Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como manter a concentração e foco no trabalho home office

Escrito por: Mateus Carvalho em 25 de março de 2020

Com a pandemia do coronavírus e a orientação de evitar aglomerações, muitas empresas passaram a adotar o regime home office. Essa forma de trabalho é conhecida como um escritório em casa.

Mas manter a mesma concentração do escritório pode ser difícil. Será que isso é possível?

Um dos motivos que aumenta a dificuldade de trabalhar remoto é porque a mente está naturalmente programada para se distrair. Principalmente quando o ambiente de trabalho se torna mais confortável, como por exemplo, em casa.

Pandemia do coronavírus aumentou o trabalho remoto no Brasil

O home office tem tanto as suas vantagens quanto às desvantagens. Do lado dos benefícios à saúde, os trabalhadores não precisam sair de casa e evitam gastar dinheiro com transporte. Além de não se preocuparem com o trânsito.

Porém, a desvantagem é que pode ser mais fácil procrastinar e perder o foco ao trabalhar sem a supervisão dos chefes. Ou até mesmo muito perto dos objetos de lazer e descanso.

Veja como manter a concentração no trabalho home office

Se você quer trabalhar ou já trabalha em esquema home office, mas não sabe como se concentrar e manter o foco, veja as dicas abaixo:

Estabeleça um horário de trabalho

É importante que você tenha um horário de trabalho estabelecido, isso porque se começar a trabalhar a qualquer hora, será mais difícil separar o seu tempo pessoal do profissional. 

O importante é que você entenda quais são os obstáculos para a sua produtividade e então estabelecer quais deles não irá fazer durante o trabalho. Como por exemplo mexer nas redes sociais.

Estruture o seu dia

Ao chegar em um escritório, é fácil imitar o que os demais funcionários estão fazendo e começar a trabalhar logo. Agora se o seu escritório é em casa, é necessário ter um guia.

E ao definir uma programação, você não terá somente uma estrutura para o seu dia. Mas também irá ajudar a se manter motivado.

Você pode realizar essa estrutura de diversas maneiras, desde blocos de tempo para reuniões e ligações. Até determinadas tarefas ou pensamentos criativos.

É importante ressaltar que o profissional pode levar algumas semanas para entender qual é o melhor ritmo de trabalho no home office. E isso também vale para determinar expectativas realistas do que se quer realizar durante um dia.

Outra dica é que você realize uma lista de tarefas do dia, tente fazer um dia antes, e encaixá-las dentro de certos períodos de tempo. Dessa forma, você garante que não irá esquecer de fazer nada de importante.

Procure o melhor lugar

Para conseguir fazer um bom home office, produtivo e eficaz, é preciso levar em conta também o local em que será realizado o trabalho. Seja na residência ou em um coworking, é necessário escolher um ambiente calmo e adequado para o tipo de tarefa que irá desempenhar.

Se você é um profissional que precisa de silêncio e concentração, converse com seus familiares para reservar um local silencioso e afastado de muitos ruídos. Se você precisar de muitos materiais, preserve pelo espaço.

Além disso, é necessário escolher um local que lhe permita ficar de forma confortável, que seja arejado, tenha energia elétrica para ligar as fontes de computador e outros aparelhos. Assim como poder organizar todos os seus materiais.

Escolha um local que lhe permita estar focado e não diminua a sua produtividade. Cuidado com lugares com janelas e portas abertas, que possa vazar sons ambientes e de quaisquer aparelhos.

Converse com os membros da casa para que evitem transitar no período em que estiver de serviço.

Vestuário

Por incrível que pareça, o vestuário também impacta na concentração em um trabalho home office. Por isso, evite ficar de pijama e/ou a mesma roupa que acabou de acordar. 

O ideal é fazer todo um ritual como se fosse trabalhar (sem precisar sair de casa). Tome um banho, troque de roupa, coloque uma peça confortável, mas que lhe traga a sensação de compromisso  e não descanso.

Tudo isso é importante até mesmo para o cérebro entender que este é um momento formal, de trabalho, uma hora de foco, e não de relaxar.

Alimentação

A alimentação também é importante para o foco no home office. Alimente-se bem, faça refeições pontuais e em horários estratégicos, conciliando com a rotina. Não extrapole, mas também não esqueça de se alimentar.

Ócio

O home office é também uma tarefa de disciplina. Isso porque você dificilmente terá alguém ali na sua cola te falando o que fazer. Por isso, cuidado com os momentos de lazer e ociosos.

Tire horas pontuais para perder tempo em redes sociais e distração. Mas, não extrapole. O foco é essencial.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

10 ideias para montar seu escritório em casa
home office
Desigualdade salarial entre homens e mulheres: mito ou verdade?
Redução de salário
graduação a distância grátis