Ter um seguro é essencial para garantir a segurança e a comodidade caso algo dê errado ou não saia como o esperado. Há diversos, seja de vida, saúde, mas há também o seguro de celular. Você sabia que é preciso tomar inúmeros cuidados ao contratar um? Então, confira!
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Contratar um seguro é uma tarefa que exige um cuidado grande, principalmente um trabalho de pesquisa, análise e curadoria. Opção nesse ramo é o que não falta. E com o seguro de celular não é diferente.
O fato de não entender sobre os termos técnicos de um seguro ou não ter atitudes básicas, como ler atentamente um contrato, exige que o cliente tenha total cuidado antes de fechar com alguma empresa.
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Fazer uma pesquisa inicial no mercado e analisar a melhor opção evita transtornos futuros. Afinal, você nunca sabe quando vai precisar do seguro.
Imagina só, você contratou um seguro de celular e espera que ele tenha diversos benefícios e proporcione inúmeras vantagens. Passa o tempo e você nunca precisou, mas quando chega o momento de fazer jus descobre que não é nada daquilo?
+ Qual é o melhor seguro para celular?
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Pesquise sobre a seguradora
O mercado de seguros de celular cresce a cada ano, mas mesmo assim ainda gera muitas dúvidas e confusões na mente de quem quer contratar esse serviço. Isso pode ser resolvido de maneira fácil, com um trabalho de pesquisa, por exemplo.
Por falta de conhecimento ou procura por informações, somente quando mais precisam é que os cliente descobrem que alguns seguros não cobrem furtos simples ou queda na piscina, por exemplo, como informa o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Há diversas maneiras de contratar um seguro de celular. Na loja que o aparelho foi vendido, na própria operadora da linha ou diretamente com algumas seguradoras.
Muita das vezes, no ato da compra, a própria loja oferece o seguro de celular e enumera as vantagens e benefícios. Mesmo que seja um valor em conta e tentador, procure saber o nome e histórico da seguradora. Não contrate o serviço sem saber sobre a empresa que está oferecendo o serviço.
Uma boa forma de fazer essa pesquisa é acessando o site da site da Susep, a Superintendência de Seguros Privados. Ela cuida do mercado de seguros e ajudará na busca por informações.
Além disso, os consumidores podem acessar sites como como o Reclame Aqui e Consumidor.gov.br para conhecer o histórico dessas empresas e olhar comentários e/ou reclamações.
+ Seguro de celular do Nubank: o que é e como funciona
Antes de fechar, compare os preços entre as seguradoras
O cálculo que as empresas seguradoras fazem para chegar ao valor do seguro de celular é feito a partir de uma porcentagem sobre o custo do aparelho. Esse valor é variável e vai de acordo com o modelo, marca, entre outras informações.
Um cálculo lógico é que, quanto mais caro for o aparelho, maior será o preço a ser pago por esse serviço. Entretanto, não é apenas a marca ou modelo do aparelho que indicam o percentual para se ter o valor total do seguro.
As empresas também levam em consideração fatores como as coberturas incluídas na apólice e o endereço do consumidor. Essas são duas informações que fazem a diferença e podem elevar o valor a ser pago. Saiba como economizar na viagem utilizando chip de celular internacional.
Área de risco, por exemplo, é considerado um fator fundamental para que as empresas optem por um valor mais alto. Visto que as chances de roubo são maiores.
Além do endereço do consumidor, em certas ocasiões também é apurado o local de trabalho. Nesse ato de pesquisa para encontrar o melhor seguro de celular é importante comparar os diversos preços. Dessa forma, é possível encontrar a melhor opção tendo em vista o custo-benefício.
Atenção às informações adicionais do seguro de celular
Além do valor do seguro, os consumidores precisam também avaliar as demais opções que as seguradoras incluem no serviço. Uma delas é o valor da franquia, algo que muitos clientes não se atentam e se assustam quando são avisados.
Geralmente, os seguros de celular contam com franquia, que consiste em o consumidor ter que pagar uma porcentagem do valor do aparelho ou do conserto. A franquia varia de acordo com a seguradora ou modelo do aparelho.
Procure também se informar sobre tudo que o seguro do celular inclui. Se apenas roubo e furto qualificado, ou ainda furtos simples, como sumiço do aparelho, sem deixar algum dano. Esse é um dos fatores que mais causam transtorno, pois os consumidores contratam sem saber o que envolve a cobertura.
A última opção, furto simples, geralmente não é incluída pelas empresas. Em entrevista ao jornal O Globo, o especialista José Varanda, coordenador da graduação em Gestão de Seguros da Escola Nacional de Seguros, diz que as seguradoras consideram o descuido do consumidor.
“Às vezes a pessoa esquece o aparelho em algum lugar ou simplesmente o perde. Aí, procura a seguradora e diz que foi vítima de furto. É claro que nem todos agem de má-fé. Mas para evitar possíveis fraudes e por ser de difícil comprovação que o evento realmente aconteceu, as companhias não aceitam o risco.”