Emolumentos: saiba o que são e como funcionam

0
168
Gráfica digital mostra variações na Bolsa de Valores para análise de ações
0
(0)

Os emolumentos estão entre as taxas que são cobradas para quem investe em ações ou outros ativos na Bolsa de Valores, também conhecida como B3.

Anúncios

E se você está começando a investir ou quer aprender mais sobre as ações, por exemplo, conhecer sobre os emolumentos é essencial para ter um planejamento financeiro e evitar surpresas quando começar o investimento.

A seguir, entenda o que é a taxa de emolumentos, para que servem e muito mais! Boa leitura.

Anúncios

O que são emolumentos?

De forma resumida: emolumento é uma forma de remunerar um prestador de serviço. Ele também existe em outras áreas, como nos cartórios, mas se você está começando a investir, o que mais importa é entender como funcionam os emolumentos no universo dos investimentos.

Todos os investimentos que são negociados na B3 contam com a cobrança do emolumentos. Entre os investimentos estão:

  • ações;
  • BDRS;
  • fundos imobiliários (FIIs);
  • fundos de índices (ETFs).

+ Aluguel de fundos imobiliários (FIIs): veja como funciona

Anúncios

+ Entenda como declarar fundos imobiliários no imposto de renda

Para os ativos negociados no mercado futuro como contratos de dólar e índice, minicontratos e ouro, por exemplo, os emolumentos também são cobrados nas negociações. No entanto, com cálculos e valores diferentes.

Para que servem os emolumentos? 

Os emolumentos servem para remunerar a B3, pois ela é responsável por catalogar e proteger cada operação feita em seu ambiente de negociações.

Ou seja, tudo isso tem um custo alto para a segurança da informação, por exemplo, além dos investimentos em sistemas modernos e infraestrutura robusta.

Além disso, vale lembrar que ao investir na Bolsa de Valores toda transação é garantida pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), criada em 1997 para garantir mais segurança às negociações.  

Em 2008, no entanto, ela passou a se chamar Câmara de Ações e Renda Fixa Privada, mas a sigla referente ao antigo nome (CBLC) continua sendo bastante utilizada no mercado. Atualmente, ela é gerida pela B3 e supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Por isso, se você quer começar a investir com ações na Bolsa de Valores, por exemplo, elas ficarão sob responsabilidade da CBLC. Isso nada mais é que uma proteção: caso a corretora de valores que você investir falir, por exemplo, suas ações poderão ser transferidas sem prejuízo para outra corretora. 

Pessoa analisando gráficos de aluguel de ações em uma tela para calcular emolumentos
Emolumentos é cobrado sobre ativos negociados na Bolsa de Valores. Entenda como pode afetar os seus investimentos

O que é taxa de emolumentos e como ela é cobrada?

Como explicamos acima, os emolumentos são taxas cobradas para remunerar a B3 pelos serviços prestados.

Por isso, entender quais são as taxas incidentes na compra e venda de ações é muito importante para a sua tomada de decisão, buscando formas de obter bons lucros e menos custos.

A B3 cobra um valor aproximado da operação feita. Vale lembrar, no entanto, que se essa taxa não for fixa pode ser mudada de um pregão para o outro.

Além disso, a B3 tem liberdade de alterar ou criar emolumentos a qualquer momento.

Saiba como a B3 cobra os emolumentos

Para pessoas físicas e demais investidores, bem como os fundos e clubes de investimentos, a taxa é de 0,003020% sobre o valor financeiro das operações.

No caso das operações feitas em leilão de abertura ou fechamento, além das Ofertas Públicas de Aquisição (OPA), a tarifa apresenta o valor de 0,0070%.

Quando se trata das operações de day trade, por exemplo, onde compras e vendas são efetuadas no mesmo dia, os percentuais obedecem aos seguintes critérios:

  • 0,003020%: até 4 milhões de reais para pessoa física e 20 milhões para pessoa jurídica
  • 0,0030%: de 4 a 12,5 milhões para pessoa física e 20 a 50 milhões para pessoa jurídica
  • 0,0005%: valores acima de 12,5 milhões para pessoa física e 50 milhões para pessoa jurídica.

Toda a taxa dos emolumentos cobrados é realizada após o fechamento do pregão, sendo que o valor é descontado das operações de acordo com o volume negociado. Você pode conferir todas as tarifas no site da B3.

Agora que você já sabe como funciona os emolumentos, chegou a hora de começar a investir, não é mesmo? Veja aqui as 6 ações brasileiras para investir na Bolsa de Valores.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui