Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como usar a conta digital e fugir do banco tradicional

Escrito por: Priscila Gomes em 9 de janeiro de 2019

As contas digitais podem facilmente substituir as contas nos bancos tradicionais para a maioria da população. O motivo disso é porque são práticas, algumas delas são até gratuitas e fáceis de serem abertas. Você sabe o que é e como funciona? Neste artigo você aprenderá como funciona uma conta digital, seus benefícios e os melhores bancos.

As contas digitais não são muito conhecidas pelos brasileiros e muitos ainda acreditam que é impossível resolver a vida financeira online, mas a novidade é que não só é possível como real. Boletos, extratos, transferências e tudo mais que fazia você ir até o banco já está ficando ultrapassado.

Como usar a conta digital e fugir do banco tradicional

Benefícios da conta digital

#1. Fácil de abrir

Nada de fila em banco ou burocracia. A conta digital pode ser acessada pelo celular, tablete ou qualquer outro aparelho que tenha internet. Para abrir, é necessário ter em mãos o RG, CPF, nome dos pais, comprovante de endereço e comprovante de renda.

As contas que são 100% digitais não exigem a ida ao banco, por isso, é necessária uma foto dos documentos para enviar à instituição financeira. Confira os dados do contrato, bem como as informações apresentadas antes de assiná-lo.

Se estiver tudo certo, sua conta digital será aberta. Para que o cartão de crédito seja liberado será preciso a aprovação de crédito (como em todos os bancos). Caso não seja liberado, você receberá um cartão somente com a função de débito para compras à vista e saques.

#2. Flexível

Os planos e tarifas das contas digitais são flexíveis. Elas têm tarifas reduzidas para compensar os gastos com as transações bancárias. Por ter conceito digital, não tem como ser diferente: a flexibilidade é a maior marca, seja de pagamento ou agilidade.

É possível acessar e fazer transações de qualquer lugar por meio do site do banco, celular e tablete. Os aplicativos, em si, costumam ter agregados todas as facilidades necessárias para o dia-a-dia do cliente.

#3. Segura

Seja você conservador ou liberal, amante da tecnologia ou não, a segurança da conta digital é certa. Existe um sistema de verificação por tokens e diversos outros esforços para garantir a segurança do seu dinheiro.

É mais seguro fazer transações pelo celular, por exemplo, do que ir até um caixa eletrônico. Além disso, o banco cobre qualquer prejuízo caso haja falhas na segurança virtual

Como usar a conta digital

A conta digital é igual uma conta corrente, sendo que a diferença é que as transações feitas pela internet são tornam gratuitas e ilimitadas. No caso, se você fizer movimentações financeiras por meio do celular, por exemplo, não terá que pagar nenhuma tarifa à instituição.

O fato é que as contas digitais surgiram para descomplicar a vida de todo mundo. Por isso, é muito simples realizar pagamentos e transferências. Veja como funciona!

Primeiramente, você precisa escolher o banco ou a instituição de sua preferência para a abertura da conta. Apresente os documentos já listados e faça todos os procedimentos exigidos.

A gratuidade das contas digitais está ligada ao uso exclusivamente eletrônico, ou seja, pelo celular, computador ou atendimento telefônico. Se houver necessidade de demanda presencial, está prevista a cobrança de tarifas.

Ao pesquisar o banco que tem mais a sua cara, opte pelos que oferecem tarifas mais acessíveis e o melhor custo benefício. Quanto mais facilidades, melhor!

Um dos motivos que mais chamam a atenção dos clientes para fazer uma conta digital é a ausência de grandes taxas de manutenção dos serviços. Mas isso é simples de entender: os bancos que oferecem atendimento presencial possuem gastos que são, inevitavelmente, passados ao consumidor.

Como usar a conta digital e fugir do banco tradicional

Com a conta digital é possível fazer as seguintes transações:

– depósito;

– saque ilimitado;

– recebimento de salário;

cartão de débito e crédito;

– TED;

– DOC;

– consultas de extratos e saldo;

– pagamento de contas;

– transferência entre contas;

– abrir poupança;

– fazer empréstimos;

investir;

– fazer seguros ou financiamento (dependendo do banco).

Principais bancos digitais

Existem vários bancos digitais (fintechs) que oferecem seus serviços no país. Cada qual com suas peculiaridades, mas com a estrutura semelhante. Fatores como taxas, seguros/financiamentos ou cartões de crédito são alguns dos diferenciais entre eles.

Com a facilidade de ter uma conta digital, é importante que o usuário se atente ao que mais tem a ver com o seu perfil e com as necessidades que terá durante o uso. Dessa forma, poderá se decidir qual das opções mais se encaixa na sua forma de gerir as finanças.

Os principais bancos digitais do Brasil são:

– Nubank: a conta digital oferecida pelo Nubank é a NuConta, o roxinho que não cobra anuidade aos clientes. Recentemente, habilitou a função crédito em seus cartões e o sistema “contactless”.

– Banco Original: com taxa de R$9,90 ao mês no primeiro ano, a conta digital oferece serviços ilimitados. O Banco Original também oferece cheque especial com taxas mais em conta que os bancos tradicionais.

– Banco Inter: revolucionou seus serviços oferecendo a conta digital. Com ela é possível realizar saques ilimitados, transferências e ainda disponibiliza a opção de realizar investimentos sem taxas ou tarifas.

– Neon: foi criado em 2015, pela Controly, startup de cartões de crédito-pré-pagos, e lançou sua conta digital em 2016, mas não ofereces serviços totalmente gratuitos, como no caso da NuConta ou do Inter.

– Next: é a iniciativa do Bradesco para competir com os outros bancos digitais. O serviço de conta está em funcionamento desde junho de 2017.

Você tem uma conta digital? De fato, as facilidades são inúmeras quando comparamos ao que os bancos tradicionais oferecem. O que acha de abrir a sua? Conte para nós!

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Black Friday chegando: como não cair em ciladas
Adeus, consumismo: dicas para fazer compras em brechó
Os concursos da Mega-Sena
venda de produtos
Conta de luz mais cara em maio