InícioNotíciasEmpreendedorismoMulheres na tecnologia: como elas estão promovendo inovação!

Mulheres na tecnologia: como elas estão promovendo inovação!

Tempo de leitura: 4 minutos
()

Antes de mais nada, lugar de mulher, é onde ela quiser. Inclusive na tecnologia. Essa é uma área de conhecimento que muitas estão se destacando!

Mas, se engana quem acha que é apenas na tecnologia. Ciências, informática, engenharia, matemática, bem como outras áreas que antes eram principalmente dirigidas e compostas por homens, agora ganham a presença de mais mulheres.

Mas você sabe quem são elas, como trabalham e de que forma têm promovido a inovação com as suas ideias incríveis?

Mulher usando celular
Hoje o mercado está mais aberto e possui muitas mulheres em cargos de liderança na área de tecnologia

Mulheres na tecnologia e inovação

As mulheres entendem do assunto, sabem falar com precisão, possuem suas opiniões formadas, especialidades em diferentes segmentos e, por esse motivo, estão conseguindo adquirir novos espaços e quebrando barreiras no mercado.

Tudo isso é uma grande conquista, já que durante muitos anos mulheres foram vistas como frágeis ou inferiores e, na maioria das vezes, tinham suas vozes silenciadas e impedidas de transmitir suas opiniões.

De acordo com o site da ONU (Organização das Nações Unidas) 74% das meninas têm interesse nas áreas já citadas, mas o fato é que há apenas 30% de mulheres pesquisadoras em todo o mundo.

Além disso, cerca de 18% delas concluíram a graduação em Ciências da Computação e alcançaram apenas 25% da força de trabalho da indústria digital que, inclusive, cresce mais a cada dia que passa.

5 mulheres que fizeram história na tecnologia

Em primeiro lugar, é importante lembrar que, se fizermos uma análise histórica, a revolução tecnológica e suas maiores criações foram realizadas por figuras femininas.

#1. Ada Lovelace

Matemática e escritora inglesa que ganhou notoriedade ao escrever o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. Então, se hoje você utiliza um computador, agradeça a Adam Lovelace.

#2. Grace Hopper

Analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos que criou uma linguagem de programação chamada Flow-Matic para bancos de dados comerciais. Além de ter sido uma das primeiras programadores de Harvard.

#3. Irmã Mary Kenneth Keller

Além de freira, irmã Mary foi cientista da computação e a primeira mulher a receber um doutorado nessa área.

#4. Karen Sparck Jones

Cientista política britânica criadora do conceito de frequência inversa de documentos. Essa tecnologia sustenta os mecanismos de busca modernos e foi usado como base para sistemas de busca e localização de conteúdos como é muito utilizado em grandes empresas como a Google.

#5. Hedy Lamarr

Nascida em Viena em 1914, Hedy tinha o talento para invenção. Criou desde tabletes efervescentes para que soldados bebessem refrigerante durante a segunda guerra mundial até a tecnologia FHSS que originou o wifi, GPS e drones.

Há avanços, apesar dos empecilhos

Ainda hoje, é possível perceber o número ínfimo de mulheres quando comparado a quantidade de homens exercendo funções em áreas como a de exatas. No entanto, não podemos negar que há avanços, ainda que eles sejam mínimos.

Em outras palavras, a tecnologia é o futuro, a inovação e é o que nos move diariamente. Nesse sentido, nada mais justo que incluir mulheres inteligentes, empreendedoras e capazes de fazer ótimos trabalhos nessas áreas.

Afinal de contas, a origem é feminina e pudemos provar apresentando as genialidades que foram criadas nos primórdios da tecnologia. A esperança é que o setor prospere e se multiplique cada vez mais.

Sendo assim, a criação de novas empresas do ramo tecnológico, startups e agências governamentais, têm crescido ao longo dos anos e as mulheres têm ganhado destaque.

Há, por exemplo, CEOs globais, engenheiras, fundadoras de empresas e inovadoras. Todas profissionais excelentes, inclusive indicadas em listas da revista Forbes.

Conheça os novos nomes femininos da tecnologia

  • Sylvia Acevedo – A americana é engenheira e diretora executiva da Girl Scouts dos EUA, organização juvenil para garotas nos Estados Unidos e garotas americanas que vivem no exterior.
  • Rana el Kaliouby – Cientista da área de computação, que aos 41 anos é cofundadora e CEO de uma empresa que atua no desenvolvimento de uma solução de inteligência artificial que permite identificar emoções expressas pelo rosto e inflexões vocais.
  • Joy Buolamwini – Nascida no Canadá, a jovem que estudou Ciências da Computação é a principal criadora de algoritmos que desenvolve tecnologia de impacto social. Joy fundou ainda, a Algorithmic Justice League – a Liga da Justiça Algorítmica, organização que busca combater o preconceito no software de tomada de decisão.

Por isso, agora não pode existir mais a desculpa de não ter em quem se inspirar. Mulheres são fortes, inteligentes, decididas, competentes e que confiaram em seu próprio potencial estão conquistando espaços que já deveriam ser delas há muitos anos.

Por fim, busque por maiores informações, conheça mais a fundo e inspire-se em seus estudos e projetos.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora quais os desafios do empreendedorismo feminino.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 4 minutos
Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Páginas Populares

Calculadora de Hora Extra

Calculadora de Rescisão Trabalhista

Correção do FGTS, vale a pena?

Conversor de Moedas

Rendimento Poupança 2021

5 Cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

8 plataformas para compra e venda de Bitcoin

Últimos Artigos