Quem está planejando ou com viagem marcada para a Europa sabe como é importante fazer a troca do câmbio por um bom preço. E a dúvida de muitas pessoas é justamente como comprar Euro pelo melhor câmbio?
Anúncios
E isso acontece porque o Euro está entre as moedas mais valorizadas do mundo e sempre sofre com as oscilações do mercado cambial.
Mas antes de falar como comprar Euro pelo melhor câmbio, é preciso saber a diferença entre o câmbio comercial e o câmbio turismo. Isso porque eles podem acabar influenciando no objetivo da sua viagem.
Anúncios
Para quem não sabe o Euro comercial é utilizado para negócios internacionais, como a importação e exportação. Podendo também ser aplicado nas transferências internacionais e que envolvam questões de governo.
Já o Euro turismo é a moeda que pode ser comprada em casa de câmbio por turistas, para pagar as despesas das viagens ao exterior.
Vale ressaltar que é comum que as pessoas sejam pegas de surpresas quando analisam o valor da moeda, já que na maioria das vezes os noticiários falam sobre o valor do Euro comercial. E a cotação do turismo pode ser até 8% mais cara.
Anúncios
Conheça quais são as taxas para compra do Euro
Algumas pessoas não sabem, mas ao comprar uma moeda estrangeira algumas taxas são incluídas. Uma delas é a taxa no câmbio turismo.
Além disso, o Banco Central exige que as compras de moedas internacionais sejam taxadas com o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 1,10% para a titularidade própria e 0,38% para terceiros.
É preciso estar atento às taxas de operação em cada ponto de atendimento na hora de realizar a compra do Euro. Isso porque elas costumam variar de acordo com o canal utilizado.
Um exemplo é o Bradesco, que em saques de Euro e Dólar nos caixas eletrônicos especiais para esse tipo de operação cobram R$30 por transação.
Enquanto a compra de cartão pré-pago tem uma taxa de R$25, para emissão do cartão e uma taxa para o saque em cada operação no caixa eletrônico.
3 dicas para comprar Euro com o melhor câmbio
Se você está pensando em comprar Euro, o FinanceOne traz algumas dicas importantes para que este processo seja fácil, prático e despreocupado.
1) Faça uma avaliação de onde comprar
Uma dica muito importante é fazer uma avaliação prévia antes da compra para não correr muitos riscos. Até porque o valor do câmbio turismo é sempre maior do que o câmbio comercial, e isso é um fator a ser levado em consideração.
Mas, mesmo que haja essa diferença, é importante destacar que cada instituição pode, sim, oferecer vantagens variadas para seus clientes. E isso você encontra com pesquisa e avaliação.
2) Realizar a aquisição em etapas
Além disso, você também tem que ter bastante paciência com esse processo e não pecar pela pressa. Uma dica é não fazer a compra dos euros de uma só vez, tente efetuá-la em etapas.
Por exemplo, se você tem uma viagem marcada e ela ocorrerá somente daqui a dois anos, vá fazendo a reserva do valor.
Mesmo que a moeda não esteja em queda, vá fazendo a reserva, pois esperar que a cotação diminua pode trazer grandes prejuízos para a sua viagem, com toda correria deixando para cima da hora.
É importante também entrar em contato com a casa de câmbio antes mesmo de fazer a compra. Assim, você consegue conferir principalmente se há o papel da respectiva moeda de forma suficiente na agência.
3) Procure saber o preço exato
Outra dica para comprar Euro é procurar saber o preço exato da moeda e não ir por especulações ou falsas informações. O mercado cambial é um assunto sério, e que muitos banalizam para tirar proveito das pessoas que não tem o costume de se informar.
E cabe às instituições autorizadas a operar câmbio informar o Valor Efetivo Total desde o início da negociação. Isso mesmo, o cliente deve ficar a par e por dentro de tudo de forma clara.
Onde comprar?
Existem algumas maneiras de comprar euro. A mais tradicional é na casa de câmbio, que por ser um local especializado no serviço de compra e venda de moedas, pode fazer com que as taxas cobradas sejam menores.
Existem também as plataformas online. Por meio delas, é possível comprar dinheiro em espécie ou cartão de débito.
O lado bom é a facilidade e segurança na hora da compra, já que tudo pode ser feito sem você precisar sair de casa. Mas é preciso ficar atento às taxas cobradas, já que, muitas vezes, a comissão da empresa e a taxa de entrega costumam ser adicionadas ao valor do câmbio (estabelecido pelo Banco Central).
Por fim, existem também alguns sites de envio de dinheiro para o exterior onde também é possível realizar a troca de moedas.
E aí, gostou dessas dicas? Elas foram úteis para você? Se curtiu, tem mais conteúdo importante sobre mercado cambial no site do FinanceOne.
Ah, e não deixe de compartilhar este material com um amigo para que ele também fique por dentro de tudo.