InícioNotíciasEmpreendedorismoConfira a idealizadora por trás do Magazine Luiza

Confira a idealizadora por trás do Magazine Luiza

0
(0)

Luiza Helena Trajano, este é nome por trás do Magazine Luiza, rede varejista com mais de 900 lojas em todo o Brasil e uma das Top of Minds (marca mais lembrada) no país.

A empreendedora iniciou sua trajetória como balconista de uma das lojas que, até então, pertencia a seus tios. Há mais de 25 anos, assumiu a presidência do Conselho de Administração do grupo.

Hoje, com a gestão de Luiza, a rede tem nove centros de distribuição em 16 estados brasileiros. Formada em Direito e Administração de Empresas, a empresária é a atual incumbida pelo desenvolvimento do Grupo.

Quando assumiu a Superintendência, foi responsável por um salto de inovação e crescimento, o que colocou a marca entre as maiores varejistas do Brasil.

Luiza Helena Trajano
Luiza Helena Trajano é a maior acionista da rede de lojas Magazine Luiza.

Em seu perfil no LinkedIn, Trajano conta que busca colocar as pessoas em primeiro lugar, além de foco em inovação e criatividade. São essas qualidades também que busca incentivar em sua equipe.

Em entrevista ao site Uol, ela frisa o valor que dá aos seus funcionários – os quais já são cerca de 30 mil.

“As pessoas estão em primeiro lugar dentro da empresa. Alguns falam que não vou dar conta, que cresceu muito. Primeiro, tínhamos 2 mil funcionários, chegamos a 10 mil e estamos agora com 30 mil.”

Essa gestão trouxe uma série de retornos para a rede varejista. Mas a presidente do grupo destaca a presença do Magazine Luiza no ranking, há 21 anos consecutivos, das “Melhores empresas para se trabalhar”.

+ LinkedIn Top Startups 2019: onde os brasileiros querem trabalhar

Magazine Luiza: de Franca para o Brasil

Mas se engana quem pensa que o Magazine Luiza sempre foi uma grande rede de varejo. A história começou em 1957.

Foi neste ano que a ‘primeira Dona Luíza’, tia de Luiza Helena Trajano, comprou a loja de presentes “Cristaleira”, em Franca, no interior do estado de São Paulo.

Junto com seu marido, Pelegrino José Donato, construíram a ideia de criar uma rede de lojas e empregar seus familiares. Em 20 anos, o casal já possuía cerca de 30 filiais.

Mas o nome foi escolhido só alguns anos depois, por meio de um concurso cultural na rádio da cidade. Quando a atual presidente da rede começou a trabalhar para os tios, aos 12 anos de idade, a loja ainda vendia presentes.

“Comecei a trabalhar porque adorava dar presentes e minha mãe disse que eu precisava ganhar dinheiro para poder presentear as pessoas.”

Sucesso da rede se somou à tecnologia na década de 90

Em 1991, Luiza Helena Trajano assumia a linha de frente do Magazine Luiza. A rede já estava em expansão, mas a inovação e tecnologia trazidas pela nova gestora permitiram à marca alcançar novos horizontes.

Foi nesta época que a empresária começou a informatizar lojas e a investir nos seus funcionários. Uma das primeiras medidas foi a criação da holding LTD, que permitiu acelerar a expansão da marca.

++ Mulheres na tecnologia: como elas estão promovendo inovação

Sete anos após Luiza assumir a presidência, foi implantada a primeira loja virtual do Magazine Luiza. Isso rendeu à rede varejista o papel de um dos principais representantes do e-commerce no Brasil na época.

“Mais difícil do que montar uma empresa é mudá-la de ciclo. Tenho uma frase na minha sala que diz: “comece fazendo o necessário, depois o possível e de repente você estará fazendo o impossível”.

Por esses e outros motivos, em sua trajetória Luiza recebe centenas de reconhecimentos. Um exemplo foi 1º lugar na classificação de líder de negócios com melhor reputação no Brasil, segundo a consultoria Merco.

Questionada pelo site Uol sobre qual é formula para transformar uma pequena rede de lojas do interior de São Paulo em uma das maiores do Brasil, ela garante que não há e destaca a importância do planejamento.

“(…) Há um respeito total à instituição. Nunca misturamos o nosso dinheiro com o dinheiro da empresa. Nunca compramos nada esperando o Magazine. (…) Como gostamos muito da instituição, nunca pensamos a curto prazo.”

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui