Comprar ou alugar carros: o que é melhor?
Escrito por: Redação em 18 de janeiro de 2018
Comprar ou alugar carros, o que é melhor atualmente? É gasolina, estacionamento, seguro, IPVA, revisão e manutenção do veículo para incluir na lista de gastos fixos. Além do trânsito e a atenção redobrada que dirigir exige, na lista dos estresses comuns.
Por outro lado, há a garantia de conforto e liberdade para sair a qualquer hora e ir a qualquer lugar sendo dono do seu próprio carro. Não precisa depender de aluguel ou de chamar um motorista para te levar aos locais. Você pode decidir e ir, assim como em uma emergência, pode mais facilmente conseguir resolvê-la. Vai atender às suas necessidades a qualquer momento.
Os custos para manter um veículo incluem gastos fixos, como o IPVA e o seguro DPVAT, ambos obrigatórios para proprietários de veículos. Além disso, há o combustível, seja gasolina, álcool ou gás. Não esqueça que se a compra do automóvel for por um financiamento ou consórcio, há parcelas mensais, pelo menos por alguns meses e anos. A seguir, veja as vantagens e custos para ter um carro ou para alugar um veículo.

Quanto custa ter um carro?
Um dos gastos de quem compra um veículo é o IPVA. Esse é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, cobrado anualmente pelos estados e pelo Distrito Federal. Esse é um imposto que funciona como uma receita da União, Estados ou Municípios, sendo utilizado para as despesas da administração, que incluem educação, saúde, segurança, saneamento, entre outras.
O IPVA é calculado e cobrado pela Secretaria de Estado de Fazenda. A guia para pagamento é disponibilizada no site do banco Bradesco e o pagamento é de acordo com um calendário. É possível parcelar o pagamento do IPVA em até três vezes.
Outro pagamento obrigatório pelos donos de veículos é o DPVAT, seguro que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sejam motoristas, passageiros ou pedestres, inclusive estrangeiros. Para efetuar o pagamento, é preciso retirar o boleto no site da Seguradora Líder.
O pagamento do seguro DPVAT é em cota única ou na primeira parcela do IPVA. O não pagamento implica em algumas consequências. Caso o veículo não esteja com o DPVAT em dia, em caso de acidente, o proprietário perde o direito à cobertura do seguro.
O veículo que estiver inadimplente poderá ter problemas também com a fiscalização, já que não será devidamente licenciado. Em um acidente, o proprietário não terá direito à cobertura, porém não estará isento de ressarcir as indenizações pagas às vítimas.
Ainda há outros impostos, que envolve o licenciamento, e os gastos com manutenção. O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) criou o Índice de Manutenção Veicular (IMV), um ranking que permite a comparação de veículos de uma mesma categoria. A relação é referente aos custos da manutenção mecânica recomendada pela montadora.
Quais as vantagens de alugar carros?
Segundo a ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), dos 1.988.601 automóveis e veículos leves emplacados em 2016, 217.848 foram para locação. As estatísticas do aluguel de veículos apontavam uma frota regional de 22.219 no Norte, 20.309 no Centro-Oeste, 61.558 no Nordeste, 447.973 no Sudeste e 108.218 no Sul.
Entre as vantagens de alugar um carro, segundo a ABLA, estão licenciamento e emplacamento por conta da empresa, assim como gastos com seguros já vem no valor do aluguel. A manutenção é feita pelo pessoal da locadora e a assistência 24 horas também é um serviço da locadora.
Para alugar, é preciso estar com a habilitação em dia e válida. Se você quer um modelo específico, a recomendação da ABLA é procurar a locadora com antecedência. As tarifas diárias variam de acordo com a categoria do carro ou tipo de cobertura por danos causados ao veículo. Quanto maior o período de locação, é possível que as taxas diárias fiquem menores.
Outra vantagen é a opção de pagar com o cartão de crédito. Sobre o custo benefício, a associação compara o aluguel de um modelo popular a uma corrida de táxi de um aeroporto mais afastado até regiões centrais da cidade.
Melhor comprar ou alugar carros?
Se a sua necessidade é de ter um carro a disposição, pode realizar a comparação da Cesvi Brasil e analisar qual o melhor modelo. A título de curiosidade, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), apontou os modelos mais emplacados na venda direta. No acumulado até dezembro de 2017, foram o Onix (GM), KA (Ford), Sandero (Renault), Gol (Volkswagen) e Voyage (Volkswagen).
Entre comprar ou alugar carros, é uma decisão pessoal, que precisa ser analisada caso a caso. Se você precisa de um veículo disponível a qualquer momento e quer total liberdade, ter um carro para a família pode valer a pena. Agora, se você não quer se preocupar com itens como seguro e manutenção, alugar um carro resolve o problema. Quando você aluga, pagará por tudo isso na taxa diária.