena acompanhar essa nova aba, para conhecer novas oportunidades.
Além disso, agora será possível armazenar mais de uma carteirinha por aparelho. Então você pode manter a sua ID Jovem e de seus irmãos em um mesmo celular, por exemplo.
Outras novidades são:
- inserção de foto
- QR Code para leitura da carteirinha
- ativação de notificações
- e validação da ID Jovem por empresários
A partir de agora também está disponível um serviço de atendimento ao usuário (“fale conosco”).
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com outros amigos que têm entre 15 e 29 anos!