
Quais são os melhores lugares para fazer intercâmbio? Qual país ou região é recomendado?
Anúncios
A verdade é que a resposta para essas perguntas depende de vários fatores: qual é o intuito do intercâmbio, o que se pretende estudar, qual é o orçamento, se pretende tirar visto ou não.
O fato é que estudar no exterior será uma experiência única em qualquer lugar. Ao mesmo tempo em que você estuda, conhece uma nova cultura.
Anúncios
Entre os benefícios do intercâmbio estão:
- Aprimorar seu conhecimento
- Conhecer uma nova cultura
- Aprender outra língua
- Fazer networking com pessoas do mundo todo
- Melhorar seu currículo acadêmico e profissional
- Ganhar independência
A seguir, conheça cinco destinos populares para fazer intercâmbio e descubra qual deles atende ao que você procura!
Quais são os melhores destinos para fazer intercâmbio?
Canadá
Um dos principais motivos para o Canadá ser um dos destinos preferidos dos brasileiros para intercâmbio é o fato de ser um lugar mais barato para estudar em relação ao Estados Unidos ou Inglaterra, por exemplo.
Anúncios
Outro atrativo é que você pode aprender duas línguas ao mesmo tempo. O país possui dois idiomas oficiais: inglês e francês.
Além disso, qualquer estudante com estadia superior a seis meses pode trabalhar. O que possibilita uma renda extra para custear as despesas do intercâmbio.
As cidades preferidas são Toronto, Vancouver e Montreal. São grandes, bem desenvolvidas, oferecem qualidade de ensino, hospitalidade, modernidade, segurança e oportunidades de emprego. E são lindas!
Estados Unidos
Este é, sem dúvida, um dos queridinhos dos brasileiros também. Os Estados Unidos têm várias cidades com atrativos para estudantes, mas a mais visitada é New York.
O país oferece todo tipo de incentivo a quem faz intercâmbio, mas é mais burocrático em relação ao visto. Além disso, o dólar caro deve ser levado em consideração na escolha.
New York é conhecida como a capital do mundo e é ideal para aprender e aprimorar o inglês.
Os Estados Unidos contam com as melhores universidades do mundo. mas as bolsas são concorridas.
Londres
Para quem prefere a Europa, um destino certo é Londres, a capital mais multicultural do continente. São muito procuradas as cidades pequenas que possuem universidades mais antigas e conhecidas no mundo, como Oxford e Cambridge.
Londres também é conhecida pelo transporte público eficiente e prático. Quesito importante para quem é estudante. O intercâmbio na cidade é uma boa oportunidade de aprimorar a língua inglesa nativa.
Vale lembrar que o inglês britânico possui algumas diferenças do inglês dos Estados Unidos, como o sotaque típico na pronúncia das palavras.

Nova Zelândia
A Nova Zelândia não exige visto para permanência de até três meses. Uma boa oportunidade de fazer um intercâmbio curto e fugir de muita burocracia.
Outra vantagem são os cursos vinculados às escolas chanceladas pela NZQA (New Zealand Qualifications Authority). Eles têm 14 semanas ou mais de duração e permitem trabalhar no país.
Além disso, o destino é muito procurado pelas belas paisagens. É lá que estão os cenários dos filmes “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”.
África do Sul
A África do Sul está entre os 50 lugares mais procurados por estudantes em intercâmbio de todo o mundo. Para cursos intensivos de inglês, em um curto período de tempo, não é preciso se preocupar em tirar o visto.
Para cursos mais longos o visto é necessário, mas o processo costuma ser simples.
O principal destino é a Cidade do Cabo, pelo baixo custo de vida. A moeda local, o rand, é desvalorizada em relação ao real, tornando mais acessível o transporte, alimentação, lazer e moradia.
A capital tem uma infraestrutura bastante moderna e oferece uma ótima oportunidade de aprimorar o inglês e viver o estilo de vida local. O destino também oferece paisagens naturais e passeios no cerrado africano
A algumas horas da Cidade do Cabo, é possível ver a vida selvagem, chegando perto de elefantes, zebras e leões.
Gostou da lista? Então compartilhe e leia também: Quer fazer um intercâmbio de curta duração? Veja 7 opções e como funcionam
Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin.