Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Conheça 20 profissões para trabalhar viajando

Escrito por: Rafael Massadar em 21 de janeiro de 2020

Trabalhar viajando é o sonho de muita gente. E com a crise econômica, há histórias de pessoas que, por decisão da empresa ou por vontade própria, deixaram suas cidades.

A maioria investiu em carreiras que lhes permitiu trabalhar viajando e ainda gerar renda enquanto conhecem o mundo.

Afinal, com um computador e acesso à internet, você está pronto para fazer um trabalho de qualquer parte do mundo.

trabalhar viajando
Se você gosta de viajar, é possível desenvolver uma carreira tendo a oportunidade de conhecer novos locais, costumes e culturas.

Essa missão não é nada impossível. Depende muito das suas habilidades profissionais, sua disponibilidade e o comprometimento para entregar os seus trabalhos dentro do prazo combinado.

No entanto, a vida na estrada significa não ter uma rotina, mas não tem a ver em deixar os seus compromissos de lado.

20 profissões para trabalhar viajando

1 – Jornalista

Você pode se tornar correspondente de algum jornal no Brasil, produzir matérias especiais e vender para um veículo de comunicação ou mesmo produzir conteúdo para o seu próprio site.

Essa é uma das funções mais procuradas pelas pessoas que cruzam o mundo e sonham com a chance de um trabalho remoto.

Outra possibilidade é fazer a criação de conteúdo específico para empresas de diversos segmentos. Como criar material para as redes sociais ou e-mail marketing, corrigir os textos de terceiros.

Basta se sentar diante de um computador com acesso a rede social e deixar a criatividade se manifestar.

2 – Tripulação de voo

Quer uma forma mais comum de trabalhar viajando do que como piloto ou agente de bordo? Toda a tripulação de um voo viaja bastante.

Porém, diferente de outras profissões, pode ser que você não consiga passar mais do que alguns minutos em um país onde seu avião pousou.

Independentemente disso, se você tem vontade de se aventurar como parte de uma tripulação, não pode se esquecer de fazer os cursos.

Tanto pilotos como agentes de bordo precisam estudar alguns anos para começar a trabalhar viajando pelo mundo.

3 – Tripulação de um navio de cruzeiro

Assim como quem trabalha em um avião, fazer parte da tripulação de um navio de cruzeiro permite que você conheça lugares diferentes do mundo.

A diferença aqui é que existem outras opções de trabalho que, muitas vezes, não exigem um curso de longa data, como camareiro, cozinheiro ou até mesmo animador de festas.

4 – Trabalhar em hostel ou hotéis

Outra opção é trabalhar em hostel ou hotéis. Estes estabelecimentos sempre precisam de pessoas, sobretudo em alta temporada.

Você pode, por exemplo, trabalhar viajando para outros países e, em cada local que se hospedar, perguntar se pode fazer parte da equipe do hotel.

Seja como camareiro, recepcionista, carregador de mala ou qualquer outra função. Essa é uma oportunidade para conhecer até mesmo lugares onde você nunca pensou em se hospedar.

5 – Au Pair ou babá

Que tal viajar pelo mundo com uma família rica e todas as despesas pagas, passando de uma residência glamourosa para outra?

Este pode não ser o emprego mais comum para trabalhar viajando, mas também não está fora da realidade de muitas pessoas.

Especialmente se você tem um diploma de uma boa universidade e possui habilidades especiais de linguagem, esportes, ou musical, capaz de deixar crianças ocupadas e sempre felizes.

Você vai desfrutar do país, cultura, e tradições da família que está te acolhendo. Além de adquirir alto conhecimento do país de destino e possíveis oportunidades futuras para novos empregos.

Afinal, famílias ricas também significam um ótimo networking.

6 – Blogueiro profissional

O blogueiro profissional geralmente começa seu blog por paixão e depois de conseguir um público fiel e investimento de empresas em publicidade, pode finalmente se profissionalizar.

Ele então pode escrever seus posts e administrar sua página de qualquer lugar do mundo com conexão à internet.

7 – Comércio Exterior

Pessoas que trabalham na área de comércio exterior também costumam viajar bastante.

Como para encontrar fornecedores e clientes uma vez que costumam trabalhar nas áreas de importação e exportação de empresas.

8 – Diplomata / Relações internacionais

Existem diversas embaixadas brasileiras ao redor de mundo e nessa carreira é possível trabalhar nas áreas lidando com as relações do Brasil com outros países. Assim como no suporte aos brasileiros que vivem nesses países.

9 – Fotografia e cinegrafistas

Existem diversos fotógrafos que captam imagens ao redor do mundo seja para uma exposição, venda dessas fotos para revistas e canais de TV.

O mesmo para uma cinegrafista que pode trabalhar para uma produtora ou como freelancer vendendo seu trabalho. Além disso existem cinegrafistas e fotógrafos que acompanham eventos ao redor do mundo.

10 – Modelo

Modelos viajam pelo mundo para sessões fotográficas e também para desfiles. Além da possibilidade de crescimento profissional para cachês muito bons, o que não é uma realidade no início.

11 – Atleta

Atletas dos mais variados esportes, principalmente individuais estão sempre competindo através do mundo e em grandes eventos esportivos.

Jogadores de esportes coletivos também têm oportunidade de contratação em diferentes países e conhecer aquele país e redondezas durante um ano ou dois em que estiver vivendo ali.

12 – Trabalho voluntário

Há diversos ONGs que dão acomodação e alimentação a profissionais em troca de algum tipo de trabalho. Médicos sem fronteiras, WWOOF, StepOut Abroad, Greenpeace e diversas outras procuram pessoas, inclusive para ensinar inglês ou futebol a crianças de baixa renda.

Há também serviços de troca de trabalho por acomodação que podem baratear sua viagem.

13 – Guia turístico

Hoje, já existe um curso universitário para quem quer trabalhar com turismo. Porém, se você quer se aventurar, conhecer o mundo e ainda compartilhar o que sabe, pode oferecer serviços de guia turístico.

Sabe aqueles passeios guiados que você encontra quem qualquer cidade do mundo? É sobre isso que estamos falando.

Mas fique muito atento: para se guia turístico, você precisa conhecer bem o local e toda sua história para que as pessoas que te contratarem tenham uma ótima experiência.

14 – Tradutor

Traduzir textos ou documentos é o tipo de profissão que você consegue fazer de qualquer lugar do mundo.

Para isso, você precisa de muito domínio de línguas estrangeiras, além de um ótimo marketing pessoal para conseguir divulgar e vender seu trabalho para as pessoas.

E caso se especialize, ainda é possível trabalhar como intérprete, o que pode acarretar muitas viagens.

15 – Cozinheiro

Para quem cozinha bem, há várias opções para trabalhar em empregos não convencionais. Você pode cozinhar em restaurantes em qualquer lugar do país e do mundo.

Pode também trabalhar em cozinhas de navios ou em cozinhas de hotéis, pousadas ou hostels.

16 – Programador

Os profissionais de tecnologia da informação (TI) e programadores de qualidade sempre vão encontrar serviço. Afinal, se trata de uma área com mão-de-obra capacitada ainda em escassez no Brasil.

Por isso, se você já tem uma boa quantidade de clientes no país pode correr o mundo e ainda encontrar formas de pagar as suas despesas.

Desta maneira, esses profissionais podem administrar e dar conta de novos projetos desta área em qualquer lugar, enquanto conhecem diversos destinos diferentes.

17 – Professor de idiomas

Viajar pelo mundo pode, literalmente, lhe apresentar uma profissão. Afinal, você passará por países diferentes e poderá aperfeiçoar o que já sabe, aprender novos idiomas e até mesmo ensinar o português para interessados durante as suas andanças.

Por isso, o trabalho de professor de idiomas online pode ser uma excelente forma de viajar pelo mundo trabalhando, uma vez que é uma tendência dos dias de hoje.

As pessoas desejam ter a atenção total do professor e definir o horário das suas aulas.

18 – Trabalhar em uma loja virtual

Qualquer pessoa tem a chance de criar e administrar o seu próprio negócio pela internet.

E com um pouco de foco, esforço e organização, você tem a chance de descobrir formas de viajar o mundo trabalhando com e-commerce e sendo muito bem sucedido.

19 – Músico e Artista de rua

Use o seu talento para fazer dinheiro com turistas. Crie uma cena, pegue seu instrumento, escolha o lugar perfeito e passe o chapéu.

Algumas cidades exigem uma permissão para realizar busking (termo em inglês), então pesquise antes. Você tem talentos especiais? Acrobacia, pintura, música, dança ou arte. Divulgue!

20 – Produtor de eventos

O produtor de eventos pode trabalhar em diferentes áreas, desde produtoras de vídeo e músicas até empresas que organizam shows, festas, mostras e festivais.

O mercado é bastante amplo para este profissional, que é o responsável por todas as etapas relacionadas ao evento em questão.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

investir no mercado financeiro capa
nova CPMF
Investimentos para iniciantes
Crowdfunding Imobiliário
estágio