Início Notícias Empreendedorismo Investidor de sucesso: confira a idealizadora por trás do Magazine Luiza

Investidor de sucesso: confira a idealizadora por trás do Magazine Luiza

0
(0)

Luiza Helena Trajano, este é nome por trás do Magazine Luiza, rede varejista com mais de 900 lojas em todo o Brasil e uma das Top of Minds (marca mais lembrada) no país.

A empreendedora iniciou sua trajetória como balconista de uma das lojas que, até então, pertencia a seus tios. Há mais de 25 anos, assumiu a presidência do Conselho de Administração do grupo.

Hoje, com a gestão de Luiza, a rede tem nove centros de distribuição em 16 estados brasileiros. Formada em Direito e Administração de Empresas, a empresária é a atual incumbida pelo desenvolvimento do Grupo.

Quando assumiu a Superintendência, foi responsável por um salto de inovação e crescimento, o que colocou a marca entre as maiores varejistas do Brasil.

sucesso
Magazine Luiza começou com uma loja de presente no interior de São Paulo

Em seu perfil no LinkedIn, Trajano conta que busca colocar as pessoas em primeiro lugar, além de foco em inovação e criatividade. São essas qualidades também que busca incentivar em sua equipe.

Em entrevista ao site Uol, ela frisa o valor que dá aos seus funcionários – os quais já são cerca de 30 mil.

“As pessoas estão em primeiro lugar dentro da empresa. Alguns falam que não vou dar conta, que cresceu muito. Primeiro, tínhamos 2 mil funcionários, chegamos a 10 mil e estamos agora com 30 mil.”

Essa gestão trouxe uma série de retornos para a rede varejista. Mas a presidente do grupo destaca a presença do Magazine Luiza no ranking, há 21 anos consecutivos, das “Melhores empresas para se trabalhar”.

+ LinkedIn Top Startups 2019: onde os brasileiros querem trabalhar

Magazine Luiza: de Franca para o Brasil

Mas se engana quem pensa que o Magazine Luiza sempre foi uma grande rede de varejo. A história começou em 1957.

Foi neste ano que a ‘primeira Dona Luíza’, tia de Luiza Helena Trajano, comprou a loja de presentes “Cristaleira”, em Franca, no interior do estado de São Paulo.

Junto com seu marido, Pelegrino José Donato, construíram a ideia de criar uma rede de lojas e empregar seus familiares. Em 20 anos, o casal já possuía cerca de 30 filiais.

Mas o nome foi escolhido só alguns anos depois, por meio de um concurso cultural na rádio da cidade. Quando a atual presidente da rede começou a trabalhar para os tios, aos 12 anos de idade, a loja ainda vendia presentes.

“Comecei a trabalhar porque adorava dar presentes e minha mãe disse que eu precisava ganhar dinheiro para poder presentear as pessoas.”

Sucesso da rede se somou à tecnologia na década de 90

Em 1991, Luiza Helena Trajano assumia a linha de frente do Magazine Luiza. A rede já estava em expansão, mas a inovação e tecnologia trazidas pela nova gestora permitiram à marca alcançar novos horizontes.

Foi nesta época que a empresária começou a informatizar lojas e a investir nos seus funcionários. Uma das primeiras medidas foi a criação da holding LTD, que permitiu acelerar a expansão da marca.

++ Mulheres na tecnologia: como elas estão promovendo inovação

Sete anos após Luiza assumir a presidência, foi implantada a primeira loja virtual do Magazine Luiza. Isso rendeu à rede varejista o papel de um dos principais representantes do e-commerce no Brasil na época.

“Mais difícil do que montar uma empresa é mudá-la de ciclo. Tenho uma frase na minha sala que diz: “comece fazendo o necessário, depois o possível e de repente você estará fazendo o impossível”.

Por esses e outros motivos, em sua trajetória Luiza recebe centenas de reconhecimentos. Um exemplo foi 1º lugar na classificação de líder de negócios com melhor reputação no Brasil, segundo a consultoria Merco.

Questionada pelo site Uol sobre qual é formula para transformar uma pequena rede de lojas do interior de São Paulo em uma das maiores do Brasil, ela garante que não há e destaca a importância do planejamento.

“(…) Há um respeito total à instituição. Nunca misturamos o nosso dinheiro com o dinheiro da empresa. Nunca compramos nada esperando o Magazine. (…) Como gostamos muito da instituição, nunca pensamos a curto prazo.”

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tamires Silva
Jornalista e Redatora do FinanceOne, onde suas finanças começam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Auxílio emergencial: confira calendário para os reavaliados

O Ministério da Cidadania publicou nesta sexta-feira, 27, um novo calendário de pagamento para as parcelas do auxílio emergencial. Este calendário é...

4 carreiras promissoras no setor de beleza para 2021

O segmento da beleza não para de crescer no Brasil. Nosso país, por exemplo, é considerado o terceiro maior mercado consumidor do...

Nubank x Inter: compare os cartões sem anuidade

Os cartões sem anuidade estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e no coração dos brasileiros. Com tantas opções pode ser...

Black Friday 2020: confira os melhores sites e ofertas

Você já se preparou para as ofertas da Black Friday 2020? Está com a lista de compras feita e separada para aproveitar...

5 dicas para saber se uma loja virtual é confiável

A pandemia da Covid-19 impulsionou o e-commerce e a Black Friday deve alavancar ainda mais as vendas online. Cerca de 80% dos...

Salário mínimo na Suíça chega a R$25 mil

Você já se perguntou quanto é o salário mínimo na Suíça, mesmo que seja só por curiosidade? Se a resposta é sim,...