Os emolumentos estão entre as taxas que são cobradas para quem investe em ações ou outros ativos na Bolsa de Valores, também conhecida como B3.
Anúncios
E se você está começando a investir ou quer aprender mais sobre as ações, por exemplo, conhecer sobre os emolumentos é essencial para ter um planejamento financeiro e evitar surpresas quando começar o investimento.
A seguir, entenda o que é a taxa de emolumentos, para que servem e muito mais! Boa leitura.
Anúncios
O que são emolumentos?
De forma resumida: emolumento é uma forma de remunerar um prestador de serviço. Ele também existe em outras áreas, como nos cartórios, mas se você está começando a investir, o que mais importa é entender como funcionam os emolumentos no universo dos investimentos.
Todos os investimentos que são negociados na B3 contam com a cobrança do emolumentos. Entre os investimentos estão:
- ações;
- BDRS;
- fundos imobiliários (FIIs);
- fundos de índices (ETFs).
+ Aluguel de fundos imobiliários (FIIs): veja como funciona
Anúncios
+ Entenda como declarar fundos imobiliários no imposto de renda
Para os ativos negociados no mercado futuro como contratos de dólar e índice, minicontratos e ouro, por exemplo, os emolumentos também são cobrados nas negociações. No entanto, com cálculos e valores diferentes.
Para que servem os emolumentos?
Os emolumentos servem para remunerar a B3, pois ela é responsável por catalogar e proteger cada operação feita em seu ambiente de negociações.
Ou seja, tudo isso tem um custo alto para a segurança da informação, por exemplo, além dos investimentos em sistemas modernos e infraestrutura robusta.
Além disso, vale lembrar que ao investir na Bolsa de Valores toda transação é garantida pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), criada em 1997 para garantir mais segurança às negociações.
Em 2008, no entanto, ela passou a se chamar Câmara de Ações e Renda Fixa Privada, mas a sigla referente ao antigo nome (CBLC) continua sendo bastante utilizada no mercado. Atualmente, ela é gerida pela B3 e supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Por isso, se você quer começar a investir com ações na Bolsa de Valores, por exemplo, elas ficarão sob responsabilidade da CBLC. Isso nada mais é que uma proteção: caso a corretora de valores que você investir falir, por exemplo, suas ações poderão ser transferidas sem prejuízo para outra corretora.
O que é taxa de emolumentos e como ela é cobrada?
Como explicamos acima, os emolumentos são taxas cobradas para remunerar a B3 pelos serviços prestados.
Por isso, entender quais são as taxas incidentes na compra e venda de ações é muito importante para a sua tomada de decisão, buscando formas de obter bons lucros e menos custos.
A B3 cobra um valor aproximado da operação feita. Vale lembrar, no entanto, que se essa taxa não for fixa pode ser mudada de um pregão para o outro.
Além disso, a B3 tem liberdade de alterar ou criar emolumentos a qualquer momento.
Saiba como a B3 cobra os emolumentos
Para pessoas físicas e demais investidores, bem como os fundos e clubes de investimentos, a taxa é de 0,003020% sobre o valor financeiro das operações.
No caso das operações feitas em leilão de abertura ou fechamento, além das Ofertas Públicas de Aquisição (OPA), a tarifa apresenta o valor de 0,0070%.
Quando se trata das operações de day trade, por exemplo, onde compras e vendas são efetuadas no mesmo dia, os percentuais obedecem aos seguintes critérios:
- 0,003020%: até 4 milhões de reais para pessoa física e 20 milhões para pessoa jurídica
- 0,0030%: de 4 a 12,5 milhões para pessoa física e 20 a 50 milhões para pessoa jurídica
- 0,0005%: valores acima de 12,5 milhões para pessoa física e 50 milhões para pessoa jurídica.
Toda a taxa dos emolumentos cobrados é realizada após o fechamento do pregão, sendo que o valor é descontado das operações de acordo com o volume negociado. Você pode conferir todas as tarifas no site da B3.
Agora que você já sabe como funciona os emolumentos, chegou a hora de começar a investir, não é mesmo? Veja aqui as 6 ações brasileiras para investir na Bolsa de Valores.