InícioNotíciasInvestimentosSaiba como investir o dinheiro da rescisão trabalhista

Saiba como investir o dinheiro da rescisão trabalhista

Tempo de leitura: 3 minutos
()

Desde o início da pandemia da Covid-19, mais de 8 milhões de brasileiros perderam seus empregos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Boa parte desses trabalhadores receberam sua rescisão trabalhista, e será que eles devem investir o dinheiro?

A resposta pode ser sim ou não. Afinal, mais de 66% dos brasileiros começaram 2021 endividados, aponta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Ou seja, em muitos casos, o primeiro passo deve ser pagar as dívidas com maiores juros ou com vencimentos mais curtos e criar uma reserva de emergência. Para isso, é necessário ter o controle das suas contas.

Portanto, anote todos seus gastos. Assim, você saberá exatamente para onde o seu dinheiro está indo. Outro ponto é não se perder em meio a vários pagamentos que precisam ser feitos.

Organize o orçamento antes de investir o dinheiro

Com a rescisão trabalhista em mãos, priorize a organização do seu orçamento. Depois, investir o dinheiro é a opção certa.

Uma atitude fundamental para sair do vermelho e se livrar das dívidas é organizar o seu orçamento. Você pode usar um aplicativo de telefone, uma planilha do computador ou até mesmo um caderno.

“A falta de planejamento e controle é uma das principais causas do fracasso financeiro. Quem não planeja e não controla acaba gastando mais do que pode, fica preso nas armadilhas de cheque especial, empréstimos e limites de cartões de crédito. Não consegue nem investir, nem construir patrimônio”, diz o coordenador do MBA de Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV​), Ricardo Teixeira.

Com o orçamento em ordem e com as economias de corte de gastos ou renda extra, procure os seus credores. Com dinheiro na mão é mais fácil negociar e conseguir desconto.

Se você tem mais de uma dívida, temos dicas para saber qual você deve pagar primeiro. O importante é dar prioridade para as dívidas que têm os maiores juros para não virar uma bola de neve.

Que tal abrir um negócio?

Não é preciso investir dinheiro para começar sua renda extra. Hoje, com a ajuda da internet, existem muitas maneiras de ganhar um dinheiro a mais sem custos iniciais altos.

O principal investimento em qualquer opção que você escolher é o seu tempo e paciência para fazer o dinheiro entrar.

Caso seja necessário investir algo, você pode vender algo que não use mais para começar. Contudo, antes de tomar qualquer atitude, pense quais são as suas principais habilidades e como transformá-las em uma nova fonte de renda.

Após isso, planeje quais serão os seus próximos passos. É necessário que você organize a sua rotina e defina quanto tempo e qual tarefa se enquadra melhor.

carteira de trabalho com seis notas de cinquenta reais
Pagar dívidas com maiores juros e criar uma reserva de emergência são essenciais antes de investir o dinheiro da rescisão trabalhista

Onde investir?

Definir metas te dará mais propósito na hora de investir o dinheiro da rescisão trabalhista. Com o orçamento organizado e as metas estabelecidas, é hora de definir quanto de dinheiro você irá poupar e investir todos os meses.

Ao estudar, você descobrirá que existem opções conservadoras e outras ousadas. Quanto mais alto é o retorno prometido, maior será o risco, como num jogo de apostas.

Portanto, analise o que é melhor para o seu caso: a rentabilidade modesta, mas segura, dos fundos de renda fixa? Ou a adrenalina de ganhar e perder somas enormes na bolsa de valores?

+ 6 investimentos para começar com 100 reais

Não esqueça que o mercado financeiro defende a máxima de que você deve distribuir os ovos em vários cestos. Ou seja, diversifique os investimentos.

Dessa forma, se um recipiente cair, pelo menos os demais permanecem intactos. Como nem todo investimento traz o lucro esperado, vale a pena testar diferentes alternativas.

Esse artigo ajudou? Confira como calcular sua rescisão trabalhista

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui