Confira 5 coisas para saber antes de investir em ações

0
228
telas de computador mostrando gráficos de cotações
4
(2)

Desde que investir em ações se tornou uma possibilidade acessível para qualquer pessoa, esse mercado não parou de crescer. De 2019 para 2020, o número de brasileiros cadastrados na B3 – a Bolsa de Valores Brasileira, saltou mais de 92,1%.

Anúncios

Apesar desse número ter crescido tanto, apenas 3.229.318 de brasileiros investem em ações, o que representa um total de apenas 3% da população do país.

Mas nunca é tarde demais para começar diversificar a sua carteira de investimentos. E o investimento em ações é uma ótima maneira de realizar essa tarefa e ainda aprender mais sobre empresas valiosas e outros tipos de aplicação com rentabilidade.

Anúncios

Pensando nisso, o Financeone separou algumas dicas e informações sobre coisas que você precisa saber antes de começar a investir em ações. Preparado? Então continue a leitura desse texto!

Tela com várias opções de investimentos em ações
Ações são frações de capital social de uma empresa. E ao adquirir essa fração, você se torna sócio dessa empresa.

1. Comece sempre com pouco

Em primeiro lugar, a melhor coisa que você pode fazer ao iniciar sua saga no universo de investimento em ações é começando aos poucos. Principalmente quando você não conhece esse mercado.

Por isso, a recomendação é sempre investir aos poucos e diversificando as ações. Colocar todo o seu dinheiro em um território que você não conhece é uma atitude muito arriscada.

Anúncios

2. Entenda como funciona o investimento em ações

Muitas pessoas começam a investir em ações por modinha, por indicação de outras pessoas como os “gurus” da internet. É importante ter sempre em mente que o mercado de ações funciona numa dinâmica diferente e que, não é um jogo de sorte ou azar.

Por ser uma aplicação variável, o investimento em ações possui uma dinâmica própria, que requer muito conhecimento. Investimentos variáveis dependem de uma série de fatores externos para dar certo ou para dar errado.

Então quanto mais estudo e análise, mais fácil fica de distinguir o que pode ser bom e o que não pode.

3. Seja paciente

Apesar de muitas pessoas hoje na internet se gabarem por terem ganhado dinheiro da noite para o dia, o mercado de ações requer além do estudo, muita paciência.

Acontece com frequência de uma ação ser extremamente visada dar errado e outra ação, menos visada dar certo.

Por isso, tenha muita paciência. Existem ações que se valorizam a longo prazo, e para isso, somente muita paciência.

+ O que é Value Investing, o método de grandes investidores

4. Investir em ações durante a crise é viável

No início deste artigo, comentamos sobre o salto de investidores cadastrados na B3 entre 2019 e 2020. E esse salto tem relação com o período de crise econômica que assolou o Brasil devido a pandemia de covid-19.

É justamente nesses períodos de dificuldade financeira que surgem ótimas oportunidades de investir em ações, já que muitas empresas de capital aberto perdem o seu valor e tornam suas ações mais acessíveis.

Como o mercado funciona de forma cíclica (ou seja, em períodos alternados de alta e de baixa), quando a crise passar e seus ativos se valorizarem, será a situação perfeita para vender seus papéis e lucrar com essa operação.

5. Não invista um dinheiro que irá te fazer falta

Ao investir em ações, tenha certeza de que o dinheiro que você está aplicando não te fará falta num futuro próximo. Como mencionado anteriormente, é necessário um pouco de paciência até ter o seu retorno. Ou seja, a pressa pode fazer com que o risco de perdas aumente ao investir em ações.

Por fim, antes de investir o seu dinheiro, certifique-se de que você possui uma reserva financeira disponível para eventuais urgências que possam ocorrer durante um certo período de tempo.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora como comprar ações da Bolsa de Valores em 4 passos.

O que achou disso?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui