Mais
    InícioNotíciasInvestimentosConfira 7 investimentos para começar com apenas 100 reais

    Confira 7 investimentos para começar com apenas 100 reais

    4.2
    (507)

    Você tem vontade de começar a investir mas acha que para isso é necessário ter muito dinheiro? Então precisamos te contar uma coisa: investimentos para começar com 100 reais existem e não são poucos. Na prática, há alternativas para todos os bolsos e gostos.

    Ou seja, você não precisa ter grandes valores para começar no mercado financeiro, pois há várias opções acessíveis para quem tem pouco capital.

    Quer saber quais são essas opções? Então continue a leitura deste texto para conferir os investimentos que cabem no seu bolso.

    Investimentos para começar com 100 reais

    1 – Poupança

    A tradicional caderneta de poupança é um dos investimentos para começar com 100 reais. Nela, não existe um valor mínimo. Ou seja, com qualquer quantia é possível aplicar.

    Para iniciar a aplicação, basta transferir o dinheiro da conta corrente para a conta poupança no seu banco. O produto não tem prazo de vencimento, carência e nem cobrança de IR.

    Mas não se engane: existem outras opções de investimentos para começar com 100 reais que são igualmente acessíveis, porém mais rentáveis.

    Apesar disso, dados da CNDL e do SPC Brasil mostram que 60% dos brasileiros costumam guardar dinheiro na poupança. Questionados, 30% dos entrevistados alegam desconhecimento sobre o que fazer para investir em outras modalidades.

    É importante frisar que desde 2012, a rentabilidade da poupança está ligada ao desempenho da taxa Selic. Dessa forma, a regra da rentabilidade da poupança é a seguinte:

    • Quando a Taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano a poupança rende 70% da Selic mais TR;
    • Quando a Taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano a poupança rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR).

    É importante ressaltar que a taxa referencial se encontra zerada, por isso, atualmente a poupança rende 70% da taxa Selic.

    2 – Tesouro Direto

    Quem investe nos títulos públicos do Tesouro Direto está emprestando dinheiro para o Governo Federal. E o melhor é que qualquer pessoa física pode comprar um título público com um valor a partir de R$30.

    Além disso, esse é um dos investimentos mais seguros que existem. Isso porque você está emprestando dinheiro para o governo e ele te devolve o valor com juros, que são os seus rendimentos.

    Para quem não sabe existem três tipos de títulos para se investir, sendo eles:

    • Selic: o rendimento segue a variação da taxa básica de juros da economia;
    • Prefixado: a rentabilidade é definida no momento da aplicação, portanto, prefixada;
    • IPCA: a remuneração é formada pela variação do IPCA no período mais a taxa de juros do momento da compra do título.

    3 – Fundos de Investimento

    Essa pode ser uma boa opção para quem ainda não sabe qual é o melhor tipo de aplicação a ser feita. Isso porque nos Fundos de Investimento é possível adquirir cotas de um fundo administrado por um gestor.

    mulher segurando várias notas de cem reais para investir
    Investimentos para começar com 100 reais são ideais para iniciantes

    E o que isso significa? Que é esse gestor que decide o que comprar com o valor investido por você. Sendo assim, é esse profissional que fica responsável por aplicar o dinheiro em investimentos que trarão retornos para você. 

    Os tipos de Fundos de Investimento são:

    • Curto prazo: títulos com vencimento menor do que um ano, o que garante baixo risco e alta liquidez;
    • Renda fixa: aplicação de capitais em títulos de renda fixa, sejam públicos ou privados;
    • Ações: ao menos, são necessários 67% dos recursos aplicados na bolsa de valores;
    • Multimercados: misto de investimentos, como ações, renda fixa e imobiliário.

    4 – CDB

    CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. E ele funciona de forma parecida com o Tesouro Direto, mas a diferença é que nesse caso os títulos são emitidos pelas instituições financeiras que precisam de recursos.

    Esses títulos são emitidos pelos bancos com o objetivo de buscar recursos para financiar as próprias atividades dessas instituições financeiras.

    + Entenda tudo sobre CDB: o que é, rendimento e como investir

    Sendo assim, você empresta seu dinheiro para os bancos, como forma de investimento, e eles te devolvem com juros no prazo do vencimento do título. 

    5 – Ações

    Quando você investe em ações, está comprando parte da empresa e, consequentemente, se torna sócio dela e tem direito sobre a instituição. E como você lucra com isso? Simples, você como sócio e investidor, passa a ter direito sobre os lucros da empresa que são divididos.

    Mas atenção: aplicar em ações tem os seus riscos, como todo investimento. Porém, este é de renda variável, que pode trazer grandes lucros, mas ao mesmo tempo um alto risco de perda do investimento.

    Isso porque os valores das ações podem ser influenciadas por diversos fatores, como a variação do dólar. 

    6 – Fundos Imobiliários

    Este investimento é considerado de renda variável e, como o próprio nome diz, é voltado para aplicações no mercado imobiliário. E antes de falarmos sobre ele, é importante deixar claro que esse não é um investimento para quem está começando.

    Os Fundos Imobiliários, assim como os Fundos de Investimentos, são administrados por um gestor que decide qual é o melhor recurso para você. Vale lembrar que cada tipo de fundo tem os seus objetivos e regras.

    7 – Ativos de Renda Fixa

    Por fim, também é possível investir em ativos da chamada Renda Fixa, que são, em geral, aplicações indexadas à taxa de Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e pagam percentuais relacionados a esse índice.

    Além do Certificado de Depósito Bancário (CDB), já mencionado, também tem o Letras de Câmbio (LC).

    Mas, para esses investimentos valerem a pena, é preciso que o rendimento seja de, pelo menos, 100% do CDI. E no caso de declaração de imposto de renda, é preciso calcular o valor da alíquota sobre a rentabilidade do investimento. Os valores são de:

    • Até 180 dias: alíquota de 22,5%;
    • De 181 a 360 dias: alíquota de 20%;
    • De 361 a 720 dias: alíquota de 17,5%; e
    • Acima de 721 dias: alíquota de 15%.

    Ainda compõem a renda fixa, investimentos como Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA),Debêntures, Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

    Esses são investimentos que requerem um pouco mais de conhecimento. O investidor deve ficar atento às características de cada investimento, sua liquidez, rentabilidade e objetivos.

    Além disso, alguns podem exigir um pouco mais do que 100 reais de aplicação inicial. Essa também é uma boa opção para quem ainda não tem uma reserva de emergência.

    @financeonebr

    Começar a investir com apenas R$40 é possível! Se liga nas dicas que o @investimentos.fc separou pra te ajudar. #financas #financaspessoais #investimentos

    ♬ Love You So – The King Khan & BBQ Show

    É possível investir pouco dinheiro e ganhar muito?

    É comum que o investidor iniciante tenha o sonho de investir pouco e conseguir sua independência financeira rapidamente. Algumas empresas abordam esse sonho com propagandas em que pessoas com poucos recursos conseguiram grandes somas.

    Entretanto, é necessário que o investidor, principalmente o iniciante, queira poupar e conseguir o máximo de rendimento com suas aplicações de maneira inteligente.

    Ou seja, sem esperar ganhar grandes somas. Caso contrário, ele pode ser levado a fazer aplicações que envolvam alto risco e perder todo o investimento.

    Da mesma forma, é interessante diversificar as aplicações, garantindo que caso uma escolha não seja bem-sucedida, você ainda estará tranquilo.

    Em momentos de crises político-econômicas em que os investimentos se tornam mais arriscados, uma opção vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros: as criptomoedas.

    FinanceOne lança curso Finanças e Investimentos Inteligentes

    Agora que você já sabe quais são os investimentos para começar com 100 reais, que tal fazer um curso que vai te oferecer conhecimento técnico e habilidade emocional para se tornar um investidor de sucesso?

    Gostou da ideia? O FinanceOne lançou o curso online Finanças e Investimentos Inteligentes. Com ele, não importa se você não entende nada do assunto, você irá ver que é super simples e que você pode começar a investir em suas primeiras ações ainda hoje.

    As aulas são super didáticas e explicativas. Você irá poder aplicar esses ensinamentos mesmo que seja o seu primeiro contato com o tema.

    Elas são ministradas por Daniel Garza. Ele é educador e assessor financeiro especializado em finanças pessoais e investimentos inteligentes. Além disso, é sócio da empresa Manchester Investimentos, um dos escritórios de maior crescimento no mercado financeiro e vinculado a XP Investimentos.

    Como é estruturado o conteúdo do curso para que você comece a investir em ações?

    1 – Introdução às Finanças Pessoais
    2 – Introdução ao Mercado Financeiro
    3 – Renda Fixa Pública
    4 – Renda Fixa Privada
    5 – Renda Variável Fundos
    6 – Renda Variável Bolsa de Valores
    7 – Estratégias de Operação em Bolsa
    8 – Previdência Privada
    9 – Montagem da Carteira de Investimentos
    10 – Como lidar com Crises Financeiras

    Você já sabe qual opção vai escolher para começar a investir com 100 reais? Conta pra gente nos comentários!

    Veja também no FinanceOne:

    O que achou disso?

    Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 507

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?

    Redação
    Redação
    O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

    Artigos Relacionados

    Assine nossa newsletter!

    Páginas Populares

    35 COMENTÁRIOS

      • Primeiro de tudo voce tem que buscar conhecer (mesmo que por alto) como funciona o mercado financeiro, juros, taxas e etc. Depois veja em qual perfil de investidor voce se enquadra, uma corretora ótima pra quem ta começando é a NuInvest,na nubank vc deixando o seu dinheiro na conta ele rende. Lá vc consegue fazer um teste para descobrir o seu perfil de investidor e com isso te indicam as melhores formas de fazer o seu dinheiro render e não paga taxas.

    1. Nossa não sabia que 100 reais dá pra fazer um investimento tão lucrativo. Agora sim tenho ideias por onde começar. muito bom.

    2. Bom dia
      Se eu tenho R$ 5.000,00, se eu quiser investir esse valor, com compras de roupas pra vender ou abrir uma barraquinha, um comercio qualquer e etc,. onde terei mias lucro, neste tipos de comércio ou investindo em um dos 6 investimentos citado no artigo,..
      obg.

      • Oi, Jose! Tudo bem?
        Essa não é uma pergunta com uma resposta simples. Em geral, abrir um negócio é mais lucrativo (no longo prazo), se comparado às principais alternativas de investimento para quem tem pouco dinheiro. Mas isso se o negócio der certo. Sugerimos que você construa um bom planejamento para a sua ideia de negócio. Assim poderá entender os riscos e a viabilidade. E mesmo que decida abri-lo, é melhor continuar investindo para ter mais segurança.

    3. Boa tarde eu gostaria de investir $100,00 por mês mas mesmo assim eu estou super indecisa assim como as outras pessoas do comentário não sabe qual seria a melhor opção pra quem está iniciando neste ramo. Já ouvi falar de todas elas mas mesmo assim gostaria que vocês colocassem os prós e contra delas, um resumo pra que eu possa escolher o certo. Obrigada

      • Oi, Karen! Tudo bem?
        Se você está começando, sugerimos que invista em Títulos públicos do Tesouro Direto. É seguro, com baixo risco e uma boa opção para iniciantes.

    4. Oi, sou nova aqui, me chamo Sandra, eu gostaria de saber, se posso investir até com R$50,00 só para começar?! 🤔🤔

      Gratidão

    5. Olá boa tarde,há muito tempo venho estudando uma forma de investir,porem ate hoje não cheguei a nenhuma conclusão,pois quero investir meu dinheiro onde tenha segurança e rentabilidade,aliás em matéria de investimento sou muito reservado,talvez vcs pudessem dar uma luz no fim do tunel,obrigado

    6. eu preciso de uma corretora para investir no cdb ou no tesouro direto ou ter conta em algum banco tipo bradesco ja serve?

      • Oi, Mikaelly! Tudo bem?
        Alguns bancos tradicionais já servem. Porém, as opções mais vantajosas podem estar nos bancos digitais.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    InícioNotíciasInvestimentosConfira 7 investimentos para começar com apenas 100 reais

    Confira 7 investimentos para começar com apenas 100 reais

    4.2
    (507)

    Você tem vontade de começar a investir mas acha que para isso é necessário ter muito dinheiro? Então precisamos te contar uma coisa: investimentos para começar com 100 reais existem e não são poucos. Na prática, há alternativas para todos os bolsos e gostos.

    Ou seja, você não precisa ter grandes valores para começar no mercado financeiro, pois há várias opções acessíveis para quem tem pouco capital.

    Quer saber quais são essas opções? Então continue a leitura deste texto para conferir os investimentos que cabem no seu bolso.

    Investimentos para começar com 100 reais

    1 – Poupança

    A tradicional caderneta de poupança é um dos investimentos para começar com 100 reais. Nela, não existe um valor mínimo. Ou seja, com qualquer quantia é possível aplicar.

    Para iniciar a aplicação, basta transferir o dinheiro da conta corrente para a conta poupança no seu banco. O produto não tem prazo de vencimento, carência e nem cobrança de IR.

    Mas não se engane: existem outras opções de investimentos para começar com 100 reais que são igualmente acessíveis, porém mais rentáveis.

    Apesar disso, dados da CNDL e do SPC Brasil mostram que 60% dos brasileiros costumam guardar dinheiro na poupança. Questionados, 30% dos entrevistados alegam desconhecimento sobre o que fazer para investir em outras modalidades.

    É importante frisar que desde 2012, a rentabilidade da poupança está ligada ao desempenho da taxa Selic. Dessa forma, a regra da rentabilidade da poupança é a seguinte:

    • Quando a Taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano a poupança rende 70% da Selic mais TR;
    • Quando a Taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano a poupança rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR).

    É importante ressaltar que a taxa referencial se encontra zerada, por isso, atualmente a poupança rende 70% da taxa Selic.

    2 – Tesouro Direto

    Quem investe nos títulos públicos do Tesouro Direto está emprestando dinheiro para o Governo Federal. E o melhor é que qualquer pessoa física pode comprar um título público com um valor a partir de R$30.

    Além disso, esse é um dos investimentos mais seguros que existem. Isso porque você está emprestando dinheiro para o governo e ele te devolve o valor com juros, que são os seus rendimentos.

    Para quem não sabe existem três tipos de títulos para se investir, sendo eles:

    • Selic: o rendimento segue a variação da taxa básica de juros da economia;
    • Prefixado: a rentabilidade é definida no momento da aplicação, portanto, prefixada;
    • IPCA: a remuneração é formada pela variação do IPCA no período mais a taxa de juros do momento da compra do título.

    3 – Fundos de Investimento

    Essa pode ser uma boa opção para quem ainda não sabe qual é o melhor tipo de aplicação a ser feita. Isso porque nos Fundos de Investimento é possível adquirir cotas de um fundo administrado por um gestor.

    mulher segurando várias notas de cem reais para investir
    Investimentos para começar com 100 reais são ideais para iniciantes

    E o que isso significa? Que é esse gestor que decide o que comprar com o valor investido por você. Sendo assim, é esse profissional que fica responsável por aplicar o dinheiro em investimentos que trarão retornos para você. 

    Os tipos de Fundos de Investimento são:

    • Curto prazo: títulos com vencimento menor do que um ano, o que garante baixo risco e alta liquidez;
    • Renda fixa: aplicação de capitais em títulos de renda fixa, sejam públicos ou privados;
    • Ações: ao menos, são necessários 67% dos recursos aplicados na bolsa de valores;
    • Multimercados: misto de investimentos, como ações, renda fixa e imobiliário.

    4 – CDB

    CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. E ele funciona de forma parecida com o Tesouro Direto, mas a diferença é que nesse caso os títulos são emitidos pelas instituições financeiras que precisam de recursos.

    Esses títulos são emitidos pelos bancos com o objetivo de buscar recursos para financiar as próprias atividades dessas instituições financeiras.

    + Entenda tudo sobre CDB: o que é, rendimento e como investir

    Sendo assim, você empresta seu dinheiro para os bancos, como forma de investimento, e eles te devolvem com juros no prazo do vencimento do título. 

    5 – Ações

    Quando você investe em ações, está comprando parte da empresa e, consequentemente, se torna sócio dela e tem direito sobre a instituição. E como você lucra com isso? Simples, você como sócio e investidor, passa a ter direito sobre os lucros da empresa que são divididos.

    Mas atenção: aplicar em ações tem os seus riscos, como todo investimento. Porém, este é de renda variável, que pode trazer grandes lucros, mas ao mesmo tempo um alto risco de perda do investimento.

    Isso porque os valores das ações podem ser influenciadas por diversos fatores, como a variação do dólar. 

    6 – Fundos Imobiliários

    Este investimento é considerado de renda variável e, como o próprio nome diz, é voltado para aplicações no mercado imobiliário. E antes de falarmos sobre ele, é importante deixar claro que esse não é um investimento para quem está começando.

    Os Fundos Imobiliários, assim como os Fundos de Investimentos, são administrados por um gestor que decide qual é o melhor recurso para você. Vale lembrar que cada tipo de fundo tem os seus objetivos e regras.

    7 – Ativos de Renda Fixa

    Por fim, também é possível investir em ativos da chamada Renda Fixa, que são, em geral, aplicações indexadas à taxa de Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e pagam percentuais relacionados a esse índice.

    Além do Certificado de Depósito Bancário (CDB), já mencionado, também tem o Letras de Câmbio (LC).

    Mas, para esses investimentos valerem a pena, é preciso que o rendimento seja de, pelo menos, 100% do CDI. E no caso de declaração de imposto de renda, é preciso calcular o valor da alíquota sobre a rentabilidade do investimento. Os valores são de:

    • Até 180 dias: alíquota de 22,5%;
    • De 181 a 360 dias: alíquota de 20%;
    • De 361 a 720 dias: alíquota de 17,5%; e
    • Acima de 721 dias: alíquota de 15%.

    Ainda compõem a renda fixa, investimentos como Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA),Debêntures, Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) e o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

    Esses são investimentos que requerem um pouco mais de conhecimento. O investidor deve ficar atento às características de cada investimento, sua liquidez, rentabilidade e objetivos.

    Além disso, alguns podem exigir um pouco mais do que 100 reais de aplicação inicial. Essa também é uma boa opção para quem ainda não tem uma reserva de emergência.

    @financeonebr

    Começar a investir com apenas R$40 é possível! Se liga nas dicas que o @investimentos.fc separou pra te ajudar. #financas #financaspessoais #investimentos

    ♬ Love You So – The King Khan & BBQ Show

    É possível investir pouco dinheiro e ganhar muito?

    É comum que o investidor iniciante tenha o sonho de investir pouco e conseguir sua independência financeira rapidamente. Algumas empresas abordam esse sonho com propagandas em que pessoas com poucos recursos conseguiram grandes somas.

    Entretanto, é necessário que o investidor, principalmente o iniciante, queira poupar e conseguir o máximo de rendimento com suas aplicações de maneira inteligente.

    Ou seja, sem esperar ganhar grandes somas. Caso contrário, ele pode ser levado a fazer aplicações que envolvam alto risco e perder todo o investimento.

    Da mesma forma, é interessante diversificar as aplicações, garantindo que caso uma escolha não seja bem-sucedida, você ainda estará tranquilo.

    Em momentos de crises político-econômicas em que os investimentos se tornam mais arriscados, uma opção vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros: as criptomoedas.

    FinanceOne lança curso Finanças e Investimentos Inteligentes

    Agora que você já sabe quais são os investimentos para começar com 100 reais, que tal fazer um curso que vai te oferecer conhecimento técnico e habilidade emocional para se tornar um investidor de sucesso?

    Gostou da ideia? O FinanceOne lançou o curso online Finanças e Investimentos Inteligentes. Com ele, não importa se você não entende nada do assunto, você irá ver que é super simples e que você pode começar a investir em suas primeiras ações ainda hoje.

    As aulas são super didáticas e explicativas. Você irá poder aplicar esses ensinamentos mesmo que seja o seu primeiro contato com o tema.

    Elas são ministradas por Daniel Garza. Ele é educador e assessor financeiro especializado em finanças pessoais e investimentos inteligentes. Além disso, é sócio da empresa Manchester Investimentos, um dos escritórios de maior crescimento no mercado financeiro e vinculado a XP Investimentos.

    Como é estruturado o conteúdo do curso para que você comece a investir em ações?

    1 – Introdução às Finanças Pessoais
    2 – Introdução ao Mercado Financeiro
    3 – Renda Fixa Pública
    4 – Renda Fixa Privada
    5 – Renda Variável Fundos
    6 – Renda Variável Bolsa de Valores
    7 – Estratégias de Operação em Bolsa
    8 – Previdência Privada
    9 – Montagem da Carteira de Investimentos
    10 – Como lidar com Crises Financeiras

    Você já sabe qual opção vai escolher para começar a investir com 100 reais? Conta pra gente nos comentários!

    Veja também no FinanceOne:

    O que achou disso?

    Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 507

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?