Saiba como investir o dinheiro da rescisão trabalhista

0
1158
carteira de trabalho em mãos
5
(1)

Uma demissão pode pegar qualquer um de surpresa, inclusive se o trabalhador não está programado financeiramente para ficar sem aquela renda esperada todos os meses. Por isso, saber como investir o dinheiro da rescisão trabalhista pode ajudar o profissional a passar por esse período até conseguir se realocar.

Anúncios

Em muitos casos, o primeiro passo deve ser pagar as dívidas com maiores juros ou com vencimentos mais curtos e criar uma reserva de emergência. Para isso, é necessário ter o controle das suas contas.

Portanto, anote todos seus gastos. Assim, você saberá exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Outro ponto é não se perder em meio a vários pagamentos que precisam ser feitos.

Anúncios

Organize o orçamento antes de investir o dinheiro

Com a rescisão trabalhista em mãos, priorize a organização do seu orçamento. Depois, investir o dinheiro é a opção certa.

Uma atitude fundamental para sair do vermelho e se livrar das dívidas é organizar o seu orçamento. Você pode usar um aplicativo de telefone, uma planilha do computador ou até mesmo um caderno.

“A falta de planejamento e controle é uma das principais causas do fracasso financeiro. Quem não planeja e não controla acaba gastando mais do que pode, fica preso nas armadilhas de cheque especial, empréstimos e limites de cartões de crédito. Não consegue nem investir, nem construir patrimônio”, diz o coordenador do MBA de Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV​), Ricardo Teixeira.

Com o orçamento em ordem e com as economias de corte de gastos ou renda extra, procure os seus credores. Com dinheiro na mão é mais fácil negociar e conseguir desconto.

Anúncios

Se você tem mais de uma dívida, temos dicas para saber qual você deve pagar primeiro. O importante é dar prioridade para as dívidas, com os maiores juros para não virar uma bola de neve.

Que tal abrir um negócio?

Não é preciso investir dinheiro para começar sua renda extra. Hoje, com a ajuda da internet, existem muitas maneiras de ganhar um dinheiro a mais sem custos iniciais altos.

O principal investimento em qualquer opção que você escolher é o seu tempo e paciência para fazer o dinheiro entrar.

Caso seja necessário investir algo, você pode vender algo que não use mais para começar. Contudo, antes de tomar qualquer atitude, pense quais são as suas principais habilidades e como transformá-las em uma nova fonte de renda.

Após isso, planeje quais serão os seus próximos passos. É necessário que você organize a sua rotina e defina quanto tempo e qual tarefa se enquadra melhor.

carteira de trabalho com seis notas de cinquenta reais
Pagar dívidas com maiores juros e criar uma reserva de emergência são essenciais antes de investir o dinheiro da rescisão trabalhista

Onde investir?

Definir metas te dará mais propósito na hora de investir o dinheiro da rescisão trabalhista. Com o orçamento organizado e as metas estabelecidas, é hora de definir quanto de dinheiro você irá poupar e investir todos os meses.

Ao estudar, você descobrirá que existem opções conservadoras e outras ousadas. Quanto mais alto é o retorno prometido, maior será o risco, como num jogo de apostas.

Portanto, analise o que é melhor para o seu caso: a rentabilidade modesta, mas segura, dos fundos de renda fixa? Ou a adrenalina de ganhar e perder somas enormes na bolsa de valores?

+ 6 investimentos para começar com 100 reais

Não esqueça que o mercado financeiro defende a máxima de que você deve distribuir os ovos em vários cestos. Ou seja, diversifique os investimentos.

Dessa forma, se um recipiente cair, pelo menos os demais permanecem intactos. Como nem todo investimento traz o lucro esperado, vale a pena testar diferentes alternativas.

+ Como saber a minha rescisão trabalhista com FGTS? Veja o passo a passo de como calcular!

Confira a Calculadora de Rescisão Trabalhista do FinanceOne

Acha complicado calcular a rescisão trabalhista? O FinanceOne pode te ajudar! Faça as contas de forma rápida e gratuitamente com a nossa calculadora:

Como usar a calculadora de rescisão trabalhista:

  1. Coloque o motivo da sua rescisão
  2. Em seguida, preencha com o seu salário-base
  3. Coloque data de admissão, data de afastamento e se o aviso-prévio foi comprido ou não
  4. Marque se tem férias vencidas ou deixe em branco caso não tenha
  5. Por último, clique em Calcular

Pronto! Você saberá quanto irá receber na rescisão trabalhista. *

Gostou de saber mais sobre a rescisão trabalhista com FGTS? Então veja outros conteúdos sobre o assunto que podem te ajudar:

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui