Com 100% das urnas apuradas, no dia 30 de outubro, teremos segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Em alguns estados, eleitores também terão que votar para governador nas Eleições 2022.
Anúncios
Para que a disputa tivesse se encerrado neste domingo, o primeiro colocado das eleições majoritárias precisaria ter obtido 50% dos votos válidos mais um, o que não ocorreu.
+ Eleições 2022: quais são as regras no dia da votação e o que não pode fazer?
Anúncios
Para comandar o país, pela primeira vez, o pleito será decidido entre dois nomes que já comandaram o país. Será, ainda, o sétimo segundo turno em nove eleições presidenciais diretas desde a redemocratização.
Já a disputa para governador será decidida no segundo turno em 12 estados — casos de São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Em outras 14 unidades da federação, porém, a eleição foi definida já neste domingo, dia 2 de outubro, — Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal estão nessa lista.
Disputas estaduais no segundo turno nas eleições 2022
Veja onde teremos disputas estaduais no segundo turno das eleições 2022:
Anúncios
- Alagoas: Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União Brasil)
- Amazonas: Eduardo Braga (MDB) e Wilson Lima (União Brasil)
- Bahia: ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo (PT)
- Espírito Santo: Manato (PL) e Renato Casagrande (PSB)
- Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riel (PSDB)
- Paraíba: João Azevedo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB)
- Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB)
- Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL)
- Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e Marcos Rogerio (PL)
- Santa Catarina: Décio Lima (PT) e Jorginho Melo (PL)
- São Paulo: Fernando Haddad (PT) e Tarcisio Freitas (Republicanos)
- Sergipe: Fábio Mitidieri (PSD) e Rogério Carvalho (PT)
O resultado
A contagem das Eleições 2022 é realizada no mesmo dia e os resultados costumam ser informados ao fim do dia. As emissoras de TV e demais portais de comunicação exibem as informações parciais assim que a apuração das urnas começa.
Naturalmente, para ganhar as eleições no primeiro turno, é necessário que o candidato tenha mais que 50% dos votos válidos. Caso isso não aconteça, organiza-se o segundo turno com os dois candidatos mais disputados para decidir quem de fato ocupará o cargo.
No Brasil, é comum que as ocupações sejam confirmadas por meio de um segundo turno. Na totalidade das eleições presidenciais, somente em 1994 e 1998 tivemos a realização de apenas um turno, visto que a execução do segundo é prevista na lei a partir do período de redemocratização.
Vale lembrar que o voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais.
Agora que você já conhece o segundo turno das Eleições 2022, é hora de deixar tudo preparado para esse dia importante para a democracia do nosso país! Continue lendo sobre: Como votar na urna eletrônica? Veja o passo a passo para o dia das Eleições!