InícioNotíciasFinanças PessoaisComo retificar um erro no Imposto de Renda?

Como retificar um erro no Imposto de Renda?

0
(0)

Alguma vez na sua vida você enviou sem querer algum erro no Imposto de Renda? Isso é comum de acontecer, porém muitas pessoas ainda não sabem como resolver esse pequeno erro com a Receita Federal.

E agora na reta final do prazo para entregar a declaração, é mais comum ainda que os contribuintes informem algum documento ou dado errado. Os erros variam desde a omissão de rendimentos, informações incompletas até pequenos erros de digitação.

Isso pode acabar fazendo com que os contribuintes caiam na malha fina. Mas você sabia que é possível corrigir o erro e evitar problemas no futuro? Sim, é possível corrigir realizando uma declaração retificadora.

E as correções podem ser feitas no mesmo programa da declaração original. É possível realizar a correção pela internet, no site da Receita, mas existe uma limitação para este caso.

Isso porque nem todas as declarações podem ser corrigidas de forma online. Além disso, você pode corrigir tanto a deste ano quanto a de anos anteriores.

Aprenda a corrigir o erro no Imposto de Renda

Se você cometeu algum erro no Imposto de Renda, não se preocupe porque ainda dá tempo de corrigir a sua Declaração de Renda. A primeira coisa que você deve fazer é encontrar o erro que cometeu.

Depois, abra o programa da declaração do IR 2021 e localize no menu “Declaração”, do lado esquerdo da tela, a opção “retificar” e clique nela. O programa abrirá uma janela com as declarações enviadas a partir do seu computador. 

+ Aprenda a parcelar o Imposto de Renda 2021

Agora será preciso selecionar a declaração que será corrigida. Fique atento, porque todas as declarações enviadas são identificadas pelo nome do contribuinte, CPF e pelas expressões “original” ou “retificadora”.

Caso você tenha enviado apenas uma declaração em 2021, selecione a “original”. Agora se você já realizou uma retificação e precisa corrigi-la, selecione a última “retificadora” enviada. 

Automaticamente o programa vai criar  uma cópia da declaração que foi enviada com erro na aba “em preenchimento”. Ao lado do nome do contribuinte aparecerá a expressão “retificadora”, indicando que aquela nova declaração irá corrigir a que foi anteriormente enviada.

Montagem de um leão ao lado de notas de reais
Em alguns erros do Imposto de Renda é possível realizar a correção pela internet

Abra essa nova declaração, selecione a ficha que apresenta erro e faça as correções necessárias. Se houver mais fichas com problemas, corrija todas elas na sequência. Caso precise acrescentar informações, basta abrir uma nova ficha e preenchê-la.

E antes de enviar, clique na opção “verificar pendências”, localizado no menu “fichas da declaração”, do lado esquerdo da tela. Assim será possível ter certeza de que não cometeu nenhum erro de preenchimento que prejudique o envio da nova declaração.

+ Descubra o que fazer com o valor da restitução do IR 2021

Ao finalizar as alterações e a verificação de pendências, clique no botão “entregar declaração”, localizado do lado esquerdo da tela.

Qual erro no Imposto de Renda não pode ser corrigido online?

Alguns erros, declarações ou fichas, infelizmente, não poderão ser corrigidas online. Mas, quais são esses casos? E por que isso acontece? Respondendo a essa última pergunta, é simples: a versão online apresenta limitações.

Com isso, não é possível enviar ou retificar informações das fichas de “Atividade Rural”, “Ganhos de Capital, “Moeda Estrangeira” e “Renda Variável”.

Há, ainda, um outro caso. As fichas “Bens e Direitos” e “Dívidas e ônus reais” apenas poderão ser corrigidas se o contribuinte tiver certificado digital para acesso ao sistema.

Além disso, se você realizou a retificação dentro do prazo, consegue alterar, também, a forma de tributação, fazendo a migração do modelo completo para o simplificado – ou do simplificado para o completo.

Retificar o Imposto de Renda após o prazo gera multa?

A resposta imediata é não! Pode retificar o Imposto de Renda atual e o de anos anteriores, sem a cobrança de multa. Inclusive é recomendado que você faça a retificação em caso de erros para não cair na malha fina.

É possível retificar uma declaração de até cinco anos após a entrega.

Retificar o Imposto de Renda afeta a restituição?

Sim! Você pode não pagar multa, mas terá um lado negativo se for retificar: entrar no final da fila da restituição, se tiver direito.

Toda vez que uma declaração de Imposto de Renda é retificada, ela é atualizada e passa a contar a data da atualização. Com isso, você não estará mais adiantado na fila do recebimento da restituição.

O calendário da restituição do IR 2021 já foi divulgado. Confira abaixo as datas de liberação dos lotes:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe com alguém que declara Imposto de Renda e precisa dessas informações.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui