Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como o trabalho voluntário pode ajudar na carreira profissional

Escrito por: Priscila Gomes em 26 de dezembro de 2018

É fato que ter uma experiência de trabalho voluntário torna o currículo mais atraente para os recrutadores. Mas você sabia que isso também traz vantagens para a carreira? Confira as razões para arranjar um tempo na agenda e mergulhar no trabalho voluntário.

O voluntariado é um trabalho social, seja de apoio a crianças carentes, idosos, deficientes e dezenas de outras iniciativas. É a doação de tempo para uma causa que genuinamente chame a atenção e faça a paixão por um mundo melhor acender.

Por mais que as empresas olhem com bons olhos quem se aventura desta forma, o trabalho voluntário não deve ser e não está atrelado à promoção pessoal ou apenas algo para acrescentar no currículo. Mas isso também não significa que deve ficar de fora das informações pessoais.

Como o trabalho voluntário pode ajudar na carreira profissional

Como escolher um trabalho voluntário

O voluntariado não é positivo apenas para a carreira profissional, mas também para a melhoria na saúde física e mental são duas das suas maiores vantagens. Confira alguns deles:

– melhora da autoconfiança;

– aumento da autoestima;

– crescimento da satisfação pessoal;

– menor taxa de mortalidade;

– diminuição de dores crônicas;

– diminuição das taxas de doença cardíaca;

– aumento de habilidades;

– exercício da compaixão;

– aumento da motivação;

– mais criatividade;

– diminuição do estresse.

Existem inúmeras possibilidades de trabalho voluntário, seja presencial e o à distância. É possível, por exemplo, que um advogado ajude pessoas carentes em suas questões com a justiça ou um professor de matemática pode dar aulas de reforço para crianças com necessidades.

Responda a essas perguntas para escolher o trabalho voluntário ideal

Para escolher o voluntariado perfeito para você, é preciso que inicialmente se pergunte o que deseja, de fato, fazer. Após isso, encontrar a oportunidade certa não será difícil. Entenda que o compromisso é a chave do trabalho voluntário.

Responda as demais perguntas para alinhar suas preferências e identificar o voluntariado ideal para suas características:

– Você gostaria de trabalhar com adultos, crianças ou animais?

– Você prefere trabalhar em grupo ou sozinho?

– Você tem perfil de liderança?

– Prefere funções que te deixam em destaque ou as “dos bastidores”?

– Qual é seu tempo disponível para o voluntariado?

– Quais habilidades pode utilizar no trabalho voluntário?

– Até que ponto está disposto a assumir responsabilidades?

– Liste as causas mais importantes para você. Exemplo: cuidado com crianças, adoção de animais etc.

– O quão longe de casa pode ir?

Após ter as respostas, defina as instituições e entidades ou procure projetos da área de interesse. Se gosta de trabalhar com crianças, uma das opções é o projeto Padrinho Nota 10.

Neste, disponibilizam uma lista de orfanatos, opções de apadrinhamento de crianças e doações. Envolva-se com o trabalho voluntário e veja como transformar vidas.

Benefícios do trabalho voluntário na carreira profissional

Entre as vantagens do voluntariado, algumas estão direcionadas à carreira. Confira algumas a seguir.

#1 Ganho de experiência

O trabalho voluntário colabora no crescimento pessoal porque ensina a lidar com outras pessoas em um ambiente sem que seja o natural. Isso melhora a habilidade para lidar com pessoas e situações adversas, além de aprender a desenvolver conhecimentos de acordo com as atividades exercidas. Em alguns casos o voluntário aprende a gerir projetos.

#2 Valorização pelo mercado

Ao incluir trabalhos voluntários no currículo, ainda mais quem está iniciando a carreira, faz com que o profissional seja melhor avaliado. Isso mostra que o mesmo investe parte do seu tempo ajudando o próximo e que possui qualidades fundamentais para o ambiente de trabalho.

#3 Networking

A criação de relacionamento com estudantes e profissionais de diversas áreas. Há diversos casos de pessoas que conseguiram oportunidades de trabalho remunerado por meio do voluntariado. A troca de experiências faz surgir novas amizades, afetos e interesses.

Como o trabalho voluntário pode ajudar na carreira profissional

#4 Aperfeiçoamento e aprimoramento de habilidades

O relacionamento interpessoal, iniciativa, capacidade de trabalhar em grupo e visão ampla dos problemas que a sociedade enfrenta. Saber lidar com realidades diferentes da sua e ser proativo também são qualidades aperfeiçoadas com o voluntariado e procuradas por recrutadores.

#5 Transformação pessoal

Por mais que traga diversos benefícios para a carreira, o trabalho voluntário é, antes de mais nada, uma doação sem esperar receber algo em troca. É se doar a uma causa que transforma o espírito e deixa a alma leve. Ajudar o próximo é uma forma de ser grato pelo que se tem e, como consequência, vantagens pessoais e profissionais.

Você já pensou em ser voluntário? Que tal transformar a vida de alguém hoje?

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

menos-juros-no-financiamento-imobiliário
portabilidade-em-planos-de-saúde-empresariais
Consórcio-Yamaha
planos-de-saúde
Cobrar dinheiro emprestado