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    InícioNotíciasEmpreendedorismoComo lidar com clientes inadimplentes? Veja 9 dicas infalíveis!

    Como lidar com clientes inadimplentes? Veja 9 dicas infalíveis!

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    Dentre tantos desafios que um empreendedor pode enfrentar no dia a dia, os clientes inadimplentes estão entre os mais incômodos. Eles podem, realmente, atrapalhar o orçamento do negócio e prejudicar as finanças do dono. 

    Um cliente inadimplente é aquele que deixa de pagar pelo produto ou serviço que comprou. Ou seja, quem está devendo. 

    Alguns empreendedores são mais flexíveis ao considerar um cliente inadimplente. Por exemplo: se alguém que ficou em débito, mas tem um bom histórico e pode atrasar alguns dias, mas não dá calote, essa pessoa pode ficar de fora desse grupo. 

    Por outro lado, existem clientes que ficam tanto tempo devendo, que comprometem a organização financeira do negócio. 

    Mas como lidar com eles? Quando vale a pena negociar com essas pessoas? O que fazer para evitar? É que o vamos conversar a seguir!

    Como lidar com clientes inadimplentes em x passos

    Indo direto ao ponto, podemos dividir a forma de lidar com clientes inadimplentes em 3 passos básicos:

    1. Prevenindo a inadimplência
    2. Cobrando a dívida do cliente
    3. Acionando outros meios, caso o passo 2 não tenha solucionado a situação

    Prevenindo a inadimplência

    • Faça um contrato

    Principalmente para quem vende serviços, o contrato pode ser uma ferramenta essencial de segurança para ambos os lados. Ele deve ser claro e transparente, deixando as regras e prazos de pagamento muito bem estabelecidos. 

    Embora não seja impossível, é bem menos comum topar com clientes inadimplentes quando existe um contrato formalmente assinado. Afinal, esse documento servirá para comprovar o acordo realizado e as obrigações de ambas as partes perante a lei.

    • Inclua multa por atraso

    Essa é uma dica que está ligada ao tópico anterior. Tendo um contrato, o prestador do serviço pode impor alguma multa ou juros em casos de atraso no pagamento, o que é uma excelente maneira de afastar clientes inadimplentes. 

    Se mesmo assim o contratante deixar de pagar, o contrato poderá ser usado como ferramenta de proteção do prestador em uma possível Ação, por exemplo. 

    • Prefira pagamento à vista

    Essa é uma dica que vale, principalmente, para pequenos empreendedores e pessoas com estabelecimentos comerciais pequenos. Dê preferência ao pagamento à vista, seja ele por meio de PIX, dinheiro vivo ou mesmo em cartão de débito. 

    Não se sinta acanhado de cobrar à vista dos seus clientes, se isso dá mais segurança e organização para o caixa da sua empresa. Clientes inadimplentes não terão nem a chance de dar um calote ou atrasar o pagamento. 

    • Treine funcionários

    Embora muita negligenciada, essa é uma parte fundamental de qualquer negócio, útil até mesmo para espantar os inadimplentes. Acontece que funcionários bem treinados, terão técnica para negociar com os clientes. 

    Mesmo que o cliente não possa realizar o pagamento na hora, um empregado bem preparado poderá conduzir a venda de modo mais seguro para o negócio: avaliará o perfil do cliente, analisará se cabe a oferta de um desconto ou melhores condições de pagamento, etc.

    + Conta PJ Banco do Brasil: entenda como funciona e quais são as vantagens

    empreendedores trabalhando em um coworking
    Negociar com clientes inadimplentes pode trazer retorno positivo para o negócio

    Lidando com clientes inadimplentes

    • Envie lembretes

    Uma vez que a inadimplência já está estabelecida, não há muito o que fazer, além de lidar com ela. E é neste momento que o empreendedor precisa ter plena consciência do que está fazendo para não meter os pés pelas mãos. 

    O primeiro passo, é lembrar o cliente da dívida. Utilize os meios tecnológicos para isso, como WhatsApp ou Telegram, e-mail, SMS ou qualquer outra plataforma com a qual possa entrar em contato e informar o valor devido ao cliente inadimplente. 

    • Tenha uma abordagem cuidadosa 

    Um erro comum que muitos empreendedores cometem ao lidar com clientes inadimplentes é realizar a abordagem errada. Por mais que esteja certo em cobrar, lembre-se que tem chances de obter um retorno muito mais positivo se for cauteloso.

    Principalmente se é a primeira inadimplência do cliente, procure realizar um contato educado e nada invasivo ou muito incisivo. Exponha a dívida e, dependendo da situação (e do tipo de cliente), considere negociar o valor. 

    • Negocie condições de pagamento

    Esse é um ponto de cautela. Muitos empreendedores se perguntam: quando vale a pena negociar com clientes inadimplentes? Isso depende do perfil do inadimplente, do valor da dívida, da margem de negociação do próprio empreendedor etc.

    De modo geral, se é um bom cliente, vale a pena negociar se isso não vai prejudicar o negócio. Afinal, negociar pode ser um caminho para não perder esse cliente. Mas se é um caso grave de um devedor, pode não valer a pena, porque ele não será um cliente que você deseja manter,

    + Lucro presumido: saiba o que é, como funciona e quais as vantagens

    Acionando outras alternativas

    • Interrompa o serviço

    Se a cobrança, nem a negociação resolverem a situação, é hora de considerar interromper o serviço prestado. Isso, é claro, quando se trata de uma prestação de serviço. 

    Pondere sobre o prejuízo que isso trará para o negócio, mas sabendo que, pelo menos, não terá mais custos com a prestação do serviço. Isso pode incentivar a quitação da dívida pelo inadimplente. 

    • Procure auxílio jurídico

    Em último caso, situações com clientes inadimplentes podem ser resolvidas perante a Justiça. Principalmente se é o caso de uma dívida muito grande ou que teve um impacto muito significativo no negócio. 

    Procure um advogado de confiança para dar entrada no processo, tenha em mãos os documentos que comprovam a relação entre você o devedor (o contrato, com todas as cláusulas de pagamento bem estabelecidas). 

    Lidar com esse tipo de situação pode ser desafiador. Mas o empreendedor precisa estar preparado para casos assim, porque, infelizmente, qualquer um que tem um negócio está sujeito. 

    Você já precisou lidar com um cliente inadimplente? Conte sua experiência nos comentários! E compartilhe o conteúdo com outros empreendedores!

    + Confira 9 formas de conseguir um investidor para o seu negócio

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    Tamires Silva
    Tamires Silva
    Jornalista e Redatora do FinanceOne, onde suas finanças começam.

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    Um cliente inadimplente é aquele que deixa de pagar pelo produto ou serviço que comprou. Ou seja, quem está devendo. 

    Alguns empreendedores são mais flexíveis ao considerar um cliente inadimplente. Por exemplo: se alguém que ficou em débito, mas tem um bom histórico e pode atrasar alguns dias, mas não dá calote, essa pessoa pode ficar de fora desse grupo. 

    Por outro lado, existem clientes que ficam tanto tempo devendo, que comprometem a organização financeira do negócio. 

    Mas como lidar com eles? Quando vale a pena negociar com essas pessoas? O que fazer para evitar? É que o vamos conversar a seguir!

    Como lidar com clientes inadimplentes em x passos

    Indo direto ao ponto, podemos dividir a forma de lidar com clientes inadimplentes em 3 passos básicos:

    1. Prevenindo a inadimplência
    2. Cobrando a dívida do cliente
    3. Acionando outros meios, caso o passo 2 não tenha solucionado a situação

    Prevenindo a inadimplência

    • Faça um contrato

    Principalmente para quem vende serviços, o contrato pode ser uma ferramenta essencial de segurança para ambos os lados. Ele deve ser claro e transparente, deixando as regras e prazos de pagamento muito bem estabelecidos. 

    Embora não seja impossível, é bem menos comum topar com clientes inadimplentes quando existe um contrato formalmente assinado. Afinal, esse documento servirá para comprovar o acordo realizado e as obrigações de ambas as partes perante a lei.

    • Inclua multa por atraso

    Essa é uma dica que está ligada ao tópico anterior. Tendo um contrato, o prestador do serviço pode impor alguma multa ou juros em casos de atraso no pagamento, o que é uma excelente maneira de afastar clientes inadimplentes. 

    Se mesmo assim o contratante deixar de pagar, o contrato poderá ser usado como ferramenta de proteção do prestador em uma possível Ação, por exemplo. 

    • Prefira pagamento à vista

    Essa é uma dica que vale, principalmente, para pequenos empreendedores e pessoas com estabelecimentos comerciais pequenos. Dê preferência ao pagamento à vista, seja ele por meio de PIX, dinheiro vivo ou mesmo em cartão de débito. 

    Não se sinta acanhado de cobrar à vista dos seus clientes, se isso dá mais segurança e organização para o caixa da sua empresa. Clientes inadimplentes não terão nem a chance de dar um calote ou atrasar o pagamento. 

    • Treine funcionários

    Embora muita negligenciada, essa é uma parte fundamental de qualquer negócio, útil até mesmo para espantar os inadimplentes. Acontece que funcionários bem treinados, terão técnica para negociar com os clientes. 

    Mesmo que o cliente não possa realizar o pagamento na hora, um empregado bem preparado poderá conduzir a venda de modo mais seguro para o negócio: avaliará o perfil do cliente, analisará se cabe a oferta de um desconto ou melhores condições de pagamento, etc.

    + Conta PJ Banco do Brasil: entenda como funciona e quais são as vantagens

    empreendedores trabalhando em um coworking
    Negociar com clientes inadimplentes pode trazer retorno positivo para o negócio

    Lidando com clientes inadimplentes

    • Envie lembretes

    Uma vez que a inadimplência já está estabelecida, não há muito o que fazer, além de lidar com ela. E é neste momento que o empreendedor precisa ter plena consciência do que está fazendo para não meter os pés pelas mãos. 

    O primeiro passo, é lembrar o cliente da dívida. Utilize os meios tecnológicos para isso, como WhatsApp ou Telegram, e-mail, SMS ou qualquer outra plataforma com a qual possa entrar em contato e informar o valor devido ao cliente inadimplente. 

    • Tenha uma abordagem cuidadosa 

    Um erro comum que muitos empreendedores cometem ao lidar com clientes inadimplentes é realizar a abordagem errada. Por mais que esteja certo em cobrar, lembre-se que tem chances de obter um retorno muito mais positivo se for cauteloso.

    Principalmente se é a primeira inadimplência do cliente, procure realizar um contato educado e nada invasivo ou muito incisivo. Exponha a dívida e, dependendo da situação (e do tipo de cliente), considere negociar o valor. 

    • Negocie condições de pagamento

    Esse é um ponto de cautela. Muitos empreendedores se perguntam: quando vale a pena negociar com clientes inadimplentes? Isso depende do perfil do inadimplente, do valor da dívida, da margem de negociação do próprio empreendedor etc.

    De modo geral, se é um bom cliente, vale a pena negociar se isso não vai prejudicar o negócio. Afinal, negociar pode ser um caminho para não perder esse cliente. Mas se é um caso grave de um devedor, pode não valer a pena, porque ele não será um cliente que você deseja manter,

    + Lucro presumido: saiba o que é, como funciona e quais as vantagens

    Acionando outras alternativas

    • Interrompa o serviço

    Se a cobrança, nem a negociação resolverem a situação, é hora de considerar interromper o serviço prestado. Isso, é claro, quando se trata de uma prestação de serviço. 

    Pondere sobre o prejuízo que isso trará para o negócio, mas sabendo que, pelo menos, não terá mais custos com a prestação do serviço. Isso pode incentivar a quitação da dívida pelo inadimplente. 

    • Procure auxílio jurídico

    Em último caso, situações com clientes inadimplentes podem ser resolvidas perante a Justiça. Principalmente se é o caso de uma dívida muito grande ou que teve um impacto muito significativo no negócio. 

    Procure um advogado de confiança para dar entrada no processo, tenha em mãos os documentos que comprovam a relação entre você o devedor (o contrato, com todas as cláusulas de pagamento bem estabelecidas). 

    Lidar com esse tipo de situação pode ser desafiador. Mas o empreendedor precisa estar preparado para casos assim, porque, infelizmente, qualquer um que tem um negócio está sujeito. 

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