
Um dos desejos de quem completa 18 anos é conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como CNH. Mas, para quem já tem a carteira, pode surgir uma dúvida: como renovar a CNH?
Em janeiro de 2021, o Conselo Nacional de Trânsito, o Contran, decidiu que o processo para conseguir tirar a habilitação de trânsito deve ser realizado em até 12 meses.
A decisão alterou a regra vigente. Os prazos foram suspensos em razão da pandemia do novo coronavírus. As exigências para tirar a CNH, no entanto, permanecem as mesmas.
Vale lembrar, no entanto, que outra alteração que está em vigor desde abril de 2021 é sobre os prazos para renovar CNH. As carteiras retiradas após abril passam a ter as seguintes validades:
- Validade de 10 anos, para motoristas com menos de 50 anos
- Validade de 5 anos, para motoristas entre 50 e 70 anos
- Validade de 3 anos, para motoristas com 70 anos ou mais
A seguir, veja como tirar ou renovar a CNH.
O que é necessário para tirar a CNH?
As exigências para conseguir tirar a CNH, como falamos, seguem as mesmas. Quem desejar tirar a Carteira de Habilitação deve procurar o Detran do seu estado.
É necessário realizar os testes de aptidão física e psicológica, além das aulas teóricas com duração de 45 horas/aula, seguidas de uma prova.
Além disso, o Detran também exige que seja feito um curso prático de direção com, no mínimo, 20 horas por aula tanto para a categoria A quanto para a B. Após todas essas etapas, o candidato faz a prova prática.
+ Financiamento de carro sem entrada: veja como conseguir
A habilitação é obtida de acordo com cinco categorias, divididas a partir do perfil do veículo, da quantidade de rodas e da capacidade de transporte de cada automóvel, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (Lei No 9.503, de 1997):
- Categoria A: veículo motorizado de duas ou três rodas;
- Categoria B: veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, com peso não excedendo 3,5 toneladas e com até oito lugares, fora o do motorista;
- Categoria C: veículo usado em transporte de carga com peso maior do que 3,5 toneladas;
- Categoria D: utilizado no transporte de passageiros com lotação maior do que oito lugares, excluído o do motorista;
- Categoria E: combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e com outras unidades como reboque, semirreboque, trailer com pelo menos 6 toneladas e com lotação maior do que oito lugares.
Vale lembrar que para obter CNH na categoria D, é obrigatório ter pelo menos 21 anos, menos dois anos na categoria B e um ano na categoria C.

Já para conseguir ter a carteira na categoria E é preciso estar há pelo menos um ano na categoria C. Também é requisito a realização de curso de treinamento de direção em situação de risco.
Como renovar a CNH?
A renovação da CNH deve ser feita sempre que o documento alcança sua validade. A data de vencimento é informada no próprio documento. No entanto, devido ao novo código de trânsito aprovado em 2021, os Detrans estaduais são obrigados a comunicar os motoristas 30 dias antes do vencimento.
Para motoristas que têm até 50 anos, o prazo para renovar a CNH é de até dez anos. Já para quem tem idades entre 50 e 70 anos, o prazo foi ampliado para cinco anos. Já para os motoristas com mais de 70 anos é necessário renovar CNH a cada três anos.
Para fazer a renovação é preciso procurar o Detran da sua cidade e cumprir os requisitos acima, além de conferir as taxas e atualização de dados. Além disso, para fazer a renovação é necessário ver se há débitos existentes.
+ Renovar CNH: confira qual o valor da taxa em 2022
Para os motoristas das categorias C, D e E, que incluem veículos maiores, como caminhões e ônibus, também passou a ser obrigada a realização de um exame toxicológico.
Confira o passo a passo para renovar a CNH
- Vá até uma unidade do Detran da sua cidade, com os seguintes documentos: cópia e original da CNH, documento de identidade e comprovante de residência. Outros documentos podem ser requisitados, a depender do Detran;
- Uma foto 3×4 será tirada no próprio Detran;
- Emita o boleto da renovação de CNH e pague;
- Faça o exame médico que for solicitado;
- Aguarde a emissão da nova CNH.
Posso levar multa por estar dirigindo com a CNH vencida?
Muitos motoristas que esquecem de renovar a CNH acabam se aventurando em dirigir com a carteira vencida. Porém, quem for pego com a carteira de motorista vencida está cometendo uma infração gravíssima.
E é claro que isso resulta em uma multa no valor de R$293,47, além do recolhimento da carteira e retenção do veículo até que um condutor devidamente habilitado se apresente para retirá-lo.
+ 5 dicas para trocar de carro em 2022
Vale ressaltar que todas essas informações estão no artigo 162 do CTB.
Mas apesar disso, não existe um período estipulado na lei para que o motorista dê entrada no processo de renovação da CNH.
Por isso, o que muitos estados recomendam é que os condutores solicitem a nova carteira com 30 dias de antecedência do prazo de vencimento. No Rio de Janeiro, por exemplo, a renovação pode ser solicitada com até três meses antes da data final.
Gostou deste texto? Está pensando em tirar a CNH ou renová-la? Então leia agora mesmo sobre “é verdade que carro com GNV reduz valor do IPVA? Descubra” para ficar ainda mais por dentro do assunto!