
Quanto você tem cobrado pelos seus serviços? Você acha que pode cobrar mais? Saber precificar seu serviço é fundamental!
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O primeiro passo é: definir seu preço de serviço exige, de fato, atenção. Mas não precisa ser um bicho de sete cabeças.
Se você ficou pensando se sabe ou não, então chegou a hora de rever seus valores e partir para passos que podem levar a um caminho diferente! Vamos nessa?
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Saiba a diferença entre preço e valor na hora de precificar serviço
Preço e valor costumam ser usados com sinônimos. Entretanto, quando falamos em negócios, eles são conceitos distintos e entender isso é essencial na hora de precificar o serviço.
Para você entender um jeito simples: o preço é a quantia em dinheiro que a pessoa pode pagar por um serviço. Ou seja, uma aula de Inglês pode, por exemplo, custar R$100.
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Isso quer dizer que o preço é um dos elementos que influenciam a tomada de decisão de compra, por isso, é importante realizar uma pesquisa para entender quanto o seu público está disposto a pagar.
Já quando falamos em valor, estamos nos referindo aos benefícios que a pessoa recebe ao contratar o seu serviço.
Pegando a aula de Inglês novamente como exemplo, o valor se refere ao aprendizado que o aluno vai adquirir, o que também vai depender de qual didática o professor vai adotar e recursos utilizados, além da dedicação do aluno, entre outros fatores.
Entregar mais valor é uma forma de se destacar da concorrência praticando preços similares, afinal, você está oferecendo mais benefícios.
Além disso, aperfeiçoar a percepção de valor sobre o seu serviço com o público também é uma maneira de cobrar um preço um pouco acima da concorrência, já que geralmente o público paga mais caro para ter mais vantagens.

O que considerar na hora de precificar serviços?
Existem três elementos que você não pode deixar de fora quando for calcular o preço de um serviço. São eles: concorrência, valor agregado, custos e despesas. Vamos falar sobre cada um seguir:
Concorrência
De fato, é necessário ficar de olho na concorrência e fazer um estudo sobre o mercado. Mas você não deve precificar serviço apenas com base nos seus concorrentes.
É importante conhecer os valores praticados por profissionais e empresas que oferecem serviços similares aos seus.
E isso é essencial porque dessa maneira você consegue analisar quanto o público está disposto a pagar pelo serviço. Ou, além disso, o quanto de valor agregado você precisa adicionar para ganhar competitividade.
Custos e despesas
O preço dos serviços deve cobrir todos os custos e despesas, tanto as fixas quanto as variáveis. Além disso, deve incluir a margem de lucro para impulsionar o crescimento do negócio.
Vale lembrar que os custos são relativos aos recursos ligados à prestação do serviço, tais como: materiais que serão usados, mão de obra, deslocamento etc.
Já as despesas são gastos necessários para manter o funcionamento da sua empresa, como aluguel, luz, internet etc. Neste caso, você também deve considerar os impostos e contribuições no cálculo.
Portanto, você precisa apurar esses valores antes de definir sua tabela de preços, para garantir a sustentabilidade do negócio.
Valor agregado do seu serviço
Veja quais são os diferenciais que você oferece ao cliente e agregue isso ao seu valor. Esses diferenciais podem ser praticidade, qualidade ou rapidez, por exemplo.
A partir dessa análise, você pode cobrar acima da concorrência, se entender que isso faz sentido.
Além de ser um elemento de formação do preço, o valor agregado é um dos pontos que devem ser trabalhados na estratégia de marketing do seu negócio.
Com essas informações, e um planejamento bem-feito, chegou a hora de colocar a mão na massa e estudar o mercado para precificar serviço! Assim, é possível atingir bons resultados e fazer a precificação de serviços conforme as demandas dos seus clientes.
Esse texto foi útil e esclarecedor para você? Gostaria de aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto? Então, leia nosso conteúdo e entenda quais são as obrigações mensais e anuais de uma empresa.